quinta-feira, 11 de março de 2010

ABAIXO ASSINADO já circula em Caldas de S. Jorge


ABAIXO ASSINADO


"Nós, abaixo assinados, no âmbito do período de consulta pública relativa ao Relatório Preliminar do procedimento de “selecção do local para a Instalação do novo aterro do sistema multimunicipal de Suldouro”, apresentado pelo IDAD, da Universidade de Aveiro, manifestamos a TOTAL OPOSIÇÃO E REPROVAÇÃO quanto à eventual localização da referida Infra-Estrutura em Caldas de S. Jorge/Pigeiros.

Assim, atendendo a que:

1. Temos o dever de contribuir para ordenar e promover o ordenamento do território, tendo em vista uma correcta localização das actividades, um equilibrado desenvolvimento sócio-económico e a valorização da paisagem, salvaguardando a estabilidade ecológica, a qualidade ambiental das povoações e da vida urbana;

2. As TERMAS de Caldas de S. Jorge se encontram a uma distância de 1800 metros de uma das áreas identificadas pelo estudo, ficando por isso extremamente vulneráveis a potenciais riscos de contaminação das suas águas bem como degradação das condições naturais da sua área envolvente;

3. O local identificado se caracteriza pela proximidade e influência do RIO UÍMA e adjacente à importante área de lazer de Pigeiros;

4. Existem zonas habitacionais próximas do local, sendo certo o impacto negativo que tal infra-estrutura causaria à POPULAÇÃO residente nas duas freguesias;

Os Abaixo Assinados, pelos motivos acima expostos, vêm por este meio exigir a ANULAÇÃO IMEDIATA DA POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO NAS FREGUESIAS DE CALDAS DE S. JORGE E PIGEIROS".

3 comentários:

PVG disse...

Considero o abaixo-assinado uma boa ideia. Mas pergunto-me ainda se não haveria forma de elaborar um estudo (junto de alguma instituição credível) que apontasse, preto no branco, as influências negativas que a instalação de uma central de recolha de lixos terá quer para as Termas e a vila termal, quer para o rio Uíma e o seu habitat natural. Isso, penso, seria o melhor argumento (porque, não nos podemos esquecer, este tipo de instalações ninguém as quer ao pé da porta; importa por isso ter argumentos sólidos). Esse estudo poderia ser encabeçado pela Junta de Freguesia, pela Sociedade de Turismo, por qualquer outro movimento cívico de cidadãos que se criasse, ou por todos estes em conjunto (o ideal), junto de uma instituição credível (universitária ou outra).

p.s.1. Sei que houve ontem uma reunião na Junta de Freguesia, e não faço ideia se esta opção foi contemplada, já que não estive presente, por não me encontrar no país. Sei também que este não é o meio oficial de chegar sugestões a quem de direito, mas tenho a certeza que muitos dos interessados visitam este blog, como se constata pelos posts e os comentários.

p.s.2. Este tipo de campanhas requer o esforço de todos. A desunião partidária será facilmente reconhecida pela população como puro interesse partidário (senão mesmo pessoal...). Lembremo-nos todos que a política só interessa na medida em que serve a sociedade. Isto soa a palavras feitas e é-o muitas vezes. Mas, neste caso, é altura de sermos todos políticos no bom sentido.

Anónimo disse...

Com a lixeira nesta zona, os maiores prejudicados são os moradores de arcozelo, pelo que conheço da lixeira que ouve em canedo e com os ventos favoreveis nesta zona arcozelo vai ter de conviver "se for feita", durante muitos anos com cheiros muito desagradaveis, principalmente de verão, já na zona das termas dificilmente se sentira grande cheiros visto estar num nivel mais abaixo.

A.J.P.

indignado de arcozelo disse...

E BOM QUE SE SINTA BEM O CHEIRO E UMA PRENDA QUE O MARTINS VAI DAR AO MORADORES DE ARCOZELO AS PESSOAS QUE VOTARAM NELE.DEPOIS DE TANTOS ANOS DE GUERRA COM O ACTUAL PRESIDENTE DA CAMARA E AGORA SEU AMIGO ALFREDO HENRIQUES ORA PELAS PEDREIRAS OU ENTAO PELA GUERRA DOS PASSEIOS ONDE FEZ MANIFESTACOES .ORA MARTINS COMO RECOMPENSA A TANTOS ANOS DE LUTA DECIDIU RECOMPENSAR EM PRIMEIRO A QUEM O ELEGEU E AOS HABITANTES DE ARCOZELO ESTA MAGNIFICA OBRA QUE ELE ANUNCIAVA NA CAMPANHA ELEITORAL.CALDAS DE S JORGE HA-DE SER GRANDE MAS NAO COM ESTE SENHOR NA JUNTA.