domingo, 16 de setembro de 2007

Moradores contra parque de sucatas. "hoje no J.N."

Mais de uma centena de cidadãos residentes na freguesia das Caldas de S. Jorge, localizada no concelho de Santa Maria da Feira, assinaram um abaixo-assinado contra a instalação do futuro Parque Empresarial de Recuperação de Materiais (PERM), vulgarmente designado de Parque das Sucatas, que vai nascer na zona limite da freguesia.

Temem que esta estrutura possa contribuir para a poluição das linhas de água e coloque em causa a qualidade da água que serve as afamadas termas.

Manifestações de rua são uma das várias hipóteses de contestação propaladas.

A instalação deste parque destinado à instalação das dezenas de sucatas que se encontram espalhadas pelo concelho de Santa Maria da Feira e concelhos vizinhos, assim como a valorização dos respectivos resíduos, está prevista para a Quinta da Lage, uma extensa zona verde, na fronteira entre as freguesias de Pigeiros e Caldas de S. Jorge.

Apesar de se situar, maioritariamente, em Pigeiros, os moradores das Caldas de S. Jorge, a escassos quilómetros de distância daquela freguesia, receiam perder a sua qualidade de vida actual.Na missiva, que está, presentemente, a ser assinada pela freguesia, consideram o Parque Empresarial de Recuperação de Materiais um equipamento "vital para regular o tratamento da enorme quantidade de sucatas existentes no concelho", mas não concordam com a sua localização, porque, dizem, "virá a provocar implicações ambientais graves".

Apontam como consequências prováveis da instalação do equipamento a poluição atmosférica, destruição de linhas de água, lençóis freáticos e flora.O espaço é, ainda, assinalado como de "potencial arqueológico", existindo vestígios do que designam ser "pegadinhas de dinossauro".

Estudo contradiz

Por último, os contestatários recordam que uma empresa da especialidade elaborou um parecer onde aconselhava estudos de impacte ambiental em três locais distintos, mas o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, acabaria por decidir colocar apenas a apreciação a zona da Quinta da Lage.

Salomão Rodrigues
In - Jornal de Notícias - On - Line.

3 comentários:

Anónimo disse...

não entendo como eles se dão bem.
andam sempre às cabeçadas, com ideias opostas, mas querem o cheque no final do mês.

a verdade é só essa.

Anónimo disse...

A posição tomada pelo partido socialista, só pecou por tardia.
resta dizer que o unico que não compriu o dever, foi mesmo o sr. presidente da assembleia de freguesia.
diz quem sabe que será o proximo cabeça de lista do PS, visto o sr. jorge ter demonstrado ser muito boa pessoa, mas nada mais que isso.

Anónimo disse...

Foi já publicado no blogue que no dia 28 vai haver uma Sessão da Assembleia de Freguesia, de resto obrigatória nos meses de Setembro de cada ano. Não se sabe se o PERM vai entrar na Ordem de Trabalhos, mas haverá sempre alguém que aborde o tema no período de Antes da Ordem do Dia. Estóu ansioso por ver inúmeras pessoas lá a debater este tema (se entrar na ordem de trabalhos)ou, pelo menos a assistir. É bom, saber-se que já se sabe quem é o próximo cabeça de lista do PS nas autárquicas!!! Aos fora do assunto diz-se que quem designa a lista de candidatos é uma estrutura que se chama SECÇÃO.E
...nesse órgão não se pensa nisso. Por ora.
Pinto da Silva