quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Testemunhos "Continuamos a falar de escutismo…….."


Testemunhos


Quem já esteve activamente no escutismo sabe bem que essa experiência perdura muitos anos e acompanha-nos ao longo de toda a vida. Para o ilustrar convidámos, por altura das comemorações dos 75 anos do CNE, vários antigos escuteiros, hoje individualidades da sociedade portuguesa, a responderem-nos a algumas perguntas relativas à sua experiência no Escutismo. Eis um exemplo:

Margarida Pinto Correia
Jornalista, Locutora de Rádio, Actriz

Fui Escuteira porque me apeteceu: umas amigas minhas do colégio onde andava tinham acabado de se inscrever no Agrupamento 230 - Olivais Sul - e desafiaram-me a "alinhar" com elas. O Escutismo pareceu-me uma excelente forma de prosseguir actividades extracurriculares, ao ar livre, com uma franca e activa postura católica saudável.

O que o Escutismo trouxe minha vida foi um reforçar de alicerces como pessoa e como agente em sociedade, para além de reforçar os alicerces da minha fé, e da vida em comunidade, aumentando ao mesmo tempo as minhas fronteiras físicas de independência, "desenrascanço" e responsabilidade.

O que mais recordo da minha experiência no Escutismo é da força que aprendemos a pôr em cada passo; na procura de reforçar laços de amizade, que se mantêm, embora distantes, até hoje. Na prática recordo-me, dos raids, dos acampamentos, dos longos fogos de campo a debater a essência humana e o que poderíamos ser "mais" do que julgávamos ser...

A mensagem que gostaria deixar aos Escuteiros de hoje é para que continuem a cortar amarras a cantar bem alto, a sorrir mais fundo e aprofundar a fé. São tempos de grande verdade e transparência que muito dificilmente reencontramos ao longo da vida de adultos. É fundamental acreditarmos que existe, para nunca mais nos esquecermos. Acreditem: Fica connosco para a vida!

Dia 22 de Setembro abrimos as portas…Atreve-te
Ser escuteiro é realmente um desafio......

CHEFE QUIM

Sem comentários: