Os tectos de 20 jardins-de-infância e escolas do concelho de Santa Maria da Feira têm amianto, situação já detectada pela Câmara Municipal. A autarquia está a resolver o problema.
O amianto foi detectado no tecto de duas dezenas dos 190 estabelecimentos de ensino que a Câmara de Santa Maria da Feira tutela. A autarquia já está a tomar medidas, mas sublinha o facto de não haver contacto entre os alunos (bem como professores e funcionários) e a substância.
"As coberturas serão substituídas", garante o vereador da Cultura, Amadeu Albergaria, que não adianta datas, apenas assegurando que, já no próximo ano lectivo o problema estará "substancialmente resolvido".
O responsável autárquico sublinha que "este não é um problema apenas de Santa Maria da Feira", uma vez que "há centenas de escolas e tribunais no País" com o mesmo tipo de material nas infra-estruturas.
O amianto é uma fibra mineral natural, extraída de algumas rochas. Foi utilizado em diversas indústrias, até que se descobriu o perigo que constituía para a saúde pública.
O perigo desta substância reside na inalação das suas fibras. Quando alojadas nos pulmões, provocam uma reacção do organismo, que tenta eliminá-las. Este processo de defesa do corpo humano leva a que sejam libertadas outras substâncias.
E essas, além de se revelarem incapazes de destruir as fibras do amianto, agridem os pulmões, provocando doenças, entre as quais o cancro. A União Europeia proíbe, desde 2005, o uso deste material.
Nesta lista está como não podia deixar de ser, a escola de Azevedo.
Sem comentários:
Enviar um comentário