quarta-feira, 28 de março de 2012

Fw: Câmara Municipal da Feira não valoriza o património natural do concelho



-------- Original message -------- Subject: Câmara Municipal da Feira não valoriza o património natural do concelho From: Bloco de Esquerda Diatrital de Aveiro To: bedistritalaveiro@gmail.com CC:

Câmara Municipal da Feira não valoriza o património natural do Concelho

 

O Bloco de Esquerda esteve em visita à freguesia de Paços de Brandão, onde verificou a forma como a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira despreza o património natural e ambiental do concelho.

 

Numa visita ao local, os membros da concelhia e o deputado do Bloco eleito por Aveiro, Pedro Filipe Soares, depararam-se com um cenário apenas digno de uma negligência atroz e indesculpável. A zona envolvente à Quinta do Engenho Novo, em vez de sentir um esforço de requalificação, é alvo de verdadeiros atentados ambientais.

 

As linhas de água envolventes a esta zona encontram-se ladeadas por aterros de várias toneladas e o cheiro nauseabundo que se sente no local apenas pode colocar muitas questões sobre a atenção dada ao ambiente no concelho de Santa Maria da Feira.

 

O Bloco de Esquerda lamenta que o desenvolvimento não tenha ainda passado pelo concelho e que a Câmara Municipal não tenha qualquer visão estratégica sobre o seu património. Este poderia ser um local público, de usufruto público, aberto a várias actividades ao ar livre, mas que é monopolizado por aterros ilegais e que fazem perigar as linhas de água e as zonas verdes.

 

O Bloco de Esquerda exige que se apurem responsabilidades e quer saber de quem é a responsabilidade pela existência de tamanhos aterros, assim como quem é o responsável pela deposição de terras e resíduos nestes locais. São claramente visíveis resíduos de obras e outros e há relatos de existência de queimadas no local.

 

Esta situação não pode continuar nem ficar impune, pelo que o Bloco de Esquerda já questionou o Instituto Hidrográfico e o Ministério do Ambiente sobre o assunto, exigindo ainda que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira se pronuncie sobre o assunto e apresente soluções imediatas. Lembramos que caso não o faça o seu silêncio será cúmplice para com todo este atentado.

 

Bloco de Esquerda Distrital de Aveiro

 

 

Sem comentários: