quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Não à destruição de pegadas de dinossauro com parque de sucatas


Está em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental do Parque de Reciclagem de Sucatas em Santa Maria da Feira. Esse estudo está disponível nos Serviços Técnicos das Câmara Municipal. Foi estabelecido um período de tempo que decorre entre 14 de Agosto e 12 de Setembro para que os cidadãos possam consultar esse documento e pronunciar-se sobre as conclusões encontradas. Este procedimento administrativo pretende envolver as populações, alertando-as e responsabilizando-as para as consequências que esse equipamento pode provocar no meio do local indicado.
O presente caso, de forma estranha e irracional, foi arbitrariamente escolhido pelo Sr. presidente da Câmara em reunião da AMTSM (Associação de Municípios Terras de Santa Maria) para os terrenos da Quinta da Lage, de Pigeiros.

Como cidadão interessado em acompanhar os problemas do meu concelho e contribuir na sua melhor resolução, dirigi-me aos Serviços Técnicos. Analisei o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) de forma sumária e não técnica. Será oportuno adiantar que acompanho este dossiê sem fundamentalismos ou extremismos de espécie alguma. Apenas pretendo ajudar a encontrar o local que menos problemas provoque no Meio Ambiente, preservando-se a identidade e a História do local escolhido. Destruir, só o inevitável.

A construção de um parque de reciclagem de sucatas é vital para dar resposta à enorme quantidade de sucatas existentes no Concelho, funcionando a sua grande maioria em condições degradantes.

É um equipamento que pela sua natureza provoca implicações graves com custos elevados para a envolvente onde for instalado, desde a elevada impermeabilização dos solos devido à grande concentração de construção, à iminente poluição do ar com a evidente instalação de unidades transformadoras de metais compactados em barras metálicas (biletes) através da fusão desses metais cujo processo de transformação produz poluentes emitidos pelas chaminés dessas fundições para a atmosfera.

Consequentemente, a realidade do local escolhido para o parque vai ser negativamente alterada.
Assim sendo, o processo de localização deveria merecer os maiores cuidados técnicos, procurando sempre encontrar a melhor solução.

Foi com esta preocupação que analisei os três volumes do Estudo de Impacte Ambiental elaborados para o PERM – Pigeiros (Parque Empresarial de Reciclagem de Metais de Pigeiros) disponíveis na Câmara.
Após algumas horas de consulta, consciente da realidade encontrada, manifesto vivamente a mais profunda indignação pela passividade e ligeireza como foram abordados os seguintes impactes:

– a destruição de vestígios rupestres, pegadinhas de dinossauro;

– a destruição de um grande lençol freático de água;

– a negligência quanto à área de protecção das Termas de Caldas de S. Jorge;

– a falta de informação sobre os impactes da via rápida Feira- Arouca;

– a falta de justificação pela ausência de Estudos de Avaliação do Impacte Ambiental nos outros dois locais indicados pelos projectistas do Plano Director do Parque de Sucatas no Entre-Douro e Vouga.

Desenvolvendo com mais detalhe a consulta pública realizada, constatou-se que:

1 – Falta de justificação técnica quanto à escolha do local em estudo

1.1 – No volume III do EIA, na pág. 15/42, pode ler-se em alternativas de localização:
"Em reunião da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMSTM), o presidente da Câmara da Câmara de Santa Maria da Feira indica que se faça um estudo de impacte ambiental só para a localização da Lage - Pigeiros, o que foi aprovado". De forma arbitrária e sem qualquer sustentação técnica, excluindo a apreciação de estudos de impacte ambiental para os outros dois locais indicados pelo PDIEDV (Plano Director Intermunicipal Entre-Douro e Vouga) elaborados pela empresa FASE-SA. ~

Qual a justificação para o desinteresse e abandono dos outros dois locais, tendo eles sido indicados pela equipa técnica?
Por que não se fizeram os estudos de impacte ambiental para os outros dois locais?
De forma arbitrária só um foi objecto de EIA, porquê?
A decisão política pela opção tomada pelo Sr. presidente da Câmara da Feira e pela AMSTM, deve ser sustentada tecnicamente, o que não aconteceu.
O processo de indicação do local não foi seriamente conduzido, apresenta gravíssimas irregularidades. Está viciado com insuficiências de sustentação técnica.

2 – Falta de rigor técnico na Caracterização do Estudo de Impacte Ambiental
Com o devido respeito pelo trabalho dos autores do EIA, no mesmo devem ser reanalisadas as seguintes questões:

2.1 – No Estudo de Impacte Ambiental não foram abordadas as implicações da passagem da via Feira-Arouca, cujo traçado em projecto é tangente ao Parque. Ora, falta o parecer do IEP-Estradas de Portugal. Já que não foi garantido um corredor de 200 metros para cada lado do eixo da projectada via. O respeito por esta obrigação inviabiliza a localização do Parque. Não esquecendo as alterações com a existência da mesma nos resultados com os mapas de ruído apresentados além de um aumento de impermeabilização de solos no local.

2.2 – No Estudo de Impacte Ambiental não foram avaliados na qualidade do ar os efeitos da existência de uma fundição, que obviamente pretendem instalar no Parque, para reduzir os metais compactados em barras (biletes de metais) através da fusão.

2.3 – No Estudo de Impacte Ambiental não foram suficientemente salvaguardadas as consequências do equipamento na contaminação da área de protecção das Termas das Caldas de S. Jorge, dadas as particularidades morfológicas do terreno e da passagem do Rio Uíma (recolha das águas pluviais) e a da sua passagem junto das Termas. (Ver pág 213 e 214 do Volume 2).

3 – Outras preocupações apresentadas pelo Estudo de Impacte Ambiental

3.1 – A existência de vestígios rupestres - pegadinhas de dinossauro

A localização de pavilhões do parque nos Sectores E e F, sobrepondo as pegadinhas de dinossauro, é inaceitável em pleno século XXI. Os vestígios arqueológicos devem merecer o nosso maior respeito e não serem vandalizados.
Na pág. 25, do Volume II, sobre o local escolhido, é citado: "Espaço físico com potencial arquelógico". O arqueólogo responsável pelo EIA, chama a atenção da aplicação de medidas especiais. Ora questiona-se, será que os vestígios das pegadinhas 1- Lage, são para enterrar no Parque de Sucatas ou serem envolvidas por pavilhões de betão e chapa?! Ou apenas objecto de palavras bonitas?!.. Não haja esse mau gosto… Não as considerem sucata, apesar dos seus milhões de anos de existência!

3.2 – A degradação da fauna e flora não devia ser uma inevitabilidade já que há outros locais onde podiam ser menores os respectivos impactes ambientais.

3.3 – Os pontos de ligação do saneamento/águas pluviais para as proximidades da fonte da Lage e para o parque de lazer merecem a maior preocupação em termos ambientais.

3.4 – No mesmo estudo, na pág. 10, Volume II, é dito: "em Janeiro de 2007, constatou-se que a água do fontanário existente estava contaminada". Efectivamente, é preocupante que o Estudo de Impacte Ambiental tenha sido realizado na única vez que a fonte teve a sua água contaminada. É muita coincidência! Tudo indica que a fonte foi de forma propositada e criminosamente contaminada para ser desvalorizado o seu interesse em termos hídricos. Todavia, a realidade é outra. A fonte tem capacidade para abastecer toda população das freguesias de Pigeiros e Caldas de S. Jorge, quer em qualidade, quer em quantidade. A avaliação dos recursos hídricos nestas circunstâncias, não são verdadeiros, são uma falácia vergonhosa.
Pelas razões expostas vai ser solicitada ao Sr. presidente da Comissão de Coordenação e
Desenvolvimento Regional do Norte que:
– Exija que a Associação de Municípios Terras de Santa Maria, responsável pelo Projecto do Parque Empresarial de Recuperação de Materiais (PERM), mande elaborar estudos de impacte ambiental para os outros dois locais indicados no Plano Director Intermunicipal Entre Douro e Vouga (PDIEDV).
– Após o conhecimento desses resultados se proceda à escolha da localização, decisão que deve ser tomada tecnicamente com base na avaliação conjunta dos Estudos de Impacte Ambiental dos três locais indicados pelo PDIEDV.
– Independentemente da solução final, que sejam salvaguardadas as protecções das gravuras rupestres (pegadinhas de dinossauro), a mamoela, a protecção dos recursos hídricos da Fonte da Lage, impedimento de se construir qualquer unidade siderúrgica no local, protecção das Termas das Caldas de S. Jorge tratamento das águas pluviais que são enviadas para o parque de lazer, as implicações da via Feira- Arouca, fundamental para desenvolvimento da região e que colide com a proposta de implantação do Parque.


António Cardoso

60 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo de opinião do António Cardoso.
De referir que o engenheiro de Pigeiros tem demonstrado uma persistência, fora do comum, na defesa da Quinta da Laje.
Com esta exemplar análise ao EIA do PERM, demonstra, claramente, que relativamente à instalação naquele local, do Parque de Reciclagem de Materiais, ainda vai correr muita tinta.
Esperemos nós...

Castro e Silva

Anónimo disse...

QUANDO ASSOCIAÇÕES COMO OS MORADORES DE ARCOZELO SE FECHAM EM COPAS, TALVEZ PORQUE NESTE CASO NÃO HÁ OUTRAS PEDREIRAS A RECEBER CONTRAPARTIDAS, ISTO NÃO DIZ RESPEITO A CALDAS DE S. JORGE.
ESTA MAMA NÃO DEVE TER LEITE,

Anónimo disse...

uma coisa é certa aqui nesta luta ninguem das caldas "mama" pois quem já "mamou" foi a junta de pigeiros, até neste caso somos coitadinhos.

Anónimo disse...

eu já tinha desconfiado que a fonte tinha sido poluida, pois sempre foi a melhor agua do concelho, menos uns dias antes do estudo???!!!
porque será!!!

Anónimo disse...

a associação dos moradores de arcozelo, só estão ao serviço do sr. martins, com um unico objectivo de o eleger para as proximas eleições.

Anónimo disse...

E Porque não, criar um grupo de acompanhamento em Caldas de S. Jorge, podendo ser liderado pelo Sr. Arq. Pedro Castro e Silva, pois é uma pessoa entendida na matéria e certamente contra esta abrração, que só não é vista pela junta de Caldas de S. Jorge, que afinal de contas, parece que para a Câmara pagar os 100.000€ de alcatrão exigiu o silencio deles.
afinal sempre existe um restinho de leite na "Mama".

É caso para perguntar, será que tem condições algumas destas pessoas para se candidatarem outra vez????
é sinal como a politica nas Caldas vai doente..

Anónimo disse...

como é 100.000€ para destruir o Futuro de Caldas de S.Jorge!

acho muito pouco, mas quando os pedintes são fracos qualquer esmola serve.

Anónimo disse...

isto está aqui um arame.

Anónimo disse...

Caldas de S. JOrge é uma freguesia, que não devia pagar aos autarcas, pois só deveria pagar por objectivos, e até agora ainda não foram compridos nenhuns.

O unico objectivo destes autarcas é o cheque no final do mês. Será disto que a freguesia Precisa.

Anónimo disse...

quem diria que estes queriam por a freguesia mais pitoresca..

Anónimo disse...

Não sejam assim tão maus.
Afinal de contas, o cheque não chega sequer para o combustível que cada uma gasta no seu automóvel particular.
Haja algum respeito pelos homens...

Anónimo disse...

mas não é por isso que eles o negam

Anónimo disse...

os moradores de arcozelo, estão a perder prestigio, pois se não tomarem uma posição dura sobre este tema.

Anónimo disse...

ATENÇÃO A UMA PORMENOR MUITO IMPORTANTE:

- Que se saiba, a história do Parque das Sucatas, é um tema já do tempo do anterior executivo; do tempo em que o Sr Coelho, o Sr Paiva e o Sr Pinheiro, lideravam os destinos da autarquia.

- Não se lhes conhece qualquer posição de afronta em relação ao Parque de Sucatas.

- E nessa altura, teria sido mais fácil bloquear e aniquilar qualquer pretensão de construir essa zona industrial;

- A agremiassão turistica de santa maria da Feira, na pessoa da sra distinta Teresinha das termas, também não levantou voz alguma na defesa das águas e do perímetro de protecção às termas;

- E a Associação de Moradores. Será que ninguém lhes paga a um advogado para os ajudar nesta causa?

- Tudo gente fora dos circulos do PS

Anónimo disse...

parece que neste caso, não existe umas pedreiras para pagar a defesa da causa.
e a terezinha das termas, está mais preocupada em dar livros para fazer esquecer o parque de sucatas.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário que refere que este é um problema que já devia ter sido equacionado e resolvido no tempo da junta anterior.
Afinal de contas eles é que eram os verdadeiros... "defensores" da irmandade caldense...

A.R.

Anónimo disse...

Era porreiro fazer lá uma esplanada com vista sobre o vale do uíma...

Anónimo disse...

é bom lembrar, que o presidente da junta de pigeiros é PS, e a Junta actual , com o sr martins e o sr, jorge, pessoas que souberam enviar cartas para o encerramento das pedreiras , não sabem ag0ora escrever.

Anónimo disse...

Mas falem da junta anterior... Têm receio?
O que é que eles fizeram?

NADA.
NADA.
NADA x NADA...

Anónimo disse...

está a ficar com mais comentários que no tempo do herminio

Anónimo disse...

Mas esta junta que fez!!!

Anónimo disse...

Afinal de contas quem é o Presidente?
Não é eleito pelo PPD?
Então ele agora já não vem dizer "SOU EU QUE MANDO NESTA PORRA".
Não tentem imputar as culpas ao Martins e ao Jorge Pinto.

Os proncipais respeonsáveis, quer queirão ou não, são os anteriores eleitos pelo PPD.

Agora, é verdade que os actuais menbros da Junta, também deviam fazer algo diferente do que apenas participar nos festivais de ranchadas.

Anónimo disse...

Vamos lá serenar.
Vamos discutir o assunto e não estas tricas e este diz que disse.

a.r.

Anónimo disse...

Ó pá, é o que faz a malta ter férias...
Vem com um gás...

Anónimo disse...

mais nada...

isso de termos pseudo autarcas a chefiar a junta, e os verdadeiros autarcas nos bastidores tem de acabar.

biba, toda a poluição


já agora, que é feito dos amigos do Uíma. O Sr. Alferes, já não recebe subsidios, agora não conta muito

Anónimo disse...

ainda existe amigos do uíma.???

Anónimo disse...

existem nos copos..

Anónimo disse...

A PJ já está no encalce dos criminosos que com a ajuda de um funil, poluiram com efluentes domésticos, a água que brotava na Quinta da laje.

Estão a fazer o chamado "...dois em um..."

Eu explico:
Como já estão nos finalmentes do "caso" recente dos navegadores de internet que querem ser diferentes, e que publicaram imagens comprometedoras do actual presidente, aproveitaram e já que almoçam todos os dias no Pedra Bela ou no Roda da Laje (às vezes vão à Taverna, ao lavrador, ao Dom António, à casa do benfica e ao vizinho), e deram um saltinho à Quinta da Laje.
Soube há minutos, que já retiraram algumas provas do local do crime.

Já agora, disse-me o procurador que está a acompanhar o caso dos navegadores da internet, que a coisa vai estar feia para alguns rapazes da vila.

Eu cá vou esperar.

Anónimo disse...

será que isto tem alguma coisa com a blogsfera, ou blogoesfera em ves de:

Anónimo disse...

quem será o réu.
no meu entender, não será nem mais nem menos, que o olhares, foi elel quem publicou, e pelo nome parece ser o nº2 candidato à junta de freguesia.

Anónimo disse...

eu ainda não vi nenhuma pessoa responsavel pela politica da freguesia a tomar uma posição.

- Que é feito do Sr, Herminio Mota.

- Que é feito do Sr. Jorge

- Que é feito do Sr. Martins.já sei amanhã é a entrega dos cheques de final de mês, querem apostar que vão estar todos na Junta de Freguesia.

Alerta! Alerta! que a freguesia está degradada e a morte é certa...

Anónimo disse...

A Nossa Teresinha "Teresinha Termas Bela", anda um pouco desaparecida, que se passa!

será que ela sabe o seu futuro,
que é o fim das termas e passar o edificio a um restaurante e uma sala de reuniões.

BOMBA, BOMBA, BOMBA, BOMBA:

alguem me pode explicar porque razão à dois anos na época alta as Termas tiveram que fechar uma semana????

Será que as análises da àgua deram inquinadas!!!
Porque não se falou nisso.

Porque razão teve as termas de acimentárem um poço à pressa.

Quando ouve derrame de combustivel poluente em cima do poço das termas será que foi comunicado às entidades oficiais.

Anónimo disse...

terá sido NAFTA::::

Anónimo disse...

Eu cá para mim, a culpa é toda dos senhores do PS.
Se tivessem desistido e o acordo que se falava entre O PPD e os Independentes, nenhum destes problemas existia.
No lugar de um parque de sucatas tinhamos um parque eólico.
No lugar de ervas daninhas, tinhamos um jardim florido por toda a vila.
No lugar de pedreiras, tinhamos um parque de diversões.
No lugar de um Ilha, tinhamos várias esplanadas.
No lugar de moínhos abandonados, seríamos os maiores produtores nacionais de farinha de milho;
No lugar de uma casa da pines, teríamos dois grandes hotéis.
No lugar de fontanários poluídos, tinhamos grandes espelhos de água.
No lugar de duas ou três lontras, teríamos, duas dúzias de lontras, e sete flamingos.
No lugar de um jardim bacardi, tinhamos um parque de merendas.
No lugar de uma fabruíma, tinhamos um parque de estacionamento à borlix.
No lugar de dois blogues tinhamos apenas o site oficial da junta e das termas.
No lugar de meia dúzia de ranchadas, tinhamos duas dúzias de ranchadas.
No lugar de uma escola, tinhamos um núcleo escolar.
No lugar de uma junta, tinhamos uma super-junta.
No lugar de comentadores de blogues tinhasmos coladores de cartazes.
Eu sei lá o que teríamos mais.

Anónimo disse...

E JÁ VISTE SE A JUNTA FOSSE COSNTITUIDA PELOS INDEPENDENTES E PELO PS?
- TINHAMOS AR E VENTO
- TINHAMOS CARTAS E MAIS CARTAS E MAIS CARTAS PARA FECHAR AS PEDREIRAS: MAS ATENÇÃO - ERAM ASSINADAS EM BRANCO, PARA OS SENHORES MORADORES DE ARCOZELO PODEREM ESCREVER O QUE LHES APETECESSE.
- TINHAMOS SEPULTURAS PARA VENDER À FARTASANA.
- TINHAMOS AR E VENTO.
- TINHAMOS AR E VENTO.
(Já tinha dito?)
- TINHAMOS AR E VENTO.

Anónimo disse...

o PS neste momento está a perder.

tem que requesitar os pesos pesados do partido para os salvar.

Anónimo disse...

biba os polititicos da bila, e os das caldas da teresinha...

Anónimo disse...

Vamos falar de coisas sérias?
OK?
Vamos lá...

Sabem do que se trata quando se fala em Perímetro de Protecção às Termas?
- Ele há o Perímetro Imediato, correspondente ao furo principal (edifício das termas)
- Ele há o perímetro intermédio, correspondente a um raio de algumas dezenas de metros em redor ao edifício termal;
- Ele há o Perímetro Alargado de Protecção.

Este último, que para o caso, é o que importa, abrange um raio considerável em redor das termas e vai, imagine-se...
Nem mais nem menos: área de abrangencia do PERM (parque de sucatas)
Existem alguns lotes e pavilhões previstos que incidem sobre esse tal perímetro alargado.

Isto não quer dizer nada. Mas também quer dizer muito.

Gostaria portanto de ver alguém da sociedade de turismo e das termas (talvez uma tal de Dr.ª Rosmaninho, ou o directo Clínico) a falar sobre o assunto.
Também pode ser o médico que tem um descapotável verde e que o estciona sempre em cima do passeio (qualquer dia passo-me com o gajo).

Meus amigos, estas coisas é que importam debater: se o PERM pode ou não trazer riscos para a razoabilidade da água das termas.

O Delegado de Saúde: ele como sabe um grande número de coisas, também devia dizer algo. Não é só mandar palpites para por mais um lavatório de pedal num café de esquina ou aplicar mais um aparelho para matar moscas por cima da porta de entrada de um talho.

Isto das sucatas também pode ter relação com a saúde pública.

Alguém já cá tinha sugerido a realização de uma Assembleia de Freguesia extraordinária para tratar esclusivamente este tema.

Eu reforço esse repto ao presidente da Assembleia.

guga.gago

Anónimo disse...

digo: exclusivamente

Anónimo disse...

que venha a assembleia de freguesia extraordinária, de que é que os politicos tem medo nesta terra...

para que serve o cheque se nem para os problemas da terra eles tem tempo, é este o tipo de politicos que queremos.

Anónimo disse...

Quem é o médico que tem um descapotável verde e que estaciona em cima do passeio?

Ai, ai, ai.
Vamos ver como é...

Anónimo disse...

é verdade, tem a mania do quero posso e mando, é o aliado nº1 da dr. teresinha.

Anónimo disse...

Qualquer dia aparece o carro com grafitado. E não me podem prender: é Arte...
E mesmo que possam eu digo: o sr GNR, esse gajo aí que tem a mania de andar com os cabelhos ao vento, estaciona sempre aqui e nós não podemos passar. Portanto, eu até pensei que este carro já fosse algum monumento, daqueles a que chamam elefante branco.
Nesses elefantes brancos, nos podemos pintar, não é verdade?

Anónimo disse...

já devia ter sido grafitado, mas quem é esse gajo que pensa que é, para poder vir estacionar em cima dos passeios.

mas a junta que temos ainda lhe beijam o cu.

Anónimo disse...

Por falar em passeios.
Por onde anda o senhor presidente da Junta?
Ninguém o vê.
É caso para dizer: DESAPARECIDO EM COMBATE...

Anónimo disse...

Meus amigos:
Quero-vos dizer que soube, de fonte fidedigna que o PERM vai mesmo avançar.
Nem que a vaca tussa.
E esperemos que o aterro sanitário que anda a ser negociado pelo barbinhas da cova não venha parar aqui perto de S. Jorge.
É que o pessoal, diverte-se a mandar umas boquitas anónimas neste blogue enquanto os tubarões decidem o futuro dessa terra.
Sabem, o problema é este, como podem ver nesta quantidade de comentários que já foram feitos, o pessoal das caldas tem a mania que são os maiores (já vem de longe) e é só blá, blá, blá.
Acções?
- Nicles.
Vejam bem que nem são capazes de manter uma discussão séria sobre o parque das sucatas.
Senhor Administrador, veja lá se põe mão nisto senão o excelente artigo do Cardoso, perde todo o efeito que poderia ter.
Quando é que os comentadores profissionais vêm falar sobre o assunto?
Há tantos: o Pinto, o ATM, o Pedro, o Angelo .
Deles ainda não li nada sobre o Parque das sucatas.

Eu nem vivo nas Caldas, mas interesso-me por tudo o que se lá passa.
E sou contra o parque de sucatas.
Sabem qual é a razão?
Porque me apetece continuar a olhar para a minha antiga terra com aquele ar mais ou menos puro.

Anónimo disse...

hoje a junta está aberta? é que se estiver aberta, os computadores devem estar todos ligados à internet e ao blog das caldas. se existem 3 é um para cada elemento da junta.
o herminio como tembem tem portatil, ao mesmo tempo que le os comentarios vai participando no curso de informática á distania, para ver se aprende a escrever no blog

Anónimo disse...

ó mimi

não baixes o nível

Anónimo disse...

Penso que está aqui um caso sério de mais para se estar a brincar aos comentários.
Assim apelava às pessoas ou organismo competente, para não descorarem este assunto que é de extrema importância para o bem estar da nossa Vila.
JAFPS

Anónimo disse...

em frente com a reciclagem de sucatas, é um mal bem menor que o actual.

já começam a cair no ridiculo os ambientalistas.

Anónimo disse...

E irá criar riqueza para o nosso meio, postos de trabalho, etc,etc.
só é contra quem trabalha para o estado,pq o dinheiro cai do céu, sem trabalho, roubado aos contribuintes.

Anónimo disse...

que riqueza vai criar este parque, quando o proprio estudo, diz que não vai criar postos de trabalho??

Anónimo disse...

vai ser uma sucata autonoma?
sim senhor alta tecnologia.

Anónimo disse...

E este blog que começava a ter algum nível...

Anónimo disse...

NÃO DEIXA DE SER IRÓNICO, QUE PARA O PARQUE DE SUCATAS TRABALHAREM, TEM DE SER TRANFERIDAS AS SUCATAS QUE JÁ EXISTEM NO CONCELHO, PARA CÁ... LOGO SE ELAS VIEREM, TRAZEM COM ELAS OS FUNCIONÁRIO!!! SÓ COM UMA CONDICIONANTE, PROVAVELMENTE MENOS, POIS ESTÃO MAIS BEM DIVIDIDAS. RAZÃO PELA QUAL ESTE PARQUE NÃO VAI CRIAR POSTOS DE TRABALHO, MAS SIM MAIS DESEMREGO.

ISTO É PARA TI Ò SR. INTELIGENTE

Anónimo disse...

estes comentários na sua maior parte foram escritos todos à mesma hora pela mesma pessoa, não á necessidade deste género actitude pois este é um texto de grande qualidade, para ser sincero quase não precisava de o ler, basta ter sido escrito pela pessoa respeitada que é o sr. cardoso.

Anónimo disse...

A junta de pigeiros o ano passado não disponibilizou um autocarro para irem visitar um parque de sucata na zona de Lisboa, e verem o seu funcionamento?
Acho que não estou enganado, parece que quem foi ficou com boa impressão do que viu.

Anónimo disse...

Acho que distribuir as culpas é a forma mais fácil de sacudir a água do capote.
Provavelmente os autarcas são as pessoas que menos podem fazer.
Se realmente for construído o parque das sucatas na quinta da lage, nós caldenses e tambem os pigeirenses temos que aguentar com o fumo com o barulho e com a poluíção, com a perda dos vestígios arqueológicos e teremos que procurar novos trilhos para as aventuras. Todos ficaremos prejudicados.
Acho que ao invés de estarmos a atribuir culpas deveriamos fazer uma petição para que o parque das sucatas fosse instalado na mata das guimbras e que o dinheiro que vai ser gasto no Rossio passasse para a requalificação das margens do Uíma.
Já que temos a hipótese de dar a opinião na consulta popular, ao menos utilizemos esse direito..

Anónimo disse...

SIM ao parque de sucatas.

sucatas na margem do rio uima toda vida teve e nunca ninguem reclamou.
agora vão deixar de existir dezenas, e passará a ter apenas uma que cumprirá com todas as normas de segurança.

cumprimentos.

Anónimo disse...

Pinto da Silva:
Concordo com a referência a que o texto do António Cardoso está bem elaborado e bem fundamentado. Na continuação, de resto, das inúmeras intervenções que tem feito em vários palcos desde que
aparweceu uma brochura que se chamava, acho eu, Feira 2000 e onde era proposta a implantação do PERM na quinta da Lage. E nesse tempo houve algumas reacções bem violentas.
Nesta discussão pena é que demasiados anónimos digam coisas que nada têm a ver com tão importante problema.
Todo este movimento surgiu, a meu ver tardiamente, depois do anúncio da discussão pública, um instrumento regulamentar que, de modo geral, só serve para validar qualquer decisão já tomada. Quem percebe do assunto (técnicos de ambiente e de outras âreas já se pronunciaram e as suas ideias ficaram plasmadas no projecto (supostamente) em discussão. Os autarcas locais e o público deveria ter-se atirado ao ar logo que surgiu a proposta.
O anónimo de 1 Set às 1,20 AM "sugere" que se ponha o PERM no Rossio, na Feira. Eu há anos insinuei que poderiam instalá-lo nas imediações do Europarque.
Não acredito que a implantação naquele local tenha efeito directo na qualidade das águas termais. Isso não, porque a veia do aquifero, ao que se sabe, passa bem longe. Não será o mesmo quanto à eventual poluição do rio.
Mais e mais "refilação", pode nada adiantar, mas fere ao menos os ouvidos.