terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Avanço do mar ameaça habitações em Ovar

O avanço do mar no concelho de Ovar, particularmente no Furadouro e em Esmoriz deixa bem claro que o Governo falhou na protecção das populações.

O Bloco de Esquerda considera extremamente preocupante a realidade vivida no dia de hoje em Esmoriz, com o avanço do mar a levar a água ao Bairro dos Pescadores. As vagas de 9 a 10 metros colocam em risco habitações e pessoas e exigem uma rápida resposta das entidades públicas.

A situação vivida no Furadouro demonstra, igualmente, que as intervenções que existiram na orla costeira foram completamente desajustadas. Durante o dia de hoje as ruas voltaram a ser banhadas pela água do mar e esta chegou a habitações e ao comércio.

O Bloco de Esquerda lembra que a costa portuguesa já recebeu centenas de milhões de euros em obras pesadas. A ineficácia destes investimentos é visível em particular no Furadouro e em Esmoriz. As obras para estes dois locais, ao abrigo do Plano de Acção para a Orla Costeira, atingiram os 6 milhões de euros no último ano, que demonstram terem sido completamente desperdiçados.

O Bloco de Esquerda considera que é necessário tirar as devidas conclusões sobre as opções técnicas escolhidas para travar o avanço do mar, cujos custos são astronómicos e os resultados extremamente reduzidos. Por outro lado, importa salvaguardar os interesses das famílias e garantir que as situações que necessitem de auxílio tenham uma rápida resposta. Por último, é relevante tirar as devidas conclusões sobre a política urbanística que foi escolhido para a costa portuguesa, escolhas que agravaram os problemas decorrentes do avanço do mar.

O deputado Pedro Filipe Soares, eleito do BE na Assembleia da República, já exigiu uma rápida resposta do Governo que permita salvaguardar as pessoas e os bens agora ameaçados. Por outro lado, exige esclarecimentos sobre as escolhas das soluções implementadas que não atingiram os seus objectivos.

O Bloco de Esquerda realizará uma visita ao Bairro dos Pescadores no próximo sábado, dia 19, para tomar conhecimento no local do resultado do avanço do mar, bem como das condições de vida desta população.

Ler aqui as perguntas do deputado Pedro Filipe Soares colocadas ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

17 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Autor.
Temos alguma coisa para lêr hoje neste blog, afinal nem todas as pessoas que vivem nas Caldas de S. Jorge, são naturais desta freguesia.
Mais uma vez parabéns.
Assina sem medo nem piedade, porque quem não assina, mas ataca é frouxo.
Sérgio Oliveira.

Anónimo disse...

Ambiente
Pelo incumprimento de ligação às redes de água e saneamento

Indaqua Feira inicia fiscalização e processos de contra-ordenação





A Indaqua Feira, concessionária dos serviços de água e saneamento do Concelho, iniciou uma nova etapa do processo de ligação das redes prediais - particulares, comércios e indústrias - às respectivas redes públicas de abastecimento. E, neste momento, prepara-se para passar à fase de instrução de processos de contra-ordenação aos não cumpridores, no sentido de garantir a equidade e a justiça face aos cidadãos que têm a sua situação regularizada e permitir a sustentabilidade ambiental no Concelho.
As multas são pesadas. As coimas, previstas na lei, variam entre os 1.500 e os 3.740 euros no caso de pessoas singulares e 7.500 a 44.890 euros no caso de pessoas colectivas.
Após a campanha “Obrigado a ligar – Obrigado por ligar”, em que os munícipes tiveram oportunidade de usufruir de condições especiais para regularizarem as suas situações, a Indaqua Feira passa agora à fiscalização do seu cumprimento que é obrigatório por lei.
Uma outra campanha com descontos para futuros clientes permanece em marcha e destina-se a todas as ligações a efectuar onde decorram frentes de obra de redes de saneamento. Nesses casos, há um desconto de 50 por cento sobre o custo do ramal.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"


Sérgio Oliveira

Anónimo disse...

Hoje temos um dia de Sol, por enquanto ainda não se paga nenhum imposto para termos Sol.
Mas neste andamento também iremos ter de pagar.....
E com um dia assim bonito quero desejar a todos os Sanjorgenses (São-jorgenses) e não só um Bom Dia.
E que logo ganhe o FCP.

CABALO DE TROIA disse...

publicada por ATM às Caldas de S. Jorge. - Há 4 dias
DIACONIA E DIACONADO NA IGREJAEXPECTATIVAS E PRÁTICAS DA IGREJA DO PORTO *1. Um texto assinado por A. P. e publicado na Voz Portucalense de 27 de Março de 1991 apresentava assim o que se esperava da deci...
Sr. ATM não ter medo de comentários anónimos de almas penadas,,,,,,,,,,,

Anónimo disse...

.Campeonato Nacional Trial 4x4 - Santa Maria da Feira
Duas dezenas de equipas no arranque do CNTrial4x4
A uma semana da prova de abertura do novo Campeonato Nacional de Trial 4x4, duas dezenas de equipas formularam já a sua inscrição na ronda inaugural CNTrial4x4 que se disputará a 26 e 27 de Fevereiro no espaço “Feira Aventura” anexo ao complexodesportivo do Feirense em Sanfins – Stª Maria da Feira.
Um palco bem conhecido dos adeptos do trial 4x4, estando desde já asseguradas as melhores condições para os superiores pilotos da modalidade possam por à prova as viaturas preparadas em conformidade com o regulamento do Campeonato Nacional de Trial 4x4. O evento contará com duas horas de treinos cronometrados na manhã de Domingo, 27 de Fevereiro, seguindo-se a prova de resistência com a duração de três horas, com partida agendada para as duas da tarde.

Anónimo disse...

Corticeira Amorim com vendas de quase 457 ME
2011-02-23


A Corticeira Amorim encerrou o exercício de 2010 com um crescimento de 42 milhões de euros nas vendas consolidadas, que atingiram no final de Dezembro os 456,8 milhões de euros, anunciou fonte da empresa de Santa Maria da Feira.
Para este resultado, é de registar «a contribuição fundamental» da Unidade de Negócios Rolhas, que viu as suas vendas consolidadas subirem cerca de 13 por cento no período em análise.
«No exercício de 2010, merece especial destaque a diminuição da dívida remunerada, que agora se situa nos 102 milhões de euros, o que responde na íntegra aos compromissos de gestão assumidos pela Corticeira Amorim. Note-se que este valor era, há pouco mais de dois anos, superior a 220 milhões de euros», refere um comunicado da empresa presidida por António Rios Amorim.
Também o resultado líquido da corticeira acompanhou essa evolução positiva, tendo chegado no final de 2010 «aos 20,5 milhões de euros, um valor que compara com os 5,1 milhões de euros registados no período homólogo».
Sérgio Oliveira

Anónimo disse...

Rememoro:
Dr.José Pinto da Costa no Colégio de Santa Maria de Lamas.


A Associação de Pais e Encarregados de Educação, com o apoio da Direcção do Colégio, vai promover no próximo dia 26 de Fevereiro, pelas 21 horas, no Grande Auditório, uma palestra sobre a "Adolescência", tendo como orador o ilustre Professor Doutor José Pinto da Costa. Este encontro estará aberto à participação de toda a comunidade.




Espero que não me levem a mal, mas esta notícia parece-me muito importante para os tempos que decorrem, falo por mim, não sei muito bem como lidar com a juventude.
Sérgio Oliveira.

CABALO DE TROIA disse...

7 visitantes online e ninguém pública nada.
o FCP está nos oitavos de final.
será esta notícia fraca para alguns.
Penso que não afinal somos Portugueses ou espanhois

Anónimo disse...

Os invencíveis perderam?

Anónimo disse...

amanhã os lampiões não se podem contentar com uma derrota

Anónimo disse...

Jorge Jesus: "Na Luz ou fora, o objectivo é sempre vencer"

Anónimo disse...

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel defendeu quarta-feira que a situação portuguesa “já não passa sem uma intervenção externa, seja só da Europa, seja da Europa e do FMI em conjunto”, preferencialmente diferente daquela que tiveram Irlanda e Grécia.

CABALO DE TROIA disse...

Traga um amigo e receba um vale oferta!
Cuide da sua saúde, faça termas!
saber mais




Subscreva a nossa newsletter!
Email


DESTAQUES


PORQUE A SAÚDE É O BEM MAIS PRECIOSO! FAÇA TERMAS!
18-02-2011


As Termas de S. Jorge já reabriram a época termal 2011!
Aproveite as vantagens financeiras que temos para si:

- desconto 50% sobre o valor da inscrição, até 30 de Abril (numa série mínima de 14 dias de tratamentos).
- preços de época baixa, até 30 de Abril.
- desconto de 5% e 7%, na aquisição de séries de 14 e 21 dias.
- desconto de 2%, como prémio de fidelidade.



Marque aqui a sua consulta médica

Esperamos por si!

Anónimo disse...

O BETENCOURT ENTROU COM RASGO, MAS O VIAGRA ACABOU LOGO. IMAGINA ELE À FRENTE DE ALGUMA COISA

Anónimo disse...

...com rasgo.
Gostei. :-)

volto em breve.

bettencourt

Anónimo disse...

CARO BETTENCOURT ENTÃO O MEU EMAIL SOBRE ADÃO E EVA.
SERGIO OLIVEIRA

Anónimo disse...

PARA DESCOMPRIMIR.....