domingo, 9 de maio de 2010

DIVERSOS

PARECER TÉCNICO
Relativamente ao ameaço da implantação do aterro sanitário nas proximidades das Termas, foi dito pelo Presidente da Junta, na Assembleia de Freguesia e depois na Ass. Municipal, que a Direcção da Termas produzira um documento técnico bem estruturado onde se mostrava claramente a inconveniência da escolha daquele local. Pareceria muito oportuno que esse documento fosse tornado público na íntegra, na medida em que facultaria elementos para todos nós arranjássemos mais argumentos de contestação.
GUARDA DE SEGURANÇA
Quem desce o Alto do Viso, nas traseiras das casas da Junta de Freguesia, topa com uma guarda de segurança danificada há anos. Aquele equipamento, por certo, evitou que alguém tivesse entrado pelo mato adentro. Como está (há anos) não serve de nada, pelo que parece ter passado tempo que baste para que alguém mande reparar aquilo.
Outro tanto para o pedaço da grade do recreio da Biblioteca Escolar. Aquando do temporal de há meses, uma árvore que caiu danificou um troço da grade. E será para ficar assim? Também já passou tempo que baste. E também a toqueira da árvore deveria ser arrancada. Digo eu.
BAIXAS NOS FUNCIONÁRIOS
Diz a imprensa deste fim de semana que mais de metade das baixas médicas nos funcionários do Estado SÃO FRAUDULENTAS. Para além de outros males e erros, pense-se como é que o sistema não teria que desabar. Razão terá quem diz que metade dos funcionários estão por ali a mais. Será claro que no sector privado acontece algo de parecido ou aproximado. Uma boa percentagem dos de baixa estão só a receber subsídio e, muitas vezes, a trabalhar ao negro. A comer em duas pias. Porque não expõem nos postos médicos e outros locais de estilo as listas de todos os que estão de baixa? Públicos e privados.
PLACAS TOPONÍMICAS
Segundo me foi passado, agora – um tanto tarde, mas … - foi reconhecido que o tamanho das letras das placas indicadoras dos nomes das ruas da freguesia é muito pequeno e que a cor das ditas é baço e se confunde com a cor base das placas. Espera-se que, paulatinamente, venham, as letras, a ser pintadas com tinta, tão firme e duradoira quanto possível e de cor contrastante com a cor base.
EXCEDENTES DE MÃO-DE-OBRA
Sempre temos ouvido que em Portugal, temos à roda de 700.000 funcionários públicos. Agora serão alguns milhares menos. Mesmo assim, diz-se, muito mais do que os necessários para o trabalho desenvolvido. Bom, mas leu-se na imprensa que o Sr. Raul Castro, em Cuba, vai dispensar 1.000.000 de funcionários. Dá-se de barato que ainda fica gente para lá ir fazendo o trabalho público. Também se leu que começou a seguir os ditames do capitalismo. Via privatizar as barbearias e cabeleireiros. Arrenda os espaços aos barbeiros, cobra a renda e tributa com o imposto devido e lá passará a haver empresas privadas. De um só trabalhador. Grande avanço!
José Pinto da Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Senhor Pinto, em relação ao parecer técnico por parte das Termas, cada membro da Assembleia de Freguesia está em poder de uma cópia. Penso que não será dificil ao Senhor obter um exemplar.

José Pinto da Silva disse...

Efectivamente eu não tive conhecimento da entrega de tal documento. Apesar de, como é uso dizer-se, andar tudo ao meu mando e a mim subjugado. No que ao PS local respeita, claro.
De toda a forma agradeço a informação e procurarei obter uma cópia do documento.
José Pinto da Silva