segunda-feira, 26 de julho de 2010

Época de Incêndios

O governador civil de Aveiro José Mota, prometeu uma maior fiscalização a par de um maior número de acções de sensibilização junto das populações para prevenir incêndios.


Tendo-se reunido, com o presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques, e com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), foram avaliadas medidas com o objectivo de pôr termo a um “conjunto anormal” de focos de incêndio registados em cinco freguesias do município feirense.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Governo Civil de Aveiro, desde Janeiro até ao início de Julho registaram-se 219 focos de incêndio no município feirense, número que representa 36% das ocorrências no distrito.

Caldas de S. Jorge, Canedo, Pigeiros, Romariz e Vale são as freguesias do concelho de Santa Maria da Feira mais afectadas pelos incêndios.

O governador civil de Aveiro considera que é fundamental reforçar a comunicação entre as diversas instituições, sensibilizar ainda mais a população para o perigo das queimadas e aumentar as acções de fiscalização.
“Se há criminosos, eles que se acautelem. Vamos cair-lhes em cima”, avisou José Mota.

Embora não tenha concretizado a forma como esta medida punitiva iria ser implementada e apesar da muita insistência de Alfredo Henriques, José Mota limitou-se apenas a olhar repetidamente de esguelha para o vereador do Urbanismo.
Se por acaso o leitor é, ou pensa vir a ser pirómano, o Blog sugere-lhe que antes mesmo de dar início à sua actividade criminosa, esteja particularmente atento ao espaço aéreo para não se deixar surpreender.

Sobre as causas dos incêndios, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, adianta que “há suspeitas que é preciso aprofundar”, tendo um destacado elemento da CDOS, levantado de imediato o dedo para falar, para dizer que "na sua opinião, os fogos eram ateados com recurso a isqueiro" e que apesar de ainda não ter na sua posse dados concretos, tratava-se apenas de um palpite.
Esta intervenção fez com que dois agentes da PJ presentes o tivessem de imediato manietado para lhe colocarem na cabeça um tubo de cartolina azul com orelhas de burro coladas, acto que viria a merecer da parte de todos os presentes um forte aplauso.

Apesar do elevado número de incêndios no Concelho, segundo o autarca salienta, “os efeitos não têm sido gravosos, graças à rápida intervenção das corporações de bombeiros”, e porque também, segundo o Blog apurou, as pessoas fogem a tempo.

Alfredo Henriques alerta os proprietários dos terrenos para a importância e obrigatoriedade da limpeza das matas junto aos aglomerados urbanos, zonas industriais e eixos viários. O autarca reitera ainda o apoio da Autarquia na limpeza dos caminhos florestais, para facilitar o trabalho dos bombeiros em caso de incêndio.

A reunião solicitada pelo governador civil de Aveiro realizou-se a 9 de Julho, no auditório do Museu Convento dos Lóios, e contou com a presença de autarcas, bombeiros, GNR e Policia Judiciária.

Algumas coisas In “ site da Câmara”

Sem comentários: