quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mais um aliado na luta contra o aterro sanitário!

Comissão para a Defesa do Ambiente - Caldas de S. Jorge e Pigeiros

A Comissão para a Defesa do Ambiente – Caldas de S. Jorge e Pigeiros é um grupo de trabalho que tem como objectivo acompanhar toda a temática referente ao aterro sanitário e lutar contra a possível localização em Caldas de S. Jorge e Pigeiros.

Esta comissão foi criada pela Assembleia de Freguesia de Pigeiros, tendo sido posteriormente aberta a cidadãos de Caldas de S. Jorge e outras freguesias vizinhas. Nesta fase, são cerca de dezena e meia de homens e mulheres que, estimando as suas terras, resolveram fazer-se à estrada.

Este grupo de trabalho está vocacionado apenas para a temática da possível localização do aterro sanitário em Caldas de S. Jorge e Pigeiros.

A possível localização do aterro sanitário em Caldas de S. Jorge e Pigeiros está a preocupar e a indignar os habitantes destas freguesias. De facto, não se consegue entender como foi possível pensar-se neste local como aceitável para este equipamento.

As termas de S. Jorge estão em perigo, sendo o seu futuro negro. Ninguém entende e aceita usufruir de umas termas com um aterro a “meia dúzia de metros”. E outros equipamentos estão também em perigo, como a zona de lazer da Várzea, os hotéis na zona, entre outros. A enorme desflorestação proposta (tendo em conta também o PERM), o fim da qualidade das linhas de água existentes, os maus cheiros habituais e indisfarçáveis, a descomunal circulação de camiões, o abandono do rio Uíma como potencialidade ambiental e turística e o fim de toda esta zona como área de apoio às termas são também e naturalmente preocupações de todos os seres pensantes.

Este grupo participou na recolha de assinaturas do abaixo-assinado em Caldas de S. Jorge e Pigeiros e encetou uma série de reuniões com partes envolvidas neste processo, destacando-se a que teve com o IDAD, da Universidade de Aveiro, nos finais de Maio, entre outras iniciativas.

Durante estes dias, esta comissão está a distribuir panfletos para informar a população da real situação e dos perigos que daí podem resultar.

Comissão vai executar e apoiar outras iniciativas que visem o esclarecimento da população das duas freguesias bem como de outros interessados nesta questão e a constante pressão do poder político, e outros, no sentido de se afastar esse equipamento desta zona.

A Comissão Para a Defesa do Ambiente – Caldas de S. Jorge e Pigeiros trabalhará em conjunto organismos políticos que defendam esta causa, como as Juntas de Freguesia, bem como com outros organismos, instituições e associações com idênticos propósitos.

O trabalho desta comissão não é contra ninguém, apenas contra o aterro sanitário em Caldas de S. Jorge e Pigeiros.

A Comissão para a Defesa do Ambiente – Caldas de S. Jorge e Pigeiros

Sem comentários: