quarta-feira, 20 de junho de 2007

As Esplanadas de Verão...

Eu, tenho estado fora da nossa pequena vila, mas como as notícias correm como água para o mar, fui informado da recente polémica em torno de umas “ditas” esplanadas.
Que por acaso, e volto a referir por acaso, fui eu o “obreiro” dessa ideia, logo senti-me na obrigação, de me dirigir a um qualquer cibercafé, com o objectivo de esclarecer os que já tinham sido informados ou notificados, quer em “boca fechada” quer em “boca aberta”, quer pelas fugas de informação da autarquia, bem como outros, nomeadamente o Blog.

Eu, proprietário de um restaurante em Caldas de S. Jorge, a quando de uma notícia tornada pública no final de Janeiro – 2007, a informação que decorria era que o Ilha Bar, ia ser encerrado por motivos de final de contrato, bem antes de Junho do corrente ano. Como tal, elaborei uma proposta escrita, em que vinha o caderno de encargos, na qual eu, no início de Maio abria uma esplanada, no espaço entre as casas de banho, e a escadaria em frente à ilha bar.

As propostas foram entregues em mão, aos três elementos da Junta de Freguesia, Sr. Fernando Coelho, Sr. Martins e o Sr. Jorge Pinto. Na qual foram informados que eu pagaria uma renda, NUNCA INFERIOR A QUINHENTOS EUROS MENSAIS. Pena é que a resposta das esplanadas só tenha vindo no início do mês de Junho, dois meses após o prazo dado, para a resposta. Com esses dois meses era muito fácil ter conseguido os patrocínios para as respectivas animações, decorrentes da abertura. Quando chegou a resposta, eu achei por bem recusá-la, pois estava como se diz na gíria “fora de validade”. Ao contrário do que se diz, ninguém sem ser eu desistiu, visto só ter havido uma proposta válida, logo ao contrário do que se fala em que ouve várias propostas.

Com a entrada do novo presidente da Junta, foi-me proposto pelo Sr. Martins (grande defensor das esplanadas), que tinha sido aprovado por todos elementos da junta, caso eu estivesse interessado em tentar dinamizar aquela zona, que teria todo o apoio da Junta de Freguesia, pagando só no final a renda, mediante os resultados concretizados, pois no entender da Junta e diga-se que no meu também, trata-se de um investimento não só particular como da autarquia. Deve-se dizer que não é novidade esta maneira de agir, levanta-me alguma perplexidade o espanto de certas pessoas, pois no tempo do Sr. José em que ele era presidente, concedeu o Ilha Bar aos meus pais, tendo como objectivo principal, não a obtenção de lucros mas sim a limpeza da toxicodependência e de vândalos, bem como a dinamização da freguesia (Proposta essa que deve ser louvada e enaltecida), pena é que a junta que se seguiu na altura teve pouca visão para continuar esse trabalho, e depois toda a freguesia sabe a história. No entanto visto eu já ter coisas marcadas, tornou-se quase impossível a aceitação, diga-se com muita pena minha, pois sei que COM ESTES TRÊS ELEMENTOS DA JUNTA, O TRABALHO VAI A BOM PORTO.

Desde o início, o meu objectivo era que a zona não perdesse a rotina, e a dinâmica de outros tempos. É claro, que ninguém no estado dito normal, não iria pensar que o objectivo final não passasse, por ter um saldo positivo do investimento. Alias, se não for pensado assim o investimento não é dinâmico, logo iria ser um estabelecimento rotineiro, como já existem outros no mercado. No entanto, ao contrário da maioria das pessoas, o saldo positivo, não significa “dinheiro em caixa”, o chamado lucro em euros reais. O saldo positivo vai muito para além dessa visão minimalista, sem futuro e sem empreendimento que muitas pessoas falam. O saldo inicialmente pensado, era o mesmo que tivemos o ano passado na organização da festa do S. Ovídio, na vila de lobão. Pois esse saldo passa pela publicidade agressiva, no local em que era organizado várias festas da nossa inteira responsabilidade. Mas isto é algo que é difícil de entender para que não é dinâmico ou empreendedor.

Ao contrário de muitas pessoas, eu gosto da terra em que vivo, sou autóctone de Caldas de S. Jorge, e sinto-me muito frustrado por ver o caminho que a nossa Vila leva. Basta para isso ver como eram as noites da vila à seis anos atrás, para entendermos que caminhamos para o declínio, e para o inicio de uma era em que a toxicodependência está a voltar, os assaltos a aumentar, a delinquência juvenil de indígenas da terra é uma realidade, em que a esperança e as oportunidades de valorizar os jovens escasseiam. È ver como a degradação e o abandono da zona envolvente das termas aumenta de dia para dia, (Fabruíma; Loja do Sr. Ilídio, Casa da Pines; antiga Orim; Pensão do Parque; Casa do Dr. Carlos; Antiga casa da São do Castro e ex. Junta de Freguesia; a zona do Ilha bar; etc.). Razão pela qual, sempre que posso tento valorizar a terra em que eu cresci.

Para terminar, visto que o texto já vai longo, tenho muita pena de não ser possível “o mais certo” as esplanadas este ano nas Caldas de S. Jorge, pois certamente iria criar um novo dinamismo que a freguesia já à muito perdeu e continua a perder em detrimento das outras freguesias nomeadamente Fiães. Concluindo este esclarecimento, deixo uma ideia “boa ou péssima”, porque não juntarem; O Apeadeiro e o Plátanos com o objectivo de criarem uma animação conjunta, para ser feita em cima do lavadouro. Podendo encerrar a rua, tendo cada um dos bares, mesas e cadeiras ao ar livre e um respectivo balcão para cada um, com preços uniformizados!!! Fica aqui algo que por mim seria do interesse dos dois.

Com consideração me despeço,

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso.

30 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado, Angelo !
Venham as esplanadas!

Para o Ano será melhor!

Anónimo disse...

Nesta terrinha de que tanto gostamos é só dor de corno.
Venham as esplanadas.

Anónimo disse...

MEU CARO ÂNGELO, NUNCA UMA RESPOSTA FOI TÃO BEM ELABORADA COMO ESTA, É DE ENALTECER QUANDO AS PESSOAS NÃO SE ACANHAM, E PÕE OS PONTOS NOS "I`s" ASSIM FICOU ESCLARECIDO COM TODA A VERDADE, QUAL A VERDADEIRA PROPOSTA, E NÃO AS MENTIRAS QUE POLIFERARAM NA FREGUESIA. PENA É QUE NÃO ACEITES ESTA OPORTUNIDADE POIS A FREGUESIA FICAVA A GANHAR...
PELO QUE SEI ESTÁS FORA DE PORTUGAL, FAZ UMA BOA VIAGEM DE REGRESSO.

Anónimo disse...

Então Bar da Ilhá não funciona bem ?
Se não funciona bem
é pô-lo a funcionar!
Compôr o piso para para esplanadas!

Anónimo disse...

É de louvar, quem dá respostas diplomáticas, esclarecedoras sem atacar quem quer que seja. Acho que a maturidade que atingiste, tem feito de ti uma pessoa com ideias novas, sem que para isso tenhas necessidade de ofender o próximo. Sei que tens apoiado todas as associações da freguesia, mesmo sem a freguesia te apoiar, pois sei que vives com muito poucas pessoas da freguesia. A maior parte das pessoas na tua situação, preferiam manter-se no silencio e estando a “borrifar” para a Freguesia, pois se ela não te apoia!!! Mas tu não, estás sempre preocupado, mesmo durante as tuas “ supostas férias”, embora a maior parte das vezes não seres compreendido, pois tens uma visão um pouco futurista, pois conheces a realidade dos países mais desenvolvidos, coisa que para algumas pessoas só em 2020 se lá chegarem.

Anónimo disse...

o Ilha passa muito além de compor o piso, passa mesmo ou pela demolição ou pela reconstrução.

Anónimo disse...

ainda queriam mais que quinhentos euros!!! fogo, o ano passado, alguem fez uma proposta e ninguem escreveu a criticar, que além de não pagarem nada... ainda a Câmara tinha de contratar um segurança para vigiar o espaço, dar água e luz...

só mesmo nesta terrinha, que nada se faz, e quem quer fazer só leva com facas nas costas...

esta terra tem o que merece, agora aguentem, que já lá não moro,,, ainda bem....

Anónimo disse...

Estou a aguardar um comentário de alguém que muito foi contra as esplanadas.
Onde estão os que pensam que donos da verdade e da palavra?

Anónimo disse...

Ei! Caramba,
isto é que vai uma crise!
Então que mal tem colocar um contentor personalizado bonito, com uma inteligente e criativa esplanada,
com ciber-espaço,
umas tocatas de violino,
acordeão,
conjuntos de câmara, f
filmes ao ar livre,
documentários de outras terras e ouitras gentes,
com speech texts falados na língua de Camões,
com powerpoints ilustrativos em écrans gigantes,
com uma bica
ou um fino em boa conpanhia!?
Não vale a pena tentar?

Caramba isro não criativo e inovador ?
Ou deixamos o Parque das Termas aos ladrõezinhos e gatunos,
ao vandalozinhos das vizinhanças,
aos drogados, vadios e corrécios,
valha-nos .....

ESPLANADAS
JÁ DEVIAM TER VINDO
HÁ VINTE ANOS!

Anónimo disse...

quem fala assim não é gago. Quem ficou gago foi a pessoa que levantou falsas questões, e interrogações. Afinal a questão está somente na concurrencia e não no valor pago, pois quinhentos euros é tres vezes mais que a renda do ilha, e ainda tem de preparar tudo....

Anónimo disse...

Quem fala daquilo que não sabe, por vezes mais valia estar calado, pois esses valores que por aí se falam, não são bem a realidade.

Só quem não tem olhos na cara é que não consegue ver a proximidade de algumas pessoas com alguns elementos da Junta de Freguesia, porque será????

será só amizade, ou será que lhes convem???

Anónimo disse...

Por falar em amizades nao se estara a passar nas esplanadas o mesmo que se passou com o ilha bar a uns anos?
Alguns jogos de interesses e amizades que em nada favorecem a freguesia?

Anónimo disse...

só ñão vê quem não quer...
será que estes dois comentários não parecem estar metidos em gaiolas de pintasilgos...
fica levantada a poeira..

Anónimo disse...

pelo que foi dito, e não desmentido por ninguem que dé a cara, só ouve um candidato e até esse candidato, não aceitou...
oque é que tem a haver com amizades...
quem faz um comentário destes descabidos só pode ser quem fomenta o embargo da freguesia...não acham...
senão há oposição, não é nesseçario "lobies"

Anónimo disse...

agora só por que são amigos, ou melhor já o eram. pois só quem não se recorda que muito antes do sr. martins entrar para a junta de freguesia o restaurante deste Sr, pagou os equipamentos do ginásio do Sr. josé martins... mas o que era amizade antes agora é corrupção, façam umas grades e coloquem lá os elementos da junta. pois não pode haver amizades. mais ainda pelo que sei, todos os três elementos da junta são amigos deste Sr. Ou melhor "compadrios" pois agora não pode haver amizades.

dois anónimos que escreveram, foram os mais tristes comentários da história do Blog... tenham dó.

Anónimo disse...

com um bocado de sorte, conhecendo o gito como conheço, se o provocam, é motivo para ele aceitar a esplanada e dizer para estes Sr. tomai e comei, e se não se entalar engolei. pois só quem não o conhece é que pode dizer que ele anda a comprar os elementos da junta...

confundir amizades, e beneméritos com corrupção é de pessoas que nunca estiveram á frente de nada da freguesia, pois senão sabem como ele apoia as colectividades e associações, sem que ninguem lhe agradeça, ou melhor os três elementos da Junta reconhecem o seu valor.

Anónimo disse...

ele não quer as esplanadas, mas pode vir a querer, logo a freguesia ficava a ganhar, pois sei que ele tem qualidades de empreendedor como poucos, mas diga-se de passagem, ele alem de não querer, não precisa.

mas digo que nada tenho contra a opinião de quem não gosta dele,são opiniões.

Anónimo disse...

ei menino, ouvi dizer que chegas amanhã, não te esqueças para segunda feira, o 7/2 tambem parece que vai não é... e o martins agora parece que não pode ir com a malta, pois senão dizem que estás a criar suspeitas e não se se o nuno tambem pode ir pois pode haver jogo de conflitos, pois ele tem estabelecimentos de bebidas... o melhor é não haver jantar senão vamos todos presos... temos de fazer em códigos como o pinto da costa, café com leite, mas sem bolinhos nem chocolates...

hahahaha.

Anónimo disse...

vê-se mesmo que não sabem do que falam, pois não houve apenas 1 candidato as esplanadas mas sim 4.

mas com um concurso sem regulamento e com ta má organização e demora da parte da junta de freguesia, todos os candidatos desistiram.

Escrevam apenas do que sabem e não inventem....

Anónimo disse...

O anónimo acima, parece falar do que sabe, isto é, do QUE NÃO SABE.
SE FORAM 4 OS CANDIDATOS INUMERE 3 POIS 1 JÁ TEMOS. OU ENTÃO NÃO FALE DO QUE NÃO SABE.

Anónimo disse...

FOI...
FOI...
E FOI...

Anónimo disse...

e junto ao banco!!!!!!!!!
Nao terá sido mais uma proposta???????

Anónimo disse...

NÃO CHEGOU A SER ENTREGUE...

Anónimo disse...

e nao teve direito a convite?
porque????

Anónimo disse...

CONVITE!!!! O SR. NÃO DIZ O QUE SABE, NEM SABE O QUE DIZ....
ISTO NÃO É POR CONVITES É POR PROPOSTAS...
QUEM NÃO APRESENTA NÃO TEM DIREITO A RECLAMAR...

Anónimo disse...

eram 4 propostas e para alem disso em vez de estarem em poder da Junta de Freguesia, andavam na mão de um elemento da junta, sem os outros as terem visto.
quererá isto dizer alguma coisa.....

Anónimo disse...

como é que se faz propostas a elementos e não à junta de freguesia!!??
isso é que é amizade e compadrio, mais nunca vi ninguem que apresentou propostas a dizer algo, a não ser este, terceiro o silencio dos outos elementos quer dizer algo!!! não??? quere dizer que o Sr. é mentiroso, diga quem foras os outros tres candidatos... não fale de cor identifique-os, e porque razão eles não se queixam!!!

Anónimo disse...

muito bem..

Anónimo disse...

é só mentiras, porque razão ninguem se queixa...

é mais uma mente iluminda das caldas, que procura o embargo ao desenvolvimento.

Anónimo disse...

Perguntem ao senhor Martins (elemento da Junta de Freguesia) quem foram os outros candidatos, pois foi o proprio que disse que lhe entregaram 4 propostas.

Agora Chamem-me mentiroso....