sexta-feira, 27 de julho de 2012

FIM DA ESCOLA DE HOTELARIA DE SANTA MARIA DA FEIRA…

BE: Encerramento da Escola de Hotelaria é uma perda irreparável para o concelho

Na quarta-feira passada confirmou-se o encerramento da Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira. Depois de reunião entre a Câmara Municipal e a Secretária de Estado de Turismo, Cecília Meireles, ficou oficialmente declarada a morte deste equipamento do concelho.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira mostrou-se impotente para impedir que o governo PSD – CDS levasse a sua intenção avante. O Bloco de Esquerda só pode lamentar tamanha impotência presente e passada. Passada, porque há anos que a Câmara Municipal deveria ter desenvolvido esforços sérios para a construção de um novo espaço para a Escola de Hotelaria.

A actual escola, que já tem mais de 20 anos, era há muitos anos pequena e insuficiente para as exigências formativas. A sua direcção e os seus funcionários foram tentando minorar estes constrangimentos, mas a realidade era evidente: um outro equipamento permitia aumentar a oferta formativa, acolher um maior número de alunos e melhorar a qualidade da formação. Durante anos a Câmara Municipal não quis saber e foi, inclusivamente, responsável por vários atrasos no início de uma nova escola, ao apresentar projectos de arquitectura que foram chumbados e que foram entregues sem documento de previsão de despesas de funcionamento. Situações destas fazem com que o arranque da construção de um novo espaço fosse adiado de ano para ano, até que agora se tornou impossível.

Perante essa impotência do passado junta-se a impotência do presente: a de não conseguir esgrimir argumentos para manter este equipamento no concelho de Santa Maria da Feira. Lembre-se que este era um equipamento importante no concelho, pois dinamizava o comércio, o arrendamento e o centro da cidade. Para além disso, era um equipamento com cursos profissionais com saídas profissionais reconhecidas. Tudo isso acabou! Fica agora também a preocupação dos alunos e famílias que têm que ser deslocados para o Porto. Medidas centralistas como esta dificultam o acesso à educação, porque querem dizer sempre um aumento de despesa.

O Bloco de Esquerda não pode aceitar a desculpa esfarrapada que é dada para este encerramento: diz a Câmara Municipal que a culpa é do Porto que tem uma escola de hotelaria com falta de alunos. Esta é uma argumentação que não se pode aceitar. Primeiro, porque, que se saiba, Santa Maria da Feira não é colónia de férias da cidade do Porto nem sua subordinada; segundo, porque por esse argumento então tem que se encerrar a maior parte dos equipamentos de Santa Maria da Feira porque eles já existem no Porto: cinemas, indústrias criativas, hospital, biblioteca. Por essa argumentação, tudo encerraria. E por isso mesmo é que a argumentação é fraca e só pode ser entendida como desculpa de mau pagador para esconder as culpas explícitas que a Câmara Municipal tem nos últimos anos.

Pela Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

 

Escola de Hotelaria da Feira já não existe!

Antigas Instalações da Escola de Hotelaria

Há poucas semanas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira anunciava a deslocação da Escola de Hotelaria e da Caixa das Artes para o Europarque, de forma a dar nova vida ao espaço. Há duas semanas era salvaguardada a manutenção do Pólo I da Caixa das Artes, mas o Europarque seria mesmo o destino dos restantes equipamentos. Bem, no meio de tanto impasse e passividade política a Feira perdeu a Escola de Hotelaria.

A escola de Santa Maria da Feira não consta na lista de cursos para o ano lectivo 2012/2013, não abriram inscrições, havendo informação de alunos e funcionários transferidos para a escola do Porto.

Hoje, o Porto Canal avança que no seio das negociações propostas pelo Turismo de Portugal, «Santa Maria da Feira recusou ficar com a escola», enquanto decorrem negociações em Mirandela e Santarém. Por outro lado, a autarquia do Fundão aceitou as condições impostas para a manutenção do serviço escolar: serão assim tão más?
A Câmara diz que a decisão é irracional, mas a verdade é que a escola fechou mesmo. Assumir, tal como aconteceu no Fundão, não seria certamente função da autarquia, mas... e o futuro? Morre definitivamente ou apenas até solução de futuro? Atendendo ao panorama, nem vale a pena acreditar!

Ainda há dias escrevia sobre uma gaveta onde se coleccionavam projectos e serviços com os dias contados, lá para os lados da Praça da República, pois bem, parece-me que a situação se agrava... será talvez mais grave do que uma inusitada colecção.

Nova Escola de Hotelaria NUNCA sairá do Papel

Em resumo, nesta perspectiva de salvação expresso e sem qualquer análise integrada do Europarque, a Feira já perdeu a Escola de Hotelaria e irá confirmar amanhã o fim do Pólo II da Caixa das Artes. Não queria ter de o dizer, pelo menos de forma tão directa, mas dada a sucessão de erros e absurdos políticos, parece que temos uma Câmara de Destruição Feirense e não uma autarquia com objectivos em prol do desenvolvimento local. E agora Sr. Presidente e "companhia", já será tempo de fazer um voto de protesto? Há coisas que não se compreendem. Aguardemos pelos próximos capítulos.

In Krónicas Feirenses…

quinta-feira, 26 de julho de 2012

VIAGEM MEDIEVAL–CALDAS DE S. JORGE…

544455_430502066988855_934172029_n[1]


Escuteiros do Agrupamento 901
desta Vila Termal de Caldas de São Jorge  em acção.
Depois do Acampamento Conjunto com Santa Maria de Pigeiros 
no passado fim de Semana 21 e 22 de Julho em Parada , 
(vide blog de Cristo Rei da Vergada)
vemo-los agora na liderança  
 e animação das Festas em Honra de São Jorge e Santo António  a  28 e 29 de Julho
Programa já de todos sobejamente conhecido e divulgado
Sábado dia 28 de Julho –19.00 horas - Celebração Eucarística
Seguida pelas 20.30 horas pela Primeira Edição de "Sopas à Escuteiro" no Salão Paroquial!
Inserido na celebração da Festa De Caldas de São Jorge, em honra de São Jorge e Santo António, o Agrupamento 901 
convida todos a participarem nesta Primeira Edição de  
"Sopas à Escuteiro”
Delicie-se à vontade com a nossa variedade de sopas,
com acompanhantos e sobremesas,
 e não faltará também muita animação.
No dia 29 de Julho às 10.00 horas - Tradicional Cortejo-Procissão dos andores da Termas para a Igreja Matriz.
Às 10.15 horas -  Missa Solene
Às 17 . 00 horas Procissao ao Calvário 
com regresso à Igeja Matriz.
Participa e Colabora!
 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sopas à Escuteiro

Inserido na celebração da Festa De Caldas de São Jorge, em honra de São Jorge e Santo António, o Agrupamento 901 convida todos a participarem na Primeira edição de "Sopas à Escuteiro", dia 28 de Julho, pelas 20h30, no Salão Paroquial da freguesia.

Delicie-se à vontade com a nossa variedade de sopas, com acompanhantos e sobremesas, e não faltará também muita animação :)

No dia 29, seguem-se as habituais festividades religiosas, já anunciadas pelo Sr. Padre António Machado:

Eucaristia Solene  às 10. 15 h   

Tradicional Procissão ao Calvário às 17.00 h

Contamos com a presença e colaboração de todos!

Agrupamento 901, Caldas de São Jorge

quarta-feira, 11 de julho de 2012

VIII Olimpíadas Seniores de 27 a 29 de junho

 

A oitava edição das Olimpíadas Seniores realiza-se de 27 a 29 de junho, encerrando mais um ano de atividades do programa municipal Movimento e Bem-Estar, direcionado para a população sénior do concelho de Santa Maria da Feira. Os seniores vão participar em várias provas, no Parque da Cidade e na Piscina Municipal da Feira, demonstrando as suas capacidades físicas e motoras.

Promovido pela Câmara Municipal em parceria com várias entidades locais, o programa Movimento e Bem-Estar visa promover um estilo de vida mais ativo e contribuir para a melhoria da saúde, autonomia e qualidade de vida dos seniores do Concelho, bem como fomentar a sua participação social e comunitária. Este programa conta com 1770 participantes e envolve 48 entidades das 31 freguesias do Concelho.

Através deste programa, e com as atividades físicas desenvolvidas ao longo do ano (caminhadas e tai-chi, torneios de boccia, hidroginástica, dança e ginástica de manutenção), os idosos aumentam o seu bem-estar geral e reforçam a sua confiança pessoal, integração e motivação.

Mini-Olimpíadas este fim de semana nas Caldas de S. Jorge…

Feira aderiu ao mercado social de arrendamento

 

O Município de Santa Maria da Feira aderiu ao Mercado Social de Arrendamento (MSA), uma das medidas do Programa de Emergência Social do Governo. Este programa possibilita o acesso à habitação a pessoas que dispõem de rendimentos que não sendo suficientemente elevados para aceder ao mercado livre de arrendamento também não são suficientemente baixos para serem enquadrados no mercado de arrendamento social, ou seja, no Programa de Realojamento Municipal.

Feira aderiu ao mercado social de arrendamento

Através do MSA, Governo e Municípios aderentes pretendem resolver as dificuldades de acesso à habitação, apoiando a dinamização de uma bolsa de imóveis para o arrendamento, com rendas inferiores aos valores médios de mercado. Por outro lado, procura-se rentabilizar o património imobiliário que os bancos, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social têm nas suas carteiras de imóveis e, ao mesmo tempo, potenciar o mercado da reabilitação urbana.

Através deste programa, qualquer cidadão que cumpra os requisitos de acesso exigidos poderá arrendar uma das habitações disponíveis no portal do MSA. Os interessados deverão submeter as candidaturas em www.mercadosocialarrendamento.msss.pt. Neste sítio, o candidato poderá aceder a toda a informação sobre o programa e visualizar os imóveis disponíveis.

Este portal dispõe de um simulador que permite aos interessados, mediante a indicação do rendimento mensal bruto do seu agregado familiar, bem como das suas responsabilidades mensais com operações de crédito, avaliar e determinar o valor da renda a que se poderão candidatar.

O Município de Santa Maria da Feira presta esclarecimentos aos cidadãos que pretendam candidatar-se às habitações localizadas no Concelho e acompanhamento técnico no envio de candidatura ao MSA. Os interessados devem dirigir-se à Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida, nas instalações sitas na Rua Dr. Elísio de Castro, n.º 36, em Santa Maria da Feira.

sábado, 7 de julho de 2012

Ainda as Festas em Honra de São Jorge
e Santo António
Na Vila Termal de Caldas de São Jorge.
 Como estas
Os Escuteiros do Agrupamento 901 agradecem a disponibilização de uma 
ou mais Roulottes-Bar para Serviço de Concurso de Sopas 
( Sopa de Cebola, Gaspacho, Caldo Verde, Sopa Múltipla de Peixes Variados, 
Dietas Mediterrânicas e Saudáveis, servidas em tigelas popularesde barro 
e com bebidas em canecas de caco ou porcelana tradicional.
Claro com os devidos acompanhamentos…
Leva a caneca e a tigela!
Uma delícia!
 
Contactar
teixeirahache@gmail.com
Ou Agrupamento 901

Ainda as Festas em Honra 
de São Jorge e Santo António
Festas em Honra de São Jorge e Santo António para o fim de Semana de 28 e 29 de Julho de 2012, em virtude do fim de semana anterior 21 e 28 de Julho estar preenchido com tarefas interparoquiais  e não ter aparecido Comissão de Festas atempada,
     As Festas realizar-se-ão  no âmbito das Festividades e Celebrações Religiosas, constando de uma Eucaristia Solene  ás 10. 15 h  Domingo dia 29 de Julho  e ás 17.00 horas a Tradicional Procissão ao Calvário.
     Recolhendo à Igreja Matriz.
     Orientam  estas Celebrações Festivas o Agrupamento de Escuteiros 901
desta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
     Pede-se a Colaboração de Todos e faz-se um apelo à Criatividade,Inovação e Participação.
     Em tempo de dificuldades económicas e financeiras devem evitar-se exorbitâncias e despesas excedentárias.
     Daí que se pede a colaboração de todos.
1.Os andores podem ser todos arranjados e enfeitados no ãmbito dos de mais anos.
2.As partes atapetadas do Caminho da Procissão que usam ser arranjadas podem continuar a sê-lo.
3.Havendo possibilidade conseguir-se-á uma Tuna para acompanhamento do cortejo e Procissão bem como de alguns foguetes.
4.É vontade dos Escuteiros do Agrupamento 901 dispensar as verbas que restem para a Feitura do Telheiro e Galilé do lado Sul da Igreja Matriz seguindo o exemplo do Pároco que dispensou o Folar da Páscoa deste ano para o mesmo.
5.Pede-se a todos para que sejam generosos.
6.Todas as ofertas são lançadas em listas próprias onde constará a pessoa que oferta mesmo que publicamente se conserve o anonimato.
 
O Pároco. P. António Teixeira Machado

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Festas em Honra de São Jorge e Santo António
Para o fim de Semana de 28 e 29 de Julho de 2012
Em virtude do fim de semana anterior 21 e 22 de julho
estar preenchido com tarefas interparoquiais
e não ter aparecido Comissão de Festas atempada,
As Festas realizar-se-ão  no âmbito das Festividades
e Celebrações Religiosas,
constando de uma Eucaristia Solene
ás 10. 15 h  Domingo dia 29 de Julho
e ás 17.00 horas a Tradicional Procissão ao Calvário.
Recolhendo à Igreja Matriz.
Orientam  estas Celebrações Festivas
O Agrupamento de Escuteiros 901
Desta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
Pede-se a Colaboração de Todos
E faz-se um apelo à Criatividade,
Inovação
e Participação.
Em tempo de dificuldades
económicas e financeiras
devem evitar-se
exorbitâncias e despesas
excedentárias.
 

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL