segunda-feira, 25 de junho de 2007

Personalidades Relevantes...


Vou pedir um trabalho de pesquisa a todos quantos se interessem por estas coisas.
Quem terá sido a primeira mulher de S. Jorge a concluir um CURSO SUPERIOR, não importa em que especialidade. Para simplificar, quem terá sido a primeira Doutora de S.Jorge?

Eu fiz a minha pesquisa e cheguei a uma conclusão, mas como posso estar equivocado,aguardo eventuais dados mais correctos.

Ass: José Pinto da Silva

21 comentários:

Anónimo disse...

Essa coisa de "Doutora" e "Doutores" só mesmo no nosso país.
Aliás tem-se visto como esses "Doutores" altamente "letrados" se lembram da terra nos momentos importantes:
-"Óh querida, pode-se deslocar comigo no fim de semana de páscoa lá à aldeia?"
-"Gigi, meu amor, não me leves para essa terrinha pobre, de iletrados..."
-"Há... Mas eles querem fazer-me uma festa"
-"Tá bem meu anjo. Eu vou. Mas não me peças para lhes dar um beijinho".

Senhores: em que é que o estado dessa "doutora" contribui para a minha felicidade ou da felicidade de Caldas de S. Jorge?

Anónimo disse...

Pinto da Silva contesta,

O anónimo, agora que toda o "bicho careta" é quase obrigado o aceder ao ensino superior, não imagina a quase heroicidade que era necessária para se chegar à universidade. Não marcará ninguém, nem trará nenhuma felicidade especial, mas poderá ser uma marca. A primeira mulher de cá que chegou à licenciatura.

Anónimo disse...

Eu preferia enaltecer as várias "mulheres de cá" que têm o mérito de singrar não na Universidade mas na Escola da Vida.
E tenho a certeza, são muitas.
Essas, muitas dessas, participam no pulsar da freguesia.

Anónimo disse...

Refuta Pinto da Silva,

Porque não enaltecer todas que singrem? O facto é que houve uma que, muitos anos passados, foi a primeira da terra a obter uma licenciatura. Por certo não é do tempo em que, por ex., quando terminava o curso um padre era motivo de uma festa muito grande nas aldeias.
Para agora não tem relevância nenhuma, mas tinha há 30/40 anos.

Anónimo disse...

Pois...mas como disse e bem "há 30/40 anos". Essa senhora que não sei quem é, e por isso estou à vontade, teve mérito o seu mérito. Se for assim também será interessante saber quem foi o/a 1º combatente do ultramar, o/ 1ºpresidente do C.S.Jorge Sport Club e por aí fora. Nunca mais acaba. É SÓ FESTAS MAS SEM ESPLANADAS CLARO.

Anónimo disse...

E porque não ter esses dados? Não deixaaria de ser curioso. Quanto ao primeiro combatente nas colónias, acho mesmo que mereceria destaque.
Foi muita pena para a freguesia que essa primeira licenciada, se eu fiz boa pesquisa, tenha falecido ainda tão jovem.
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Volta José Pinto da Silva,

Sem prejuizo de, eventualmente, poder surgir informação contraditória, a minha pesquisa ditou que a primeira mulher licenciada de S. Jorge foi a Dra. MARIA INÊS RIBEIRO ALVES DE SÁ,nascida em 10 Janeiro de 1948 e falecida em 7 de Julho de 1980, tendo-se licenciado no ano de 1970 na Faculdade de Medicina do Porto.
Foi sepultada do cemitério desta freguesia.
Via e-mail foi passar uma foto da Dra. Inês e estou à espera de uma outra tirada mais próximo do fim da vida. Por ora não consegui outra.

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso saber quem é a primeira sra.a concluir um curso superior desta terra, até poderá servir de incentivo para algumas iniciativas junto dos nossos jovens.
Mas mais importante será saber como decorreu o ano lectivo que agora termina, e com que médias terminaram o Ano os nossos jovens, e ver se não haverá de facto muito mais a fazer para que os nossos jovens se venham a tornar os licenciados de amanhã.

Anónimo disse...

Comenta Pinto da Silva,

É capaz de não ser fácil saber, na generalidade dos casos, como correram os exames dos nossos estudantes. Eles não andam por aí a divulgar isso. Assim mesmo e se houvesse meio de coligir dados, seria, de facto, interessante poder-se comentar, genericamente, o aproveitamento médio dos estudantes de Caldas de S. Jorge nos diversos estádios do ensino.
Como? Não imagino

Anónimo disse...

Nada de errado ha com os jovens da nossa terra, tenho quase a certeza que as suas médias é equivalente à de todo o país.
Se algo de errado ha no ensino, só poderá ser resolvido/melhorado ao nível organizacional e não exigindo mais jovens da nossa freguesia.

Anónimo disse...

Vem José Pinto da Silva

"É SÓ FESTAS MAS SEM ESPLANADAS CLARO". Como são demasiados anónimos, respondo ao que escreveu o que vai entre comas. Pus-me a brios e acho que descobri quem foi o primeiro soldado de S. Jorge mobolizado para a guerra nas colónias (Angola). Tenho como referência que já tinha passado à disponibilidade há mais de um ano e foi de novo chamado para ser mobilizado. Não indico o nome, porque, como mora agora fora de S. Jorge, não pude falar com ele ou com quem me possa fornacer dados concretos, nomeadamente, situação actual. Voltarei em breve. O que localizei, ou outro, merece uma nota de destaque.

Anónimo disse...

Poderá não ser fácil saber como correram os exames dos nossos alunos, mas certamente não será mais difícil do que descobrir quem foi a primeira mulher desta terra a ter um curso superior.
De certo não haverá nada de errado com os nossos alunos, pelo contrário, acho até os jovens desta terra muito dinâmicos, mas não me queria resignar aos resultados nacionais que vêem a publico todos os anos. E não se trata de exigir mais dos nossos alunos, mas sim rentabilizar as suas potencialidades.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caro anónimo anterior:
Mas essa certamente não era DOUTORA!

Anónimo disse...

Acho a ideia interessante, numa freguesia onde se vai "homenejantando" proibindo a mulher !!! Um elogio também por esta razão. Já agora gostaria de saber se o autor se refre a licenciada ou Doutorada, que, como bem sabe o próprio, é bem, mas bem duferente! Um abraço, Jalmires Gandra.

Anónimo disse...

Há minutos fiz um comentário . Agora quero ressalvar as palavras "refere" e diferente". Peço desculpa pelo lapso. JG

Anónimo disse...

Informa José Pinto da Silva,

A Dra. Maria Inês era licenciada em Medicina, como de resto está expresso na primeira nota. Entrou no exercício da medidcina e não seguiu a via acadáemica.
Fiquei a saber que "homenajantou" com proibição da presença de mulheres. Ter-se-á referido ao jantar dos "portistas"? Por sinal esteve uma mulher o que contraria o princípio da proibição.

Anónimo disse...

Não disse que "homejantei", e a razão pela qual não o fiz foi precisamente, pela proibição (foi-me imposta!) Também soube que realmente esteve presente uma senhora. Falta saber, porquê!Por ser esposa de pessoa julgada importante? Não acredito, vou mais pela falta de firmeza, ou... de uma coisa que não quero dizer, porque este sítio deve ser respeitado. Claro que me refiro ao jantar citado.Fique é, bem claro que nunca pactuarei com actos retrógados! Não estive lá, e não é por isso que sou menos portista, afinal já ando "nisso" desde 1956! . Voltando ao assunto da primeira licenciada da nossa terra, creio ser a Maria Inês, como lhe chamavamos. Com doutoramento, acho que irá ser mais difícil encontrar a primeira, se é que houve. De qualquer maneira, foi bom recordar a Maria Inês! Cumprimentos por isso. JG

Anónimo disse...

N�o sabia que a primeira licenciada em S. Jorge tinha sido a Dra In�s. Cheguei a conhec�la e achei-a uma pessoa muito interessante e interessda. Mais tarde houve outra licenciada em Medicina em 1982. Posso garantir que foi muito dif�cil ingressar num curso supewrior, n�o pelas notas, n�o havia os n�meros clausulus que infelizmente agora exisrtem e muito injustamente, pois quase s� os alunos com muito boas condi�es s�cioecon�micas e familiares � que o conseguem. Mas h� 40 anos uma menina "de boas fam�lias" de Caldas de S.Jorgr, n�o ia para o liceu. Quando muito is para o magist�rio prim�rio ou para um cueso da escola comercial. e uma rapariga em Medicina, era como que "perdida". Eu sei porque passei por tudo isso. O meu av�^ durnate 3 anos n�o falou com os meus pais e tive de suportar a indiferen�a deles e de muita gente de S. Jorge. Felizmente que a mentalidade mudou e temos actuamente jovens mulheres ou homens licenciados em v�rias �reas. Com tudo isto n�o quero sobrep�sme aos n�o licenciados, quero frisar que era muito dif�cil sair do lar, da nossa terra, perder o nossos amigos. Valeu a pena.
Pinto da Silva para quando homenagear oa Professores prim�rios de S. Jorge?Quase toda a popula�o de S.Jorge passou por eles.Um abra�o. Maria

Anónimo disse...

Responde Pinto da Silva,

Ainda que o não tenha explicitamente divulgado, exerci bem recentemente uma tentativa de reunir todos os professores (não só primários)de S. Jorge e/ou em S. Jorge. Tenho de reconhecer que não fui muito bem sucedido na iniciativa. Não me terão compreendido a intenção todos(as)
os que convidei. Se a adesão tivesse sido outra, teria aproveitado a oportunidade para
quase um a um recordar todos os
professores, com algum destaque para os primários. Nessa organização tive o grande gosto de conversar com a Sra. D. Alice que já era professora em S. Jorge quando em 1946 entrei para a primária. Quero dizer à ilustre Maria que andei semanas a procurar o nome de todos os professores que deram aulas nas escolas de S. Jorge. Tenho o nome de todos (salvo algum lapso de cópia a partir de livros bem antigos) e fiz essa recolha para tentar reunir o maior número possível. Não vi muito apoio e...tive medo.
Como eu recordo com saudade o Prof. Carlos e a D. Prudência!!
É tema para desenvolvimento

Anónimo disse...

Quero louvar e engrandecer...

Quero louvar e engrandecer o trabalho do Senhor Pinto da Silva no trabalho de organizar uma nota sobre a Dra. Maria Inês Ribeiro.
Compreendo a sua dificuldade e entraves encontrados.
Não é nada fácil elaborar uma nota para pessoas relevantes.
É preciso encontrar a afinação certa e a sincronia no essencial da informação certa.
Acho muito bem que se faça uma homenagem aos senhores (as) professores (as) da nossa Vila!
Fica bem a gratidão de quem tem um coração bom!
Portanto vamos a isso!
Os professores (as) são os escultores das mentes, dos corações e das vontades!
PARABÉNS, SENHORES PROFESSORES!

Quanto aos alunos da nossa Vila há de tudo.
Mas há os que são e muito bons!
Alguns são professores, engenheiros,arquitectos,economistas e outros!
Mas interessante não são peneirentos,
orgulhosos
e vaidosos!

EXCELENTES! PARABÉNS.

Já agora desconhecem que o ABADE DA VILA DE VALDAS DE SÃO JORGE
todos os anos dá um Prémio aos melhores estudantes
dos anos do 2º,3º Ciclos
e do Secundários que preencham os parâmetros:
- Terem seis cinco ou seis notas de 16 valores no Secundário.
- E terem a frequência da disciplina de EMRC.
E todos os anos aparecem alunos que preenchem esses parâmetros e são premiados.

Com quê ?

Uma Caneta Parker ou Pelikan
( estas já se esgotaram) e um caderno de Desenho
e de Escrever!
Ainda mantem esse prémio.
Quem vao ser os deste ano de 2007?
O meu dedo mendinho... advinha que há alguns este ano!
Se eles aparecerem e derem licença vou mandar a fotografia nota neste blog!

ATM

Ah! Eu não sabia!?...