terça-feira, 23 de novembro de 2010

...Políticos & políticos

Cantinas dão comida todo o dia


- Câmara de Gaia garante quatro refeições diárias às 14 mil crianças do concelho inscritas desde os ATL às primárias
por: Hermana Cruz

A Câmara de Gaia vai garantir, a partir de Janeiro, que todas as crianças do concelho inscritas desde os ATL até às primárias comam quatro refeições diárias nas escolas. A medida abrange 14 mil miúdos, dos quais sete mil não pagarão qualquer preço pelo reforço.
As escolas básicas do Marco, Praia e Serra do Pilar já oferecem um reforço alimentar a meio da manhã, além do habitual almoço. A Câmara de Gaia quer agora estender essa medida a todas as escolas do concelho, desde os ATL às primárias, frequentadas por um total de 14 376 crianças. Mas pretende ir mais além do que já acontece naquelas três escolas da freguesia de Santa Marinha.
A ideia é que, a partir do início do ano, essas 14 mil crianças passem a ter acesso a quatro refeições diárias nas escolas. "Terão uma primeira refeição às 10 horas, depois o almoço, a meio da tarde o lanche e, antes do fim das aulas, haverá um reforço para as crianças dos ATL", explicou, ao JN, o vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa.
Essas quatro refeições diárias serão servidas em todas as escolas sob a alçada da Câmara de Gaia, todos os dias, sem qualquer custo para as "famílias escalonadas", ou seja, para quem já receba apoios sociais. Segundo o autarca social-democrata, estarão sete mil crianças nessas condições.
As restantes sete mil pagarão um preço simbólico, cerca de dez euros mensais. Um valor que a Federação das Associações de Pais de Gaia (FEDAPAGAIA) considera "aceitável". "É uma medida que vemos com bons olhos, porque traz diversas vantagens", referiu o vice-presidente da FEDAPAGAIA, Amadeus Campos, referindo-se, por exemplo, à garantia de que as crianças terão uma alimentação saudável.
O reforço da alimentação foi acertado numa reunião, realizada na passada quinta-feira, entre Marco António Costa e representantes dos 15 agrupamentos escolares do concelho, da FEDAPAGAIA, além do presidente da Assembleia Municipal (César Oliveira) e dos vereador com os pelouro da Educação (Firmino Pereira) e da Acção Social (Amélia Traça).
Isto com base num estudo do departamento de Educação, que apontava a necessidade de se reforçar a alimentação escolar. "Temos a noção de que a situação social do país se vai agravar e que existe necessidade de uma resposta preventiva", justificou Marco António Costa, enaltecendo o facto da medida contribuir igualmente para um crescimento mais saudável das crianças.
O projecto vai custar cerca de um milhão de euros à Autarquia e vai obrigar a cortes noutros tipos de investimentos. "Vai levar a que haja menos uma ou duas ruas pavimentadas, menos um ou dois prédios a ser construído, mas vai contribuir muito mais para o bem-estar da comunidade", vinca o autarca, pedindo ao Ministério da Educação que adopte o exemplo de Gaia em todas as EB2,3 e escolas secundárias do país.

in JN


Até jà

16 comentários:

Anónimo disse...

Porreiro pá...

Anónimo disse...

...pois

Anónimo disse...

pois pois jota pimenta S:A:R;L:

Anónimo disse...

...bem bisto.

Anónimo disse...

...tem estado um frio

Anónimo disse...

...num tem ?

Anónimo disse...

A Câmara do Porto também vai seguir o exemplo, ou vice-versa.

Anónimo disse...

a esta hora da mana é que tá já foste lá fora pá....
eu já ando nas manifestações eu e cos gatos e ca~es já demos cabo do lixo quase todo da freguesis digo quase todo repito quase toso.....
o bobi também anda na greve giral...

Anónimo disse...

O PINTO DA bosta já não lhe paga aquilo que paga-va no tempo da monarquia tripeira.....
continuamos na greve num é bobi....
o bobi esta-me a dizer que não foi preciso comprar o arbitro para o braga ganhar...em lingua canesa...
mata mata.....
vamos bobi continuar a nossa greve que isto está a aquecer....
O SOL que ´nenhum ser humano nos pode tirar, quando nasce é para todos felismente, porque senão também isso já nos tinham tirado.
assino: f.da.p.........

Anónimo disse...

tá aqui o bobi a dizer que a lingua dele é canina e não canesa...
pronto bobi desculpa pá tens toda a razão....
como eu te percebo tão bem!!!!
boa greve meus amigos.....
e se vires pra aí o primeiro ministro pagai-lhe um café-

Anónimo disse...

é facil de conhecer tem naris de pinoquio e é paneleir.....

Anónimo disse...

continuamos na greve eu e o bobi...
isto é porreiro pá
parece Domingo e está sol ainda quereis melhor País para não fazer nada, este é e será sempre o País Ideal

Anónimo disse...

ISTO É GRAVE GERAL.....
NEM PRO MEU QUINTAL PODAR AS ÁRVORES POSSO IR O BOBI NÃO ME DEIXA......
MUITA GRAVE....

Anónimo disse...

NEM O CAMÊLO DO OBSERVATÓRIO POLITICO TEVE AULAS.
É GRAVE

Anónimo disse...

cheguei a casa da grave e a minha dona disse não há comer pra ninguém é grave é grave de fome....

Anónimo disse...

AINDA POR CIMA ME MANDOU LIMPAR AS VALETAS EM FRENTA A MINHA PORTA...
EU DISSE ENTÃO OS EMPREGADOS DA JUNTA JÁ ESTÃO DE GREVE HÁ UM ANO E EU NÃO POSSO FAZER GREVE UM DIA.
MANDA PARA LÁ A FIGURA QUE ESTÁ NO CABEÇALHO DO BILOGYE DAS CALDAS QUE ELE RAPA AQUILO TUDO, ESTÁ COM CARA DE QUEM NÃO COME DESDE QUE FOI POSTO NO BILOGY....