segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Poda ou desbaste de árvores em S. Jorge?

Amigos do Uíma condenam intervenção e pedem explicações à Câmara, uma vez que nos últimos anos têm surgido casos semelhantes em vários pontos do Concelho.


A polémica está instalada em Caldas de S. Jorge. A poda e o abate de algumas árvores junto às Termas, à Junta de Freguesia e na Rua Domingos Oliveira Santos têm sido o assunto do momento na vila, dividindo opiniões. “Absurdo” para uns; “compreensível” para outros, o caso já levou a associação ambientalista “Amigos do Uíma” a vir a terreiro condenar esta intervenção que, em seu entender, está a fazer escola em várias freguesias do Concelho.
Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

In Terras da Feira Online.



8 comentários:

Anónimo disse...

Os amigos do Uíma, acordaram tarde, parece que foram obrigados.

Quanto ao presidente da junta, vir no jornal dizer que esta poda foi feita por especialistas. Mas que especialistas.

Anónimo disse...

especialistas em abate de árvores

Anónimo disse...

Em resposta a alguém que já não me lembro do nome mas se ele ler certamente vai enfiar o carapuzo, e que só me faltava de me chamar de ignorante quando eu disse que iamos ver se a poda iria chegar as árvores das termas, ai esta ela mais radical do que nunca.
Neste verão poderemos ver os turistas termais a descansar não á sombra mas sim ao sol da bananeira.
Tudo isto porque temos um partido no que o futuro não é para já.
Assinado CP

Anónimo disse...

Senhor CP,
é lógico para todos, que este verão não teremos tanta sombra como é habitual, ela aparecerá no próximo ano dentro do que estamos habituados, mas como em tudo, a natureza também tem os seus ciclos e penso que uma higiene de tempos em tempos é necessária e agradece-se.

Anónimo disse...

Por sinal vi ontem mesmo um cidad�o de Caldas de S. Jorge, podar tr�s �rvores decorativas que tem plantadas na entrada do logradouro exterior. Trata-se de �rvores decorativas e, como est�o numa zona aberta � objectivo abrir-lhes a copa para que produzam mais sombra. Ent�o cortou-lhe o ramo central (cocuruto)um peda�o abaixo
pelo que a �rvore alargar� a copa e n�o cresce esguiamente.
Fica a �rvore mais bonita e cai atingir muito melhor a finalidade de fazer sombra. E n�o teve nenhum t�cnico a dar-lhe dicas.

Jos� Pinto da Silva

Anónimo disse...

Em jeito de desabafo permitam-me dizer que é escandaloso, vergonhoso e até desonesto toda esta polémica sobre a poda das àrvores.
Creio que se faz um aproveitamento politico de toda esta situação.
"É-se preso por ter cão e por não ter".
Gostava que me demonstrassem estudos ou provas evidentes, em como este tipo de poda não é aconselhavél, ou até mesmo que possa ser prejudicial.
Caso o possam demonstrar, serei o primeiro a usar este mesmo espaço para pedir desculpa e recuar em relação ou que estou a dizer; caso contrário moderemos os nossos comentários, até porque, quem de fora visite o nosso site na procura de informação deve estar farto de vêr e ouvir sempre do mesmo.

Anónimo disse...

Creio que nem é escandalosa, nem vergonhosa e ainda menos desonesta esta discussão sobre a poda das árvores. Outro tema que fosse quikçá de menor importância ainda. Pena é que as discussões não possam ser sempre sadias e de cara (nome) descoberto.
Como imaginará, e pode-se até consultar o significado nas enciclopédias da especialidade, a poda tem objectivos específicos.
Nas árvores de fruto é cortar o menos interessante e deixar o mais vital, com o objectivo de ter mais produção. Há técnicas e há muitos técnicos altamente preparados para isso e há organismos que proporcionam cursos elementares e mais desenvolvidos.
Nas árvores decorativas, de alameda, rua, parque ou jardim, o objectivo da poda é eliminar os ramos secos ou doentes e depois proporcionar a orientação do crescimento da árvore para que fique mais bonita, mais agradável à vista e que proporcione mais sombra nos tempos de canícula. Se estiverem em ruas, evitar que cresçam para o meio da rua e se em zona de condutores eléctricos não deixar que afectem.
Não me parece que tenha sido feito algo para atingir tais desideratos. Claro que é possível fazer como se fez e como se tem feito noutras paragens, como numa freguesia vizinha há anos. Mas não cumpre a finalidade.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

Sim a natureza tem ciclos, não os interrompam então... Ou o aborto na natureza também já foi referendado?

Paulo Fontes

http://paulofontes75.blogspot.com/