sexta-feira, 12 de março de 2010

CANEDO NÃO É O INIMIGO

Realizou-se ontem, dia 10, a anunciada Assembleia de Freguesia extraordinária de Caldas de S. Jorge, onde foi discutido o novo aterro sanitário, nomeadamente, a escolha de Caldas de S. Jorge e Pigeiros como um dos locais possíveis para a instalação do referido aterro. A reunião, muito participada, decorreu sob o signo da incredulidade e com espírito de forte união contra a proposta aberrante de destruir a zona da Várzea com uma lixeira, o que é de saudar. No entanto, assistiu-se também ao que poderá ser o início de uma guerra de palavras contra Canedo, a outra localidade escolhida pelo relatório preliminar da IDAD para a instalação do novo aterro, transformando esta localidade e o seu povo num inimigo a combater.

Devo dizer que esta tentação, de ataque a Canedo, deve ser evitada a todo o custo, pois só serve os interesses dos verdadeiros inimigos do património natural das freguesias envolvidas e poderá enfraquecer a sua luta contra o “monstro”.

Todas as energias devem ser usadas contra os verdadeiros responsáveis por esta pouca-vergonha. Canedo também é vítima da desastrosa e falida politica de gestão de resíduos urbanos dos municípios da Feira e Gaia. E não podemos nem devemos cair no erro de subverter a ordem das razões, porque isso enfraquece a causa.

É nosso dever pedir responsabilidades pelo que não foi feito e pelo que, por essa razão, terá de ser feito no presente e futuro. Assim, temos de exigir à presidente do concelho de administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, entidade que gere as Termas, e vereadora do turismo do executivo camarário feirense, que se pronuncie publicamente sobre a possibilidade do aterro ser instalado em S. Jorge e Pigeiros, a pouco mais de 1km do edifício termal, e quais as consequências disso para as Termas e para o turismo concelhio; a mesma exigência deverá ser feita ao vereador do ambiente, para que todos os feirenses saibam o que pensa sobre a temática em referência.

É tempo, pois, de fazermos perceber aos ocupantes de cargos de serviço público, que os seus cargos são isso mesmo, um serviço público, não uma coutada privada onde fazem o que querem sem darem “cavaco” a ninguém; é tempo de por fim aos eufemismos do tipo “somos todos culpados”, que servem para que ninguém seja culpado de nada, porque sendo nós todos culpados ninguém o é em particular.

Assim, deixo o apelo aos povos de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, bem como aos seus dirigentes políticos e associativos, que focalizem a acção desta luta, que é justa, nos verdadeiros inimigos do património natural das duas freguesias e não na criação de inimigos imaginários que servirá apenas para distrair as atenções do essencial, como muitos desejam.

José Vaz e Silva

http://josevazsilva.fponto.net/

1 comentário:

Anónimo disse...

Canedo é inimigo. pois eles sobre as caldas não usam falinhas suaves.