sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

...Roteiro Gastronómico.


Onze restaurantes nos “Fins-de-Semana Gastronómicos”
Onze restaurantes do concelho de Santa Maria da Feira aderiram aos “Fins-de-Semana Gastronómicos Porto e Norte.Come”, promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Porte de Portugal, em parceria com a Autarquia. A iniciativa realiza-se nos dias 22 e 23 de Janeiro, no âmbito do programa de animação da Festa das Fogaceiras.
Renascer, Manjar da Cruz, Praceta, El Puerto de La Cruz, Sitius e O Conde do Castelo (Santa Maria da Feira), Quintinha Gabriel (São João de Ver), Pedra Bela e Taverna (Caldas de S. Jorge), O Retiro da Transmontana (Fornos) e Rei da Picanha (Escapães) são os onze restaurantes aderentes.
A ementa já está definida. O prato principal será assado no forno, tradicionalmente confeccionado em dias festivos no Concelho. Assim, no menu dos restaurantes aderentes deverá constar “Assado misto de carne sobre leito de arroz de forno, batata assada com tomilho e lágrima de esparregado”. A sobremesa será, naturalmente, a Fogaça, doce típico de Santa Maria da Feira e símbolo da Festa das Fogaceiras. A sugestão desse fim-de-semana será, por isso, “Fogaça da Feira com doce de abóbora com nozes, ladeada de mel e acompanhada com vinho do Porto.”
Os “Fins-de-semana Gastronómicos” decorrem de uma estratégia de acção concertada da Turismo do Porto e Norte de Portugal com 60 municípios da Região, no sentido de posicionar o produto estratégico “Gastronomia e Vinhos” numa perspectiva de contemporaneidade, de novos horizontes e desafios revestidos de competitividade e competência através da salvaguarda da nossa herança riquíssima de tradições e origem de produtos, privilegiando o saber adquirido.
in Site da Câmara da Feira 

1 comentário:

Anónimo disse...

comer é fixe.
pagar é que não é nada fixe.