sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Prémio Capitão Moura de Arquitectura...

É sem margens para dúvida a obra mais emblemática feita nos últimos tempos.

Este gradeamento “possibilita” aos mais distraídos serem premiados com uma queda monumental e como prémio uma viagem de ambulância até ao S. Sebastião...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O que é feito do concurso do Ilha Bar...


Agora não dá para entender!!!

O projecto está pronto.
As especialidades estão prontas.
O caderno de encargos feito e aprovado.

Agora pergunto porque razão o Ilha bar não vai a concurso??? Será que já não interessa à Junta de Freguesia??? Qual o motivo deste silencio, desta falta de explicação, desta falta de empenho para que o concurso público avance!!!

A realidade é esta está tudo pronto, só falta a publicação do mesmo nos jornais, não vejo motivo para não avançar este projecto que era tido como de importância máxima para a freguesia. Isto leva a querer, que a Junta de Freguesia depois de ter sido posta de parte deste projecto, deixou-se de interessar pelo mesmo...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Alargamento de Estrada...

A Junta de Freguesia está a proceder ao alargamento da estrada., que liga a Quinta da Dº Inês a Azevedo. Esta era uma obra necessária, visto a rua ser bastante estreita.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Reposta a verdade...

O blog após a polémica da “cancela de Azevedo”, tratou de se informar na Câmara Municipal, bem como frente a frente com o Proprietário do terreno Sr. Abílio, de quem de facto tem razão.

Após consultar várias plantas tipográficas, solicitar informação a técnicos credenciados, concluiu que o Sr. Abílio tem toda a razão neste processo. Após isso o Blog tratou de conhecer esta pessoa que tanto se fala, que legalmente e com toda a lógica vedou o SEU terreno, bem como tratou de zelar pela limpeza do mesmo. Devo informar, que fiquei surpreendido pela positiva, não só pela humildade, honestidade, frontalidade e seriedade da pessoa em causa, mas também pela forma que tratou de esclarecer tudo a fim de ficar definitivamente esclarecido. Como o Blog, bem como os administradores, gostam de usar este espaço para informar, então vejo-me na obrigação de informar a realidade da situação e não usar este espaço para alimentar atritos entre vizinhos.

Pelo que vi das plantas tipográficas, a vedação em causa, está ainda uns metros abaixo do limite do terreno, além disso ele não só tem legitimidade para colocar uma cancela, bem como se entender pode vedar o terreno com um muro. A realidade é que o Sr. Abílio alcatroou parte do terreno dele, para melhor aceder ao que é dele, nada o impede de fazer. Para que conste, e a nossa autarquia local aprenda, a usucapião é necessário cumprir vários requisitos, não deve andar a ameaçar as pessoas com este método só porque aprendeu esta palavra e tornou-a vulgar.

Desde já, o blog lamenta alguns comentários menos correctos por parte de alguns leitores, esperando que haja num futuro acordo entre a autarquia local e o proprietário do mesmo, com o objectivo de haver um acordo benéfico para a terra.

Por minha parte, este assunto fica encerrado, agradecendo a gentileza, que o digníssimo Sr. Abílio nos recebeu, bem como toda a sua família que foram excepcionais.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ainda Presenças / o elogio da revelação!!!

Excelente Exposição “ Presenças / o elogio da revelação”

Do Jovem São-jorgense Rui Alexandre.

Bem conseguida disposição na Biblioteca Municipal

Santa Maria da Feira.

Decorre até 23 de Novembro na Biblioteca Municipal!

Parabéns por esta iniciativa singular,

criativa

e inovadora!

Invejável e cobiçado o corriculum deste Jovem.

Rui Alexandre Lopes de Sousa nascido

nesta pitoresca Vila Termal de Caldas de São Jorge a 12 de Maio de 1981

demonstra e manifesta um caminho de 27 anos recheado de iniciativas,

acções,

projectos

e concretizações a nível da cultura,

da arte,

das belas artes,

design,

futuro e ambição no progresso

e desenvolvimento para uma Sociedade de Futuro Melhor

a nível local,

nacional

e planetário!

Uma vez mais parabéns!

Para a Frente!

Exposição de pintura: "Presenças - o elogio da revelação"

Exposição de pintura: "Presenças - o elogio da revelação"

Esta exposição está patente até 23 de Novembro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 12h00 às 23h00 e domingo das 15h00 às 23h00.

Curriculum (Biografia)

Rui Alexandre Lopes de Sousa nasceu a 12 de Maio de 1981 na freguesia de Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira, onde até hoje reside.

Em 1999 terminou o Curso Geral de Artes do Ensino Secundário na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, tendo ingressado nesse mesmo ano a licenciatura em Design de Equipamento na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos.

Antes de terminar a licenciatura (2003) participou no Programa Internacional de Mobilidade ERASMUS sendo a Hogeschool Antwerpen (Antuérpia – Bélgica) a instituição de acolhimento. Aqui desenvolveu o curso de Desenvolvimento de Produto/Design Industrial.

Em 2004 realizou estágio profissional como Designer de Equipamento no Grupo BÉBÉCAR. No mesmo ano iniciou actividade lectiva, que pratica até ao momento. Em diversas Escolas Secundárias do Ensino Público leccionou disciplinas como Educação Visual, Educação Tecnológica, Formação Cívica, Área de Projecto e Desenho e Geometria Descritiva B.

Em 2006 iniciou o Doutoramento em Desenho pela Facultad de Bellas Artes da Universitat Politècnica de València (Valência – Espanha), tendo já adquirido o título de Especialista Universitário em Desenho e suas Técnicas de Expressão.

Habilitações Complementares
Ainda enquanto estudante do Ensino Secundário frequentou diversos cursos/ateliers de Verão nas áreas de desenho/pintura, serigrafia e fotografia, promovidos pelo Fórum das Artes do Museu Municipal de Santa Maria da Feira.

Em 2005 realizou a formação “Laboratório de Projectos” desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. No mesmo ano também obteve formação intensiva em Design Gráfico, Tecla (Porto). Em 2006 efectuou duas formações promovidas pela APROGED, “Experimentações do Ver” (Escola Secundária Pluricultural Francisco Rodrigues Lobo, Leiria) e “Experimentações da Percepção” (Museu Nacional Soares dos Reis, Porto).

Prémios e Distinções
Em 1997 ganhou o 1º Prémio Postal de Natal para o Centro de Formação de Professores de Terras da Feira.

Em 2001 conquistou o 1º Prémio de Design de Equipamento do concurso Jovens Artistas ’01 (Santa Maria da Feira), com a obra “Roti”.

No mesmo ano, participou em parceria com João Real no concurso Prémio Internacional de Design, parte integrante do Prémio de Pintura Augusto Gomes (Matosinhos). Foi-lhes atribuído o 1º Prémio de Design de Equipamento com a obra “O Cabidela”.

Com o projecto “CFF – Cork for Future”, acompanhado por Daniel Oliveira e João Real, em 2005 ganhou o 1º Prémio EMPREENDEDORES XXI, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e orientado pela SETEPÉS.

Em 2008 foi-lhe atribuída uma bolsa complementar de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (FCT - MCTES).

Participação em Projectos
Em 1999 participou em dois projectos colectivos desenvolvidos em Santa Maria da Feira. Dois grandes cenários para a peça de teatro O Bailarino Santo – Vencedor de Obstáculos (Cine-Teatro António Lamoso) e um mural em mosaico A Arquitectura do Ferro neste Século (Escola Secundária Santa Maria da Feira).
Já durante a licenciatura, entre vários workshops, colóquios e projectos salientam-se algumas participações. Projecto colectivo da ESAD para PORTO2001 – Capital Europeia da Cultura com uma intervenção arquitectónica; Exposição Jovens Artistas ’00 no Museu Convento do Loios (Santa Maria da Feira) e Workshop ADSL – Mobility and Safety in City Traffic (Antuérpia - Bélgica).

Promoveu e orientou ateliers de pintura anuais para professores, alunos e funcionários nas escolas onde leccionou. Desenvolveu também, nestas e noutras escolas, actividades como designer gráfico de eventos e/ou campanhas. Foi também responsável pela intervenção de imagem em salas de aula e/ou espaços comuns. Destaca-se o mais recente mural da Escola de Caldelas nº 1 – Caldas de São Jorge (2008), em colaboração com Estela Pereira.

Em 2003 foi co-fundador e designer do ATELIERPRONAN, Porto.

Em 2005 participou no Projecto Escola Viva promovido pela Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes. Também neste ano teve obras expostas no Novos Criadores ’05 (São João da Madeira) e Aveiro Jovem Criador 2005 (Aveiro).

Co-fundador, sócio, designer e programador de eventos da DESIGNLOCAL – Associação Cultural (2006, Santa Maria da Feira). Dentro do âmbito dos projectos desenvolvidos pela DL destaca-se o 2nd Skin – Cork Jewellery (em parceria com a ESAD e com o apoio da Câmara Municipal de Santa da Feira e a Corticeira Amorim), exposto na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, em Maio de 2007, e que entretanto percorreu outros países da Europa.

Durante três anos foi júri de avaliação no Carnaval das Termas (Caldas de São Jorge) a convite da Comissão Organizadora do Carnaval das Termas.

Ao longo da sua carreira tem desenvolvido vários projectos de design gráfico desde capas de revistas (Revista de Turismo & Desenvolvimento da Universidade de Aveiro), logótipos e imagem corporativa (particulares e associações).

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Faleceu...

José da Silva, Empresário, homem que muito se dedicou à terra. Foi o fundador da Escola de Musica, e Presidente da Junta de Freguesia das Caldas de S. Jorge.

O Blog vem por este meio apresentar as mais sentidas condolências, a toda a família.

Informa-se:
Alteração na celebração de 7º dia.
Será na Igreja Matriz de Caldas de São Jorge segunda-feira 27 de Outubro pelas 19.30 horas
O Blog informa em homenagem à família, só voltará ao seu normal funcionamento depois da missa do 7º dia, isto é na próxima terça-feira....

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

sábado, 18 de outubro de 2008

Insólito... Carro Abandonado do Calvário aparece na Junta de Freguesia...

Na noite de Sexta-feira para Sábado, por volta das 11:45h, o Insólito aconteceu... O carro que estava abandonado no Calvário andou cerca de 1000metros de distância.

A realidade é que mesmo sem rodas, e sem metade das peças que foram furtadas ao longo das últimas semanas, MISTERIOSAMENTE apareceu a viatura mais conhecida da freguesia às portas da Junta de Freguesia. O Blog não sabe se foi a Voar, ou se anda movido a “energia Lunar”, o que é certo é que apareceu mesmo às portas da autarquia local.

Passado pouco tempo deste mistério acontecer, também chegou a GNR, um conjunto de curiosos, e os jornalistas dos “Pasquins” locais. Casos destes deviam logo ser comunicados à SIC Notícias, para darem em directo.

Pelo que deu a entender, quem não gostou nada desta brincadeira, foi mesmo os elementos da nossa Junta, que ao que parece andam a tentar localizar o responsável por este “Brinde de S. João”, não sei eu se é para lhe mover um processo, ou se para lhe atribuir um prémio de “cidadão verde exemplar”.

A conclusão que posso tirar desta “Brincadeira”, é que tem-se que repetir...

Qual a razão??!!

É que mesmo à 1:00h da manhã, a junta de Freguesia conseguiu mobilizar todos os seus meios, chamou a “protecção civil” pegou no tractor, e tratou de retirar o automóvel para o estaleiro.

Consegui fazer numa hora o que já se arrastava há meses...

Isto é caso para dizer aos nossos Autarcas Locais, levem a vida mais na desportiva, e
“Don't Worry, Be Happy”....


Posição da proposta de alteração da taxa de IVA aplicada sobre as cadeirinhas para bébé

No dia em que decidi tratar de publicar algumas partes do Orçamento do Estado para 2009, por acaso, chegou-me minutos antes da notícia uma nota do Sr. José Pinto da Silva, em que diz:

“Senhor Administrador,Em 10 de Julho passado o Telmo André emitiu e expediu o e-mail que seapresenta abaixo para os deputados eleitos pelo PS no circulo deAveiro.A proposta de alteração do IVA nas cadeiras de bébé acabou por serconsiderada no Orçamento de Estado para 2009, medida com algum relevopara a indústriada terra, pelo que talvez mereça destaque a iniciativa do Telmo.Pinto da Silva”

“Foi, ou vai ser, apresentada no Parlamento uma proposta de alteraçãoda taxa de IVA aplicada sobre as cadeirinhas para bébé, seja asadaptáveis aos automóveis, seja as de transporte na rua, alteração queresultará na aplicação da taxa reduzida de 5%.Sendo Caldas de S. Jorge o maior centro produtor de artigos depuericultura, grupo em que as cadeirinhas se integram, apelamos a queo Grupo Parlamentar do PS apoie e faça aprovar a proposta, já quemuito contribuirá para um mais fácil acesso dos pais a esseindispensável equipamento e promoverá mais desenvolvimento destesector industrial."

Apesar de conhecer esta proposta louvável do Sr. Telmo, tem-se que tirar também o chapéu à pessoa que vem lutando por este decreto o eurodeputado Ribeiro e Castro, em que o caso remonta a 2005, altura em que Ribeiro e Castro procurara sensibilizar o Comissário Europeu para o Emprego e Assuntos Sociais, Vladimir Spidla, para a necessidade de uma maior atenção comunitária às políticas família, e o Comissário László Kovács, responsável pelos Assuntos Fiscais, para que a tributação europeia em IVA seja sensível às necessidades das famílias quanto aos seus filhos.

OE2009: cadeiras de bebé passam a ser taxadas a 5% de IVA

As cadeiras para transportar crianças de menor idade vão passar a ser taxadas a 5 por cento de IVA.
No âmbito da redução do esforço contributivo sobre as famílias, o Orçamento de Estado explicita que a redução da «incidência de IVA para 5% os assentos próprios» se aplica «para o transporte de crianças em veículos automóveis».






Relatório do Orçamento de Estado

Uma das prioridades do governo é o "PENT", que traz novidades a Santa Maria da feira, nomeadamente à Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira. (ponto 254 do R.O.E)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Junta "limpa" mais um carro...

Este também já foi...
Só falta o do Calvário...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Parabéns uma vez mais à Junta de Freguesia desta Vila Termal De Caldas de São Jorge



Como ocorriam no Cemitério novo infiltrações

e deslizamentos de terra subterrâneos

nos pavimentos dos vários corredores.

Havendo até perigo de afundamento de peões

que particularmente nos dois primeiros dias de Novembro passarão

pelo Cemitério da nossa Vila em romagem de saudade

ou de devoção cristã na Fé da Ressurreição e na Comunhão e Comunicação dos Santos,

leva a efeito a Excelentíssima Junta obras de pavimentação segura e adequada

bem como de limpeza e asseio do Cemitério!

Povo que respeita os seus mortos

É digno de ser Povo, Respeitado e Louvado!
Parabéns uma vez mais à Junta de Freguesia desta Vila Termal

De Caldas de São Jorge!

BARREIRAS DESTRUIDAS...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

PSP deteve 34 pessoas e apreendeu 69 doses de droga


A PSP, na sua zona de acção (Aveiro, Espinho, S. João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira),e de 6 a 12 de Outubro, deteve 34 indivíduos, identificou dois, apreendeu cerca de 69 doses de estupefacientes e recuperou quatro viaturas furtadas.
Registou 55 acidentes de viação, dos quais resultaram 10 feridos ligeiros e dois graves, e levantou 707 autos de contra-ordenação, por infracção às regras de trânsito.
No âmbito de operações de segurança e prevenção, o Comando de Aveiro, empenhando 26 elementos policiais em 12 viaturas, realizou quatro operações de fiscalização, no distrito de Aveiro.

Dos 1467 condutores fiscalizados, dois foram detidos, por condução sob efeito do álcool. Foram levantados nove autos de notícia, 38 participações, por diversas infracções ao Código de Estrada, e passados 4 avisos de apresentação de documentos, para além de terem sido apreendidos 6 documentos e uma viatura. Das 1292 viaturas controladas por radar, 50 circulavam em excesso de velocidade.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Hermínio Mota Candidato pelo CSD-PP...

Ao que o Blog sabe, o ex. Presidente da Junta de Freguesia, Hermínio Mota vai concorrer pelas cores do CDS-PP.

Segundo se sabe as “contas” estão na mesa... Se todos os partidos que se candidataram nas últimas eleições voltarem a faze-lo, junta-se mais um partido (CDS-PP), o que faz num total de 6 partidos, tornando uma maioria quase impossível.

Neste caso se o CDS-PP, conseguir pouco mais de 100 votos, elege um elemento para a Assembleia de Freguesia, o que poderá fazer a balança do vencedor. Assim o Blog já está a prever a tomada de posse na Junta de Freguesia do Sr. Hermínio Mota.

Isto tudo hipoteticamente, é claro...

domingo, 12 de outubro de 2008

Para Coroar as Obras do Restauro do Calvário e da Igreja Matriz ....


Para Coroar as obras do Restauro do Calvário e da Igreja Matriz

a colocação das passadeiras elevadas!

sábado, 11 de outubro de 2008

Restauro do Calvário lá vai andando… e as obras do Restauro da Igreja Matriz ….


E o Calvário lá vai andando… e as obras do Restauro da Igreja Matriz …

Caminham para a sua finalização.
Antes de Novembro tudo estará terminado!


Porque é que o muro não se arrumou dos cruzeiros?
Caíram tantos muros!!!
As muralhas da China e de Adriano tornaram-se inúteis…


Caiu o muro de Berlim, da Vergonha,
Afastaram-se as águas no Mar Vermelho,
Caíram as muralhas de Jericó,
Caíram tantos muros e barreiras.
Só este é que não recua!


Porquê tanto lixo e ervas ao redor das três primeiras cruzeiros da Via-sacra para o Calvário?


Parabéns a todos que colaboraram
e continuam a colaborar!

Uma súplica para aqueles que ainda podem e devem ajudar!

Dia 19 “ FESTA DO IDOSO”.

A Juventude Inquieta irá realizar no próximo dia 19 a “ FESTA DO IDOSO”.

Festa para toda a Família, onde os “Jovens” mais vividos têm lugar de destaque.

Gostaríamos de lançar o desafio a toda a população a estar presente junto dos seus pais ou avós.


Com os melhores cumprimentos,

Os Inquietos

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ainda o Projecto “O Janela de Água”ou “Espelho de Água”…

Foi com curiosidade, interesse e certo espanto de maravilha que soube notícia e tenho acompanhado a realização do futuro espaço de Eventos, Lúdico - Cultural, Conivio - Convivencial com Aviso Prévio, Anteprojecto e Plano de Intenções do Projecto “ O Janela de Água” ou Espelho de Água do Rio Uíma como lhe queiram chamar.

É de louvar. Engrandecer e dar os parabéns pelo o arrojo do Projecto e espírito de Aventura, Inovação e Criatividade dos seus mentores!

Porque novidade…logo despertou reacção negativa por parte dos velhos do Restelo, dos Reaccionários pelo Progresso da Nossa Vila Termal com a menção ex - libris “ A Princesa das Termas de Portugal”

Os Planos da Comunicação Local, Regional, Nacional,

Internacional estão muito bem elaborados!

Bem como o Plano cultural onde estão patentes os vectores da Cultura, da Dinâmica Viva de uma zona morta, (propensa a marginalidades e delinquências) com eventos que promovam o espaço e a região, atraindo novos públicos a Caldas de S. Jorge a que está aliada também a vertente turística, tirando-se partido da riqueza natural do próprio lugar, consubstanciada pelas a vários níveis. Soluções inovadoras de arquitectura e paisagismo…. Como uma instalação de referência “ nas palavras dos mentores e dinamizadores.

O Gabinete de Apoio Urbano da Excelentíssima Câmara de Santa Maria da Feira tem o assunto em mãos ( em mãos de quem de direito e dever).

Bem como a Excelentíssima Junta de Freguesia desta Vila Termal penso estar ao par

e é de jus fazê-lo. Executivo é executivo!

Em conjunto coma Sociedade de Turismo,

a Direcção da Estância Termal com a colaboração

e apoio dos Vizinhos e Vizinhança!

O projecto tem pernas para andar!

"Deus quer.

O Homem sonha

E a Obra nasce"( Fernando Pessoa)

ATM

PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA— OBRAS DE EDIFICAÇÃO (SEGUNDA PARTE)


PLANO DE COMUNICAÇÃO

A estratégia de comunicação do espaço Janela d`Água terá como principal intuito dar a conhecer o espaço, a região, e do que se pode usufruir na sua vertente turística e cultural porque objectivamente o Janela d’Agua, é um espaço de lazer e cultura.

Os eventos culturais, serão o grande mote para a divulgação do espaço e da região, em suportes de comunicação relacionados com o público-alvo, nomeadamente suportes de divulgação turística e cultural ao nível local, regional, nacional e internacional.

O público-alvo no geral, é bastante alargado e transversal, no entanto, em virtude da índole dos eventos serem diversificados, nestes casos, a comunicação será direccionada ao público-alvo afecto, ao tipo de evento a realizar.

A este processo de comunicação, alia-se o desenvolvimento do “síte” do espaço, onde constará para além de todos os elementos referentes ao espaço Janela d`Agua, uma area destinada à região Caldas de S. Jorge, cuja informação será de enquadramento histórico, social e cultural. O “site” será um veículo de informação actualizada de grande importância, devido à frequência difusão de informação sem fronteiras.

As acções de promoção terão duas formas distintas de actuação. A primeira é geral e prende-se com a campanha de comunicação do espaço, em termos gerais e de forma continuada, nos suportes já referidos e outros que se encontram em fase de estudo. A segunda é localizada, incisiva e é referente aos eventos a realizar no espaço, de modo a influir positivamente no público-alvo no que toca à decisão num curto espaço de tempo da frequência do Janela d`Agua.
A campanha publicitária será discriminada geograficamente em quatro zonas e refere-se à primeira acção de promoção descrita no parágrafo anterior. Abaixo apresenta-se um esboço de como será discriminada a comunicação.

Local — Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira e São João da Madeira, onde a comunicação é mais incisiva e frequente. A sua difusão passará pelos mais diversos meios, com o objectivo do espaço ficar marcado, de forma presente, na memória da população local e ser um motivo de orgulho local.

Regional — Desde a Região do Grande Porto ao Distrito de Aveiro em que a comunicação estará disposta em suportes mais específicas, a incidir prioritariamente na divulgação dos eventos culturais que decorrerão no espaço.

Nacional — Todo o Portugal continental, onde a informação estará disposta em postos e agências de turismo e suportes específicos seleccionados pela divulgação turística a que se destinam. A vertente cultural será difundida, através da colocação de publicidade em suportes de distribuição nacional como jornais diários, entre outros cujo formato de divulgação cultural seja evidente.

Internacional — Colocação de informação em sites de turismo que abordem Portugal como destino turístico.


PLANO CULTURAL

O espaço Janela d’Água propõe-se ser um lugar onde a cultura terá um papel preponderante nas actividades a desenvolver no espaço.

A intenção passa por dinamizar e promover a cultura local e artistas da região, mas também trazer a cultura a Caldas de 5. Jorge e a Santa Maria da Feira.

Os eventos que se pretendem realizar, serão da mais diversa índole, desde concertos musicais, teatro, poesia, a exposições de pintura e escultura para os mais variados públicos da região e do país, com o objectivo de colocar Caldas de 8. Jorge no mapa de eventos culturais e também como região turística de referência a nível nacional e internacional.

É importante realçara acesso que a população local terá, a eventos culturais que normalmente se centralizam nas grandes cidades.

A gestão cultural do espaço terá como base, o estabelecimento de protocolos de parceria com entidades que promovem a cultura noutras regiões e a criação intercâmbio de artistas locais para outras regiões, será um dos pontos de partida para a concretização da intenção do espaço Janela d’Água. O benefício está na promoção de Caldas 8. Jorge e do próprio espaço em si, já que ambos beneficiarão de acções de comunicação propaladas noutras zonas do pais, com especial enfoque na Re9ião do Grande Porto e na Região de Aveiro onde existe grande densidade populacional que se pretende atrair e cuja distância é igual ou inferior a uma hora de viagem.

Em suma, o objectivo do plano cultural, é dinamizar o lugar, através de eventos que promovam o espaço e a região, atraindo novos públicos a Caldas de 5. Jorge a que está aliada também a vertente turística, tirando-se partido da riqueza natural do próprio lugar, consubstanciada pelas soluções inovadoras de arquitectura e paisagismo, que marque o espaço Janela d’Água como uma instalação de referência a vários níveis.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

— PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA— OBRAS DE EDIFICAÇÃO (PRIMEIRA PARTE)

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA FEIRA — PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA — OBRAS DE EDIFICAÇÃO

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

Serve a presente Memória Descritiva para instruir o Pedido de Informação Prévia de Obras de Edificação de um terreno sito na freguesia de Caldas de São Jorge, município de Santa Maria da Feira.
O terreno localiza-se na envolvente do lavadouro público, sendo limitado a Oeste pela ponte pedonal existente a jusante do espelho de água, a Sul pelo rio Uma, a Leste pelo terreno agrícola existente e a Norte pelo muro do estabelecimento “Bar Apeadeiro” até ao lavadouro e largo de estacionamento automóvel. A parcela totaliza cerca de 124Dm e está inserida numa área de urbanização condicionada (AUC), limitada a nascente por um terreno de Reserva Agrícola Nacional (RAN) e a Sul e Poente por áreas de equipamento público.
Propõe-se um edifício com 86 m para cafetaria e um quiosque informativo com 1 2m totalizando 98 2 de áreas impermeáveis. Ambas as estruturas têm um piso acima da cota da soleira com uma cercea de 3,5m e 25m, respectivamente. Pretende-se também construir uma estrutura de sombreamento unificadora, que estabelecerá a cércea destes edifícios pela altura do pórtico e muro vizinhos e que substitui inclusivamente a pala de betão construída recentemente, que desvirtuou a imagem e tipologia original da lavadouro público, mantendo-se a sua utilização livre.
O projecto segue as normas prescritas no PDM de Santa Maria da Feira, especificamente no que respeita às áreas de urbanização condicionada (AUC) e às condicionantes definidas pela CCRN, nomeadamente os 1 D de afastamento da linha de água. Nesse sentido a proposta considera uma construção pré-fabricada, em estrutura de madeira, com uma age elevada do solo, sem recurso a escavações e de carácter amovível. A natureza efémera e não agressiva da construção poderá justificar a sua construção mesmo, que esta se encontra a Norte delimitada apenas por 1 a 2,5 m do limite da parcela do vizinho, o que prevê um situação especial segundo o PDM de Santa Maria da Feira. Deverá considerar-se também, a mais valia que o equipamento proposto poderá trazer para a dinâmica cultural e recreativa de Caldas de São Jorge e a fauna harmoniosa como se integra com o contexto envolvente.
Do ponto de vista estratégico, diga-se que o requerente, natural da freguesia, pretende investir num espaço de cafetaria de charme e eventos culturais, tirando partido da Natureza envolvente e servindo de porta de entrada ao que acreditamos vir a ser um grande Parque Municipal, com percursos ao longo do rio, O sítio é magnífico do ponto de vista paisagístico, uma vez que o rio retoma a sua escala natural bordejado pela galeria de excelência entre salgueiros e amieiros adultos. É esta ambiência que se pretende valorizar, quer na Primavera-Verão, com a frescura das árvores, quer no Outono-Inverno, com os cambiantes cromáticos e texturais, de forma a atrair visitantes durante todo o ano. A proposta que se apresenta complementa a oferta termal e da restauração na envolvente, primando pela qualidade da construção e pela fusão do interior / exterior com materiais onde predomina a madeira e o vidro.
Embora ainda fora dos limites do terreno, a proposta inclui um reperfilamento do lancil existente! na direcção do murete do lavadouro até ao encaixe da ponte existente, alinhando-se um passeio pedonal público, idêntico aos existentes e que afaste o estacionamento automóvel, dignificando assim o desenho urbano. Também se defende a requalificação da ponte em betão, aumentando até a sua largura eventualmente para o lado do nosso terreno.
Na entrada, pretende-se enriquecer o espaço de estadia com um quiosque informativo e um conjunto de equipamentos lúdico-pedagógicos na área hoje ocupada como zona de merendas.
O edifício da cafetaria, vai rematar e resolver a frente urbana, sem recurso a escavações e de carácter amovível, respeitando os 10 metros de afastamento ao rio. A vala existente no limite Norte mantém-se desimpedida e será acompanhada de uma cortina de bambus entre a cafetaria e o muro do vizinho. Já no limite Leste, se o vizinho assim entender, poder-se-á construir uma vedação em madeira para evitar invasões de curiosos ao seu terreno agrícola. Os restantes limites serão os na e quer-se um espaço de circulação livre, iluminado, vigiado e que afaste deposições de lixo ou outras acções de vandalismo agora evidentes.
No exterior, estende-se uma esplanada em estrado de madeira sobrelevado, que privilegia as vistas e mantém a permeabilidade do solo, O corredor de circulação compreende uma rampa de acesso ao rio.
A ponte nova que consta da proposta desenhada vem sublinhar a ideia de rede de circulação, defendida hoje nos espaços percorríeis a pé. Não substitui a ponte existente que oferece a vista sobre o espelho de água, mas antes, pretende aparecer em alternativa como uma surpresa ao caminhante, para atravessar o rio Uma e poder deter-se sobre o seu leito natural. Em estudo está até, a possibilidade de esta ponte constituir em simultâneo, um observatório para as lontras e avi-fauna, fechando-se para um lado, com uma janela sobre a água.
No respeitante ao plano de acessibilidades o desenho dos espaços exteriores e acessos, cumpre o exigido no DL n°123/97, de 22 de Maio e o DL 16312006, de 8 de Agosto.
Este estudo está a ser desenvolvido por uma equipa interdisciplinar que inclui a Arquitectura, o Paisagismo e o Design de Comunicação, no intuito de dar resposta às aspirações genuínas do requerente, para um projecto que não se esgota na construção de um espaço de referência. Inclui-se desde já, a projecção de um plano de comunicação e de um plano de dinamização cultural, instrumentos que virão reforçar e assegurar o sucesso do projecto “Janela d’Água” entendido como um todo.
Esperamos que este Pedido de Informação Prévia compreenda todos os elementos necessários ao Vosso parecer, e consiga estabelecer os pressupostos para um projecto transparente, célere e de qualidade, de forma a podermos aprofundar o estudo na fase de Licenciamento, no interesse que julgamos ser de lodos.
A equipa projectista
Porto, 7 de Julho de 2008

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PARABÉNS AO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA !!!

Continuam em bom andamento as obras
do Restauro do Calvário:
o monumento histórico-religioso mais antigo
desta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
Data de 1660!
Faz 400 anos em 2060!

A Igreja Matriz actual também
em fase final de Restauro
data de 1735!
Faz 300 anos em 2035!
PARABÉNS AO SENHOR PTESIDENTE DA JUNTA
E ÀS PESSOAS DE BOA VONTADE QUE TÊM COLABORADO!
Seria óptima a colaboração de todos!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pedido de informação previa...

Deu entrada no dia 8 do 08 de 2008, um pedido de informação prévia para obras de edificação, que tem o processo nº 817 / 2008.

O Blog, ainda não tem a informação em concreto do tipo de obra que está a ser solicitada para os terrenos, laterais do lavadouro da Sé. Amanhã talvez essa informação já esteja disponível, visto ser do acesso público, para expormos aqui em concreto o que é que, está em causa.

A questão pertinente, que é colocada neste pedido, é a posse pelo requerente, de todo o terreno adjacente ao lavadouro, bem como o próprio lavadouro. Pelas informações que chegaram ao Blog, o requerente diz ter provas inequívocas, que todos esses terrenos, que durante séculos foram considerados públicos, são propriedade dele.

Pelo que o Blog sabe, e já foi confirmado pelo requerente, a Junta de Freguesia a pedido da Câmara Municipal deu parecer negativo deste projecto, aguardando-se agora o parecer vinculativo da Câmara Municipal.

Último fim de semana da exposição ''CAOS'' / ''STOP À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA''


Para o último fim de semana da exposição ''CAOS'' / ''STOP À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA'' existem as seguintes actividades já agendadas:

Sexta dia 10 de Outubro às 21:00 workshop ''à procura da harmonia...'' alimentação e agricultura biológica.


Sábado dia 11 de Outubro às 21:00 workshop sobre REIKI...

Notícias breves do concelho...

Câmara e AEP garantem que Exponor fica no concelho

A Exponor já não vai sair de Matosinhos. A deslocalização para Santa Maria da Feira foi abandonada pela actual gestão da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Ultima-se, agora, o acordo para modernizar o parque.

Pode ver o resto da notícia AQUI...
Polícia trava distúrbios junto a discoteca
Centenas de jovens, muitos dos quais provenientes da zona da Grande Lisboa, provocaram alguns distúrbios, ontem de manhã, na estrada situada em frente à discoteca Big Cansil, em Santa Maria da Feira, de onde acabavam de sair.
Vários condutores alertaram a GNR que, temendo confrontos, enviou para o local cerca de duas dezenas de elementos, aos quais se juntaram outros da PSP. A presença da Polícia serenou os ânimos e o incidente terminou ali.
Os jovens tinham participado numa festa na discoteca e saíram em grupo cerca das 10.00 horas. Os polícias mantiveram-se naquele lugar, junto ao IC2, no Cruzamento dos Dezassete, até ao início da tarde, altura em que todo o grupo abandonou o local em transportes públicos. A discoteca está autorizada a funcionar apenas até às primeiras horas da manhã. Problemas têm surgido, com alguma frequência, no exterior do estabelecimento.
In JN

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Aniversario do Apeadeiro 15 Anos...

Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge...

Foi uma das Assembleias mais curtas, que eu me lembro.

É de salientar que já se demitiram três elementos do Partido Futuro Já, e um elemento do Partido Socialista. Fica em nota a achega de um elemento da mesa, que mandou os partidos reflectirem, pois “em apenas um ano de junta já se demitiram quatro elementos”, o que é muito...Fica a nota.

Foi aprovado um voto de louvor à equipa que participou nos Municípios Sem Fronteiras.

Tendo também sido aprovado um voto de melhoras, ao ex. Presidente da Junta de Freguesia, Sr. José da Silva. (O Blog aproveita também a ocasião para subscrever este voto).

Pela primeira vez o presidente da Assembleia viu-se obrigado a usar o voto de qualidade, nomeadamente no ponto da alteração do regimento da Assembleia de Freguesia, em que o Partido Socialista votou favorável, o Partido Social-Democrata absteve-se e o Futuro Já votou contra. Em virtude do empate técnico o Presidente da Assembleia fez uso do voto de qualidade, optando por votar contra.

Quanto à intervenção do Público, só há a salientar a intervenção de Bettencourt, que só faltou responsabilizar Junta de freguesia, pela reprovação do projecto na zona do lavadouro da Sé, pelo parecer negativo dado à Câmara Municipal.

Sinal Mais:
- A entrada do Sr. Alcino para a Assembleia de Freguesia.

- A determinação do Presidente da Assembleia em usar o voto qualidade.

Sinal Menos:
- A falta de respostas do Presidente da Junta de Freguesia.

- A demissão de vários elementos da Assembleia de Freguesia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Notícias Insólitas…

Garrafa de cerveja tinha urina e sangue

Uma garrafa Super Bock Mini levou um indivíduo de S. João da Madeira ao hospital na noite de sábado, dia 27. Depois de ter bebido um gole, o indivíduo, um agente da PSP local, sentiu um ardor intenso nos lábios e na garganta e correu para a casa de banho do estabelecimento. Varandas, como é conhecido, foi de seguida para o hospital de S. João da Madeira, sendo posteriormente transferido para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

De acordo com a PSP, as primeiras análises indicam que, além de cerveja, a garrafa continha sangue e urina. “Foi de imediato comunicado ao Ministério Público e à ASAE, que foi ao local”, disse ao labor o chefe Coutinho.

Pode ver o resto da notícia AQUI...

HOJE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA ÀS 21:00H NA JUNTA DE FREGUESIA.


Requalificação da Rede Escolar de 1.º Ciclo do Ensino Básico

Exmos. Senhores

Envio Regulamento Específico para a Requalificação da Rede Escolar de 1.º Ciclo do Ensino Básicoe da Educação Pré-Escolar e uma notícia relacionada.

É com muita pena e desilusão que constatei que, apesar das diligências efectuadas durante anos pela comunidade escolar de Caldas de S. Jorge (em especial das Associações de Pais) junto da CM Feira, as nossas escolas não foram incluídas no projecto de candidatura ao QREN, encetado pela Câmara. E as sucessivas promessas? Não entendo...
Ainda este ano, a EB1 de Caldelas foi visitada pelo Delegado de Saúde do Conselho que emitiu um relatório onde dava conta da necessidade de requalificar a escola no exterior. O relatório foi enviado ao cuidado do Sr. Presidente da Câmara.
É também do conhecimento de todos que a Pré-escola (JI Igreja) não tem um recinto exterior para que as crianças possam brincar e desenvolver as suas actividades ao ar livre (escandaloso).
Agradeço a divulgação desta informação.
A Mãe desiludida
NOTÍCIA

SM Feira vai investir 5 milhoes no parque escolar do concelho
Em apenas oito anos, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira canaliza um total de cinco milhões de euros para o investimento na modernização do parque escolar dos ensinos infantil e Básico do 1º Ciclo e no apetrechamento informático das escolas
Local, 22 Mai 2008 in Gabinete de comunicação, relações públicas e internacionais da Camara Municipal de SM Feira

O plano foi iniciado em 2001 e vai estender-se até 2012, agora com o lançamento no terreno da construção de mais quatro centros escolares, num investimento global superior a 3,1 milhões de euros.

Segundo o vereador das Obras Municipais do Município de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, os quatro novos centros escolares inserem-se num “vasto plano de requalificação, construção e modernização da rede escolar do concelho”, num montante total estimado de cerca de 12 milhões de euros, aproveitando “a grande oportunidade dos fundos comunitários” disponíveis para o efeito no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2013.

A Câmara de Santa Maria da Feira vai receber financiamento para o Centro Escolar de Lobão (investimento de 1,2 milhões de euros), centro escolar de S. Domingos – Argoncilhe (495 mil euros), Centro Escolar da Igreja – Lourosa (997 mil euros) e do Centro escolar do Chão do Monte – Lamas (408 mil euros). A candidatura aos fundos comunitários acaba de ser aprovada pela Entidade de Gestão do QREN, o que, para Emídio Sousa, “representa uma excelente notícia para a comunidade educativa de Santa Maria da Feira, pois temos agora a garantia de mais investimento nas infra-estruturas, concretizando os objectivos da Carta Educativa Municipal”.

O montante global do investimento correspondente à construção dos quatro centros escolares é de 3,12 milhões de euros, dos quais 2,18 milhões de euros são financiados pela União Europeia e o restante, no montante de 937 mil euros, será suportado pelo orçamento municipal.

Em cada centro escolar, as verbas agora definidas contemplam as obras de construção civil, o mobiliário, o material didáctico e o equipamento informático. “Serão quatro escolas modernamente equipadas, que garantem a melhoria das condições de ensino para largas centenas de crianças”, adianta o vereador Emídio Sousa, para quem a aposta na educação “é fundamental para um futuro melhor para todos em Santa Maria da Feira”.

Refira-se que o Município de Santa Maria da Feira, no âmbito da sua Carta Educativa, estruturou a estratégia de intervenção no sector da educação privilegiando quatro eixos fundamentais: a reabilitação do parque escolar; o combate ao abandono e ao insucesso escolar; a melhoria da qualidade de ensino; e uma ligação mais eficaz entre a oferta educativa ao nível da formação profissional e as necessidades do tecido sócio-económico.

Ao nível do investimento em infra-estruturas no Ensino pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, a construção dos quatro centros escolares, cujas empreitadas serão lançadas no terreno nos próximos meses, representa mais um grande passo na modernização do parque escolar de Santa Maria da Feira, iniciado no ano 2000 com empreitadas num total de 11 escolas do concelho, num plano de investimento que incluiu a construção de novos estabelecimentos de ensino e a requalificação de outros.

Nessa operação de modernização do parque escolar, que foi comparticipada pelo Quadro Comunitário 2000-2006, o Município de Santa Maria da Feira investiu um total de 1,8 milhões de euros. As 11 escolas contempladas foram as seguintes: Jardim-de-Infãncia de Santo António de Escapães; Jardim-de-Infãncia de Canedo; Jardim-de-Infãncia de Gião; Jardim-de-Infãncia de S. Domingos – Argocilhe; Escola Básica 1º Ciclo de Santo António de Escapães; Escola Básica 1º Ciclo de Lobão; Escola Básica 1º Ciclo de Goim Romariz; Escola Básica 1º Ciclo de Pessegueiro – Vale; Escola Básica 1º Ciclo de Santo António Rio Meão; Escola Básica 1º Ciclo de Pereiro – Milheirós de Poiares; e Escola Básica 1º Ciclo de Paços de Brandão.

Para além do investimento em infra-estruturas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apostou nas tecnologias de informação e comunicação nas escolas do 1º Ciclo, tendo investido nos últimos anos cerca de 190 mil euros no apetrechamento informático dos estabelecimentos de ensino e na sua ligação à Internet. Ao mesmo tempo, também com recurso a fundos comunitários, informatizou os jardins-de-infância, num projecto que implicou um investimento global de 65 mil euros. “São investimentos vitais para a modernização do parque escolar e para a melhoria das condições de ensino”, explica Emídio Sousa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

HUMOR DA TERRA...Por SHREK ....

" Os irmãos e realizadores de cinema, BlogsCoen, em exclusivo para quem quiser, realizaram uma história magnífica do nosso senhor Jejus das Caldas, no século XXI. Aproveitando o facto de um dos manos ser desenho animado e o outro ser expert em kouzas religiosas, conseguiu-se fazer algo que provavelmente mudará o mundo!
A não perder um conjunto de cinco magníficos (que exagero) quadros que ilustram a vida deste homem do pobo! "

Pode ser visto aqui KOUZAS E LOUZAS

Até as rodas já se foram...

Antes...Agora...
O carro que se encontra abandonado no calvário, após o vandalismo sofrido nas últimas semanas, acabou por sofrer mais um rude golpe. Agora foram furtadas as rodas e bancos do veículo, pouco mais resta que a carcaça. Será que não será altura de retirar este veículo, ou melhor o que resta dele e enviar para uma sucata?

Ficam aqui agora as últimas imagens para comprovarem a degradação do mesmo...

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL