quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"Réquiem" Pelas Árvores

Muitas das terras e lugares do nosso país, são caracterizadas, entre outros singulares adjectivos, pelas suas bordaduras de árvores de sombra e maciços arbóreos ou arbustivos, que lhes conferem um encanto especial e as distinguem de outras paragens.
Quem não aprecia aqueles lugares que, numa qualquer tarde de Verão, nos proporcionam agradáveis sensações de frescura e de relaxamento associadas aos raios de luminosidade que, de quando em vez, teimam em ser filtrados por essas frondosas massas verdes.
Ficam geralmente na memória algumas das belas estradas Ribatejanas, as da zona do Buçaco ou as zonas envolventes de algumas estâncias termais do nosso país.
A esse nível, tenho ainda bem presente na memória, o centro deste emocionante espaço territorial que se chama Caldas de S. Jorge.
Quer se queira, quer não queira, esta vila e, principalmente a sua zona central, é conhecida e apreciada não só pelas termas, pelo rio, pelo ilha, pelo parque infantil, pelas pessoas, mas também, e acima de tudo, pelo conjunto que elas formam.
Por isso, fico sem entender as acções que determinadas pessoas ou entidades estão a levar a cabo em todo este nosso património natural. As denominadas podas cirúrgicas, o desbaste e o abate abusivo com que estão a brindar a paisagem e as árvores existentes no centro da nossa vila é, a todos os níveis, incompreensível. Só quem não conhece a história e a memória do local se lembraria de cometer tal “leviandade”.
A minha e muitas outras gerações cresceram à sombra dos velhos plátanos do parque. E é essa memória colectiva que não podemos deixar que nos retirem. Pelo menos isso.Por outro lado, gostaria que alguns iluminados me explicassem se é este o contributo que querem dar a Caldas de S. Jorge, se é desbaratando as coisas que esta terra tem de melhor que conseguirão a famosa “visibilidade” que tanto procuram.
Costuma dizer-se em alguns círculos que “...É melhor não mexer. Pelo menos não se estraga...”. E essa frase tem, neste caso específico, uma pertinência tremenda.
Se do ponto de vista emocional, estas acções são altamente criticáveis, do ponto de vista ambiental, a coisa está então, longe de ser considerada como uma boa e razoável prática.As violentas podas, consideram-se, absolutamente inadequadas. E os agora irremediáveis abates de cedros ou ciprestes completamente reprováveis. Suporte técnico para cometer tais acções? Está longe (muito longe) de consenso, mesmo na comunidade especialista na matéria, que estas acções possuam algum benefício. Pelo contrário, podem acelerar drasticamente o processo de envelhecimento das espécies arbóreas, ou mesmo desvirtuá-las da sua forma natural. Irremediavelmente.
No que diz respeito ao abate de outras espécies, pelo menos poderiam ter tido a ousadia de pensar... Pensar em replantar essas espécies num local que não lhes “obstruísse” a passagem.Ou muito me engano, ou as coisas, por estas bandas, andam a ficar um pouquinho esquisitas...

22 comentários:

Anónimo disse...

não votei no actual presidente da junta mas sou a favor da poda das arvores. è necessário podar, e já foi tarde esta poda, está muito mais bonito.
Wz

Anónimo disse...

eu sou a favor da poda, mas o corte de árvores não.

nem sei como é que os comunistas estão calados

Anónimo disse...

TODOS OS ANOS É NECESSÁRIO PODAR AS ÁRVORES

Anónimo disse...

eles veêm de 4 em 4 anos por favor e ~certos Sr. não ficam contentes!

Anónimo disse...

Considero que a poda veio tarde e de uma forma muito radical. Estamos a entrar na primavera e o tempo já esta aquecer, e em vez de termos umas ásvores cheias de sombra para nos abrigar das tardes quentes, vamos ter uns grossos troncos ao alto que pouca beleza ao nenhuma tras a terra de são jorge.
Só espero que a junta não tenha a brilhante ideia de fazer o mesmo no parque das termas. assinado CP

Anónimo disse...

Continuo a dizer que a poda tem que se fazer, temos que embelezar as termas, não a esconder, as arvores não podem crescer demasiado, pois caso contrário podem tornar-se perigosas e realmente ficam com um ar descuidado. Deveria ter sido no Outono, mas mais vale tarde que nunca. Espero sinceramente que podem a parte de cima das mesmas.
WZ

Anónimo disse...

Acho que se tem de podar, e gostei muito do que vi junto às termas.
Está mais airoso!!

Anónimo disse...

QUANDO A ANTIGA JUNTA CORTOU DUAS ÁRVORES NA ESCOLA NOVA, ALGUMAS PESSOAS LIGADAS AO FUTURO JÁ FORAM-SE MANIFESTAR E ESCREVERAM NOS JORNAIS...
AGORA NÃO DIZEM NADA
CALADO COMO UM BATOQUE.

Anónimo disse...

Concordo completamente com o post.
Realmente muita gente não sabe o que anda a fazer. Estas podas~estao a ser muito fortes e fora de epoca.
Também não concordo com o corte dos ciprestes pois não estorvabam ninguem.
Por isso é que esta terra nunca há-de ser grande.
Na Feira, andam em obras no Rossio e andam dezenas de empregados da camara a tratar dos jardins antes das fogaceiras e vejam se alguem cortou árvores ou fez este genero de poda.
Só aqui.
É uma tristeza.

Anónimo disse...

Não concordo com este tipo de podas nem com o abate de árvores.

Como a pessoas mudam.
Agora o Senhor Martins já nem parece que se interessa pelo meio ambiente.
O seu amigo fotógrafo também não diz nada.
Os amigos do uíma só falam se for o presidente da junta de pigeiros.

A freguesia esta entregue a parolos. quem mandou fazer estas podas devia-se preocupar em ter a sua casa primeiro arruamada.
vergonhoso

A freguesia está entregue a parolos

Anónimo disse...

Quem deu dinheiro para a campanha deles também é culpado

Anónimo disse...

Acho muito bem a poda! Não veio na melhor altura. Mas vai tarde do que nunca!
O senhor Presidente da Junta faz muito bem em aprovar as podas!
Bom seria eliminar as tílias do arraial que já deram o corpo ao mestre!
Bastam quatro!
Têm dado excelente flor de tília para chá que ninguém recolhe!
É pena!
As restantes são excedentárias!
Já agora não se esqueçam d podar o poste suponho que ainda é da EDP, antes que a Excelentíssima lhe mova um processo usucapião!!!
SÃO UM PERIGO PARA OS UTENTES DO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL, POIS FAZEM APROXIMAÇÃO AO SOLO DA ALTA E MÉDIA TENSÃO ELÉCTRICA DA LINHA!
Cerca de 500 pessoas correm perigo diário!
E Cerca de 1.000 pessoas ao fim de semana!
O arvoredo ridiculariza todo o ajardinado do solo do arraial!
Há que reformular o jardim!

Anónimo disse...

O Sr administrador diz que passou a sua infancia a sombra dos velhos platanos.Suponho que nada fez na vida e agora vive a criticar quem trabalha, é melhor sair da sombra e ir trabalhar para a junta e tentar fazer melhor.

Anónimo disse...

Queria informar ao sr que assina cp que dentro do parque das termas nao tem nada haver com a junta de freguesia. Vesse mesmo que nao esta bem informado da realidade.LAMENTO.

Anónimo disse...

Este ultimo comentário é do sr. martins...

Anónimo disse...

Nao sou martins nao mais sim Ricardo Jorge.s.c e mais nao digo.Espero nao ter ofendido ninguem com os meus comentarios e aqui se ve o odio ou inveja que alguns tem do sr martins.

Anónimo disse...

O texto retirado do blog CERTAS CONFIDENCIAS do nosso amigo PNCS é bastante pertiente e chama à atenção de uma questão que está a ganhar proporções preoci«upantes não só na nossa vila, mas também um pouco por todo o lado. Parece uma caça às árvores generalizada.
Concordo inteiramente com o seu teor.
É preciso que os movimentos ambientalistas voltem novamente à acção.
Na minha freguesia, há pouco mais de um anos aconteceu algo semelhante com as árvores à entrada para a Quinta do Engenho Novo. Uma poda violenta.
Acabaram por morrer e agora das 10 árves que marcavam aquela entrada restam uns metros de passeio árido.

Parabens pelo texto

António Sousa Santos
(residente em Paços de Brandão)

Anónimo disse...

Para o Ricardo Jorge.
Sei muito bem que as árvores que estão no parque das termas não são da responsabilidade da pobre junta de freguesia mas pelos vistos a junta foi cortar cedros que se encontravam dentro do parque das termas.
E não é sr é senhora
Vesse mesmo que pertence ao partido do futuro não é por cá.
Assinado cp

Anónimo disse...

Já agora, se me permite meter o "bedêlho", Senhora, provavelmente não saberá tudo; é que o espaço dentro das termas terá também a camara e provavelmente a sociedade de turismo a sua palavra a dizer, e não só a junta.
Hã... já agora, antes que venha dizer que sou independente... não sou.

Anónimo disse...

A Junta não rigorosamente nada a ve com o parque, a menos que seja celebrado algum protocolo de prestação de serviços. Sabe-se que até aqui a Junta encarregava-se de remover a folha das árvores, folha que era varrida e junta pelo pesoal das Termas. O que a Junta tem que fazer é contratar um guarda nocturno para o zona do parque, porque é-lhe transferida uma verba para pagar a esse vigia. Pelo menos consta do orçamento.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Vou recuar cerca de dois meses para relatar uma situação ocorrida com o tesoureiro da actual Junta.Foi feito um acordo entre os eleitos para que as crianças recebessem a prenda na festa da criança pelo menos um dos pais estár recenciado nas Caldas,mas os filhos do tesoureiro receberam prenda com os seus pais recenciados em S.J.de VÊR.