domingo, 7 de outubro de 2007

Perda de identidade

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, identidade é um substantivo feminino e tem como significado, entre outras coisas, “o conjunto de características (físicas e psicológicas) essenciais e distintivas de alguém, de um grupo social ou de alguma coisa”. Por isso, quando perdemos a identidade, ficamos com pouco a que nos agarrar, como se fôssemos um corpo sem alma. É o que tem acontecido com Caldas de S. Jorge.

No que diz respeito às características psicológicas, parece-me evidente que toda a população, inclusivamente os membros políticos, parecem algo perdidos e sem identidade. Todos sabem que as coisas estão mal, alguns até apresentam algumas soluções mas apenas num aspecto todos estão de acordo: o descontentamento é geral.

Em relação às características físicas, todos compreendem do que falo. Qualquer vila, cidade ou região tem no seu centro o âmago da localidade. É óbvio que se espera que uma determinada região cresça como um todo mas, para tal, tem de haver um centro dinamizado, cuidado e especial, capaz de atrair os habitantes não só da própria freguesia como das freguesias circundantes.

Era o que se passava com Caldas de S. Jorge, que tinha na zona envolvente das Termas o seu grande atractivo. E é o que não se passa neste momento com Caldas de S. Jorge, que tem vindo a perder as suas características físicas, que a tornava num local particularmente apetecível, não só para os jovens como para famílias inteiras.

Agora resta-nos uma Fabruíma em ruínas, acompanhada pelo belo “par de jarras” que são a Casa de Pines e a cada do Dr. Carlos. A Pensão do Parque e o Ilha Bar juntam-se à degradação e ao abandono, para compor o quadro perfeito de destruição da identidade da terra. Claro que convém não esquecer o enorme contributo que a Junta de Freguesia nos tem prestado, para ajudar a compor este ramalhete de melancolia e desconsolo.

Parece-me evidente que, se esta identidade não está já perdida, Caldas de S. Jorge parece no pior caminho para a sua revitalização. E tenho a certeza que ninguém está interessado em ver morrer a identidade de uma vila com características físicas e psicológicas tão distintas como a nossa…

16 comentários:

Anónimo disse...

Este relambório é todo muito bonito mas não apresenta uma única solução...

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo anterior.
Todos nós já apontamos o dedo, demos algumas sugestões(boas ou más não importa), mas meter as mãos à obra...está quieto.
Resumindo, se calhar a nossa ex junta é o resultado da freguesia em geral.

Anónimo disse...

marlenefpaiva disse...
...dependerá muito de quem perdeu a identidade. Mas que já aguçou a minha curiosidade , lá isso é verdade. Força que eu apoio.
cumprimentos.

Sáb Out 06, 04:07:00 PM
Anónimo disse...
Que saudades da Desassossegada

Sáb Out 06, 05:17:00 PM
Anónimo disse...
Até que enfim a Pines....
Até que enfim a Pines já foi limpa ao seu redor!
Agora com o redor limpo ainda ficou mais feia!
E berra:tirem-me daqui!
Tirem-me deste filme!
Cortai esta cena!
Agora pá giratória na Fabruima!
E toca a fazer a palafita do Ilha-Bar!
Assim! Sim !
Parabéns Senhor Presidente da Junta!

Sáb Out 06, 05:56:00 PM
Detective disse...
A(o) menina(o) marlenefpaiva deve andar à procura da sua própria identidade...
Uma equipa de investigadores já está no campo.
E as primeiras conclusões acerca da identidade da(o) menina(o) marlenefpaiva, são, no mínimo, curiosas.
Parece que há aí "muitas mãos" a escrever o que deveria ser apenas escrito por duas (mãos).
Eu nunca me acreditei em falsos(as) profestas. Gosto sim de os desmascarar...

Dom Out 07, 12:22:00 AM
MARLENE F PAIVA disse...
Caro detective.
...Hà imenso tempo que não dava uma gargalhada assim. Devo portanto agradecer-lhe por isso. A minha identidade é exactamente a mesma que está por detrás do nome com que sempre assino os meus comentários. A saber : Marlene Fontes Paiva , filha do Sr Manuel Paiva ( conhecido na freguesia por "Manuel cuco" ) e da Santa Maria Goretti , minha mãezinha querida.
Sou também irmã do António , das "Pinturas Fontes" e do Joaquim e do Miguel e do Paulo e da Fátima.
Ora , se o prezado senhor detective , não consegue identificar a pessoa que está por detrás do seu próprio nome , permito-me concluir que algo de errado se passa com a sua vocação de investigador.( estou a brincar como é óbvio )
Aliás , devo-lhe dizer que já me fizeram essa pergunta e eu respondi a mesmíssima coisa , sem problema nenhum.
O que não compreendi lá muito bem foi o seu último parágrafo. Não tenho ideia nenhuma de ter profetizado o que quer que seja , Se o fiz , talvez me possa ajudar a recordar. o quê e quando.
Para terminar , e em relação ao que escrevo , o seu comentário é no mínimo lisonjeiro. Asseguro-lhe que este teclado só conhece as minhas mãos embora de quando em quando o meu marido me auxilie em algumas pesquisas. Portanto , e como vê , pode mandar recolher às cabines a sua equipe de investigadores porque não existe segredo nenhum em relação à minha identidade.
Melhores cumprimentos

Dom Out 07, 02:24:00 AM
Detective disse...
Pois... Pois...
Eu acredito...
Mas sabe, não é o que se diz por aí...

Dom Out 07, 02:06:00 PM
Anónimo disse...
José Pinto da Silva

Ao Anónimo do "ATÉ QUE ENFIM A PINES". Então acha que a Junta de Freguesia ou algum dos seus membros teve alguma coisa a ver com a limpeza que foi feita no terreno da Pines, agora pertença da Câmara? Há quantos meses não andava toda a gente a reclamar a intervenção (e a Junta também, claro). Calhou virem agora e at+e se pode perguntar se nã´0 poderá já ser dibitado este trabalho à próxima campanha.

Dom Out 07, 05:33:00 PM

Anónimo disse...

resumindo, este texto não trás nada de novo, toda gente sabe o que se passa na Vila, parece mais um texto de campanha politica do outra coisa, serão demasiadas palavras para defenir uma coisa bastante simples.

Anónimo disse...

eu gostei muito do seu texto, e mais uma vez nos faz reflectir para onde nós vamos e para onde as caldas caminha.

nunca é demais lembrar´que a realidade das caldas é escura, e que o futuro com estes candidatos epocritas não se avisinha muito melhor.

é não esquecer que foram estas pessoas que se demitiram e que tambem aceitaram trabalhar juntos mais dois meses!!!
é estas as pessoas que vão liderar as caldas de s. jorge

ZOUVINEIRO disse...

A equipa do Zouvineiro, vai levar a cabo o maior protesto alguma vez visto em Caldas de S. Jorge. Este protesto poderá contar com um rosto bem conhecido da terra para dar a cara e as acções publicamente.
Devo anunciar que este protesto vem de acordo com umas negociações secretas que estão a ser levadas por dois dos maiores partidos da freguesia com particulares.
Não deixa de ser verdade que a equipa do Zouvineiro não se calará se isto for avante, deixando mesmo uma ameaça de poder levar o caso a tribunal. Fica aqui lançada a expectativa.

P.S. Esta acção será feita mesmo que seja contrária à opinião do Administrador do CSJ, no entanto já lhe foi comunicado todos os contornos deste protesto.

Anónimo disse...

pelo que dizem, nesta "marosca" está envolvido o PSD e os Independentes.
Pelo que sei os particulares ainda não abordaram o PS e dizem que não faz sentido visto não serem candidatos à vitória.

Anónimo disse...

lamenta-se que os verdadeiros valores da freguesia continuem parados e nao se envolvam na politica. São os mesmos?
SOOOOOOOOCCCCCCCCCOOORRRROOOOO

Anónimo disse...

Até à data lembro-me de poucos que aprsemtaram soluções para a freguesia e desses destaco o sonhador do arquiteto que apesar de sonhar coisas impossiveis, parece saber do que a terra precisa
Concordando-se ou não

Anónimo disse...

Afinal quem é esse arquitecto sonhador?

Anónimo disse...

eu acho da minha opiniao que o governo público e a nossa freguesia esta muito parada.

Anónimo disse...

DESASSOSSEGADA OU DESASSOSSEGADO?....

ADMINISTRADOR DO C.S.J. disse...

É mesmo DesassossegadA. Posso dizer que é a primeira mulher a trabalhar no Blog, e é com muito carinho e gosto por este espaço que ela aceitou trabalhar com este grupo de amigos.
Só espero que haja mais pessoas dispostas a se juntar a esta equipa de amigos que trabalham em prol da terra, seja qual for o credo, partido ou mesmo raça.

Anónimo disse...

Este Blog tem tido uma evolução notável, a pluralidade das opiniões fica muito bem expressa, tanto nas publicações como nos comentários.
Continuem ...
Parabéns!!!
Relativamente ao Post, não nutrindo eu qualquer sentimento bairrista pelas Caldas (Não moro nem sou natural das C.S.J.), julgo que a Desassossegada pintou um quadro, com um traço que realça bem a realidade e o perfil sociológico dessa terra.
Os tempos que se avizinham serão decisivos para que se dê um impulso ao desenvolvimento das Caldas. Compete assim aos eleitores, tornar evidente, aquilo que verdadeiramente não querem para a vossa Terra.

Anónimo disse...

Pinto da Silva comenta:

Vou olhar para o comentário de ZOUVINEIRO e a propósito do anunciado protesto e sobretudo da frase: "... este protesto vem de acordo com umas negociações secretas que estão a ser levadas por dois dos maiores partidos da freguesia com particulares".
Aceitar-se-á que o PS tem sido na terra e na generalidade das eleições o mais votado, por conseguinte, o maior. Logo estará nessas maquivélicas negociações secretas. Dada a minha posição na estrutura partidária local, para haver qualquer negociação em nome do partido (local) eu teria que saber e teria inclusive de liderar essa negociação ou expressamente delegar noutro. Como tal não aconteceu, ou alguém anda a usar indevida e ilegalmente o nome do partido, o o Sr. Zouvineiro está a espalhar uma atoarda sem sentido. O que me parece estar a ocorrer. Mais calma, portanto.

Anónimo disse...

Pessoalmente, tenho pena que só haja uma mulher a participar neste blog e que não o faça de forma tão activa. Mas como se costuma dizer, o que ela escreve é pouco mas bom. Aliás, muito bom. Por isso quero expressar o meu apreço e esperar tal como o administrador que hajam mais mulheres a participar no blog e também na vida política.