domingo, 26 de fevereiro de 2012

Teoria da Conspiração !


Pela terceira semana consecutiva e de acordo com uma reportagem da RTP, Portugal regista um pico de mortalidade incomum.
Em apenas seis dias foram mais de três mil mortes, Tendo a maioria dos casos (90 % ) ocorrido com idosos.
A epidemia de gripe e as baixas temperaturas são causas prováveis mas o ministro da Saúde diz que as autoridades estão ainda a investigar o que está a acontecer.
Ora,
Se considerarmos que em Portugal “sempre” existiram temperaturas “baixas” e que “sempre” estivemos sujeitos a surtos de “gripes” de características sazonais, deveríamos explorar outras duas linhas de investigação para melhor compreender este fenómeno.
1 – Ou se trata de uma consequência directa da reestruturação do nosso actual SNS, nomeadamente através da supressão consumada de postos de atendimento ( U. S. ) que de acordo com uma lógica de maior proximidade iam servindo as populações,
2 – Ou então, deve constar no memorando de entendimento da Troika, uma referência a um qualquer número mínimo de pensionistas tendo em conta a faixa etária destas ocorrências.
O certo é que tenho muita curiosidade em ler o relatório e apesar de não perceber nada de “medicina económica”, tenho para mim que quando um Estado corta gorduras, faz todo o sentido que as “peles” que a revestem, estejam igualmente sujeitas aos mesmos cortes.
Digo eu

Sem comentários: