quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Queima de Resíduos Químicos a céu aberto pela empresa CorksRibas

O Bloco de Esquerda teve o conhecimento de práticas atentatórias ao ambiente por parte da empresa CorksRibas, de Santa Maria da Feira.

A informação que vários populares veicularam ao Bloco de Esquerda indica que a empresa CorksRibas praticou a queima de resíduos químicos em terrenos descampados, pertença da empresa. Os produtos em causa são tintas e diluentes que, para além da poluição que provocam após combustão, são também passíveis de contaminarem lençóis freáticos.

O Bloco de Esquerda considera inaceitável a queima de resíduos químicos poluentes a céu aberto, sendo esta uma fuga à obrigação legal de tratamento convenientemente destes resíduos.

Numa deslocação ao local, o Bloco de Esquerda fotografou o local onde se procediam às queimadas, verificando os resíduos existentes ainda no local.

Face a esta realidade, o Bloco de Esquerda, através do deputado Pedro Filipe Soares, questionou o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre a situação, exigindo a rápida actuação por parte desta entidade.             (Clique em cima para ler o requerimento)

O Bloco de Esquerda considera que, a ser verdade esta situação, ela representa um comportamento irresponsável por parte da empresa, colocando o lucro à frente das obrigações ambientais e de saúde pública a que é obrigada.

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Sem comentários: