quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Termas de S.Jorge recriam banhos públicos da época medieval

As Termas de S.Jorge envolvem-se no espírito da Viagem Medieval e recriam os "banhos públicos" existentes na época medieval. Na área junto ao Castelo, as Termas de S.Jorge retratam a prática dos "banhos" nos séculos XIV e XV, presenteando os visitantes do evento com momentos de relaxamento e descanso, depois de um extenuante percurso do centro da cidade até ao Castelo. Neste espaço denominado "Banhos de S.Jorge" será proporcionada a possibilidade de realização de um circuito de "banhos".


"Os banhos privados eram muito chiques e também comuns a homens e mulheres. Muitas vezes as refeições eram tomadas na água, estando as mesas colocadas sobre os tanques. Nesta altura, era permitido ir aos banhos dos outros para cavaquear, jogar, descansar o espírito... Existiam alguns banhos considerados terapêuticos, cujas virtudes eram detalhadas em letreiros colocados em cada banho. Aí afluíam doentes de todas as regiões: em cada banho existia uma fonte de água fervente e água fria para esfriar a água quente."

As Termas de S.Jorge pretendem assim retractar as práticas ancestrais do termalismo que remontam a épocas tão distantes como a época romana e medieval bem como a sua cultura de convívio, lazer, saúde e bem-estar. Com esta acção, o balneário de S.Jorge pretende valorizar a actividade termal, demonstrando a todos os visitantes a sua importância ao longo da história e na actualidade.

Actualmente o termalismo vive um novo apogeu, em que as pessoas valorizam a sua saúde e bem-estar, aliando também a componente social. As Termas de S.Jorge são um bom exemplo disso, pela renovação e ampliação do balneário e pela diversidade de oferta termal.Visite os "Banhos de S.Jorge" e usufrua de momentos de relaxamento!

2 comentários:

Anónimo disse...

caros anonimos que atentam contra a minha pessoa:

como tenho vindo a escrever nada tenho a ver com nenhum dos dois blogs de Caldas de Sao Jorge. Mais informo (novamente!) que quando publico algo assino, dou a cara, ao contrario de muitas outras mentes menos felizes que se escondem atras do anonimato, anonimato este que lhes da a força para viverem o dia a dia das suas tristes vidas; para dizerem aquilo que a covardia nao os deixa dizerem cara a cara!

ps - tenho pena de nao ser professor de portugues; talvez assim nao desse tantos erros na minha escrita......

- como tenho sempre uma vontade enorme de aprender deixo á consideração dos entendidos na materia a correcção ortografica dos meus comentarios e noticias (nao será um trabalho arduo pois todas/os estao assinados)

- tenho pena de ainda nao ter sido convidado para fazer parte de um dos blogues ou mesmo dos dois (afinal se tenho a fama porque nao ter o proveito?)

ADMINISTRADOR DO C.S.J. disse...

Exmo. Sr. André Santos.

Estaria a ser falso se digo que não li as criticas “estúpidas” e “inaceitáveis” de um anónimo num outro Blog.
Mas não deixa de ser verdade que a sua critica aqui neste Blog, não tem fundamento. Como sabe aqui neste pequeno grande espaço, atitudes dessas levam logo “lápis azul”, pois embora já fomos criticados por ser rígidos, mas é assim que nos queremos manter.
Acho que na minha opinião, deve enviar um protesto ao administrador do Blog, tentando saber o porquê de pactuar e aceitar a proliferação de atitudes que nada dignificam, quer o autor dos textos, quer o Blog.