domingo, 9 de março de 2008

Lavam. Lavam tudo...

Lavam. Lavam tudo.
Lavam. As “lavadeiras” da minha terra lavam tudo. Lavam as roupas, as suas mágoas, as suas frustrações.

As “lavadeiras” da minha terra lavam a roupa suja, impregnada de secreções da sua pele, lançadas por rios de suor, causado por dias e dias sem descanso. Trabalho por vezes duro, por vezes sujo, outras vezes limpo. Debaixo do sol, por vezes, impiedoso do Verão, do vento agreste que todos os Invernos varre as ruas e recantos da nossa aldeia.

As “lavadeiras” da minha terra lavam as suas mágoas, oriundas das dificuldades e carências desta sociedade, cada vez mais sedenta de vil metal, cujos meses longos são repletos de indesejáveis surpresas, e qui ça de enormes carências para colmatar. As doenças batem à porta, sem apelo.

A noite cai. Escura, sem lume. Triste.

As “lavadeiras” da minha terra lavam as suas frustrações. Cumprindo o velho ritual, carregam grandes “bacias” de frustrações que depositam sobre as pedras gastas de tanto esfregar.

E lavam. Lavam tudo.
Lavam a roupa, as suas mágoas e as suas frustrações...


Atento73

Nota: Qualquer semelhança com a ficção é pura realidade...

24 comentários:

Anónimo disse...

dESTA VEZ TENHO QUE RECONHECER QUE NÃO ENTENDI, DE QUEM O ATENTO ESTÁ A FALAR.

Anónimo disse...

Bela metáfora. Talvez o nome "lavadeiras" seja usado pare referir-se a outras coisas.

Anónimo disse...

forca martins a oposicao anonima ja tem o rabo entre as pernas tambem ja podes encomendar um grande almoco e convidares o grandalhao do ps pois esta prestar um grande servio aos independentes e convida o sr pinto que bem merece

Anónimo disse...

estou a gostar destes comentarioouvi dizer que vai ser presiso uma corda reforcada pois o candidato a enforcar pesa 130 quilos

Anónimo disse...

pobrezito candidato do ps estavas tambem caladinho e em casa a ajudar os teus pais e a estudar a licao mas a culpa nao e tua e do sr pinto que ja perdeu a vergonha ha muito tempo sois a vergonha do nosso partido pobre ps das caldas

Anónimo disse...

QUE TERRINHA!!!

Anónimo disse...

deixai-os falar...

Anónimo disse...

ja agoradito atento... isso cheira-me a inveja. afinal foi arrumado para canto não é senhor atento?

Anónimo disse...

O PS gira em torno de interesses. Um grupo de pessoas que tem ansia de poder aceitou apoiar alguém com dinheiro, mas é dele, um grupo de miúdos à procura de tacho, um partido à procura de sede. É isto o PS Feira. O Telmo, mostrou o que alguns pensam mas não dizem, mostrou que nas Caldas existem pessoas com eles no sitio. Os Yes men andam por outras freguesias, os tais que já se venderam a outros concelhos, ou pessoas que andam a trabalhar de tacho em tacho.
As Caldas mostraram que aqui não se brinca, ele não queria ganhar, queria mostrar o que muitos pensam, mas não dizem.

Anónimo disse...

Estou a 100% de acordo com o Sr. Atento73,
é como sempre disse,... estamos numa terra de lavadeiras(ou lavadores) de roupa suja.
Se não se faz nada está mal,.. se se faz algo está mal.... lava-se e lava-se.. mas só de lingua, porque vê-los a fazer algo pela terra.. isso não porque dá muito trabalho...

Anónimo disse...

N�o consigo divisar o porqu� de um texto todo po�tico, com dardo escondido a algu�m dirigido, ou n�o, merece coment�rios que atiram para o PS e o recente despique dentro do PS. Cada qual com a sua.
Merecem-me umas notas os an�nimos de 10: o das 12:14 e o das 12:31. Ser� quem sabe o mesmo.
Diz o primeiro que o "Grandalh
�o" - ser� o Telmo Gomes - est� a prestar um servi�o aos independentes e que EU seja convidado (pelo Martins) que, visto isso, mere�o.
Para este, respondo com o autor da "Mira" e pergunto o que tem a ver o coiso com as cal�as. Nam o Martins tem nada a ver com o PS e nem eu aceitaria alguma vez qualquer convite do Martins.Para qualquer fim de ordem pol�tico/partid�ria, diga-se. O meu nome foi ali invocado em v�o. E quanto ao servi�o aos independentes, o futuro dir� que servi�o.
Diz o das 12:31 que EU perdi a vergonha h� muito tempo e que "sois a vergonha do nosso partido pobre ps das caldas". Bom, no que respeite ao trabalho local, tento p�r as m�os em pala para ver ao longe e n�o diviso ningu�m que tenha feito melhor, ou at� que quisesse fazer alguma coisa. Sabe o comentador porque � que a Sec�o esteve para ser fechada? S� porque eu demorei a dizer que aceitaria estar � frente.
Acho que sentiria vergonha se aceitasse votar num indiv�duo que se candidatou contra o partido (isso nunca faria NEM FAREI)e descobri que h� muita falta de vergonha para fazer a tram�ia que foi feita e s� por isso como valeu a pena a sujei�o � derrota, cuja dimens�o n�o tem interesse. H� quem apoie ou tenha apoiado quem ainda h� dias apodava de vigarista porque n�o honrou compromisso assumido (espera-se que ainda honre) e quem ainda h� pouco era falado � boca pequena que teria feito um qualquer tipo de falcatrua de ordem financeira. Porque de ordem politico/administrativa era sempre considerado expert. N�o fui eu quem inventou a express�o "Sindicato de voto". Houve uma sec�o que, disseram-me teve uma vota�o de 100%, isto � os cerca de 150 inscritos votaram todos e todos tinham as quotas em dia. Nem aquele tipo da Coreia do Norte consegue tal vota�o. O Jo�o Jardim s� conseguiu 99,7%. Imeginem. Como disse noutro local, a candidatura de protesto, como lhe chamei, valeu pelo lodo que ergueu.

Jos� Pinto da Silva

Anónimo disse...

Creio que os despiques que ultimamente têm surgido, entre "anónimos" aparentemente conotados com a militância socialista, não são mais do que tentativas de criar "ondas" menos positivas no seio da Secção do PS de Caldas de S. Jorge.

O PS sempre foi um partido onde impera o espírito democrático e onde as pessoas podem falar o que entendem (politicamente falando) - Obviamente, num circulo restrito, ou seja, nas reuniões da secção.

Se opções existiram que não foram debatidas e/ou convenientemente concertadas, haverá certamente, a breve prazo, ocasião propícia a essa "confrontação" de ideias.

Tudo o resto, são meras tentativas de colocar areia numa qualquer engrenagem.

E para essa festa, meus caros, já dei.

CS

Anónimo disse...

Isto é uma preparação para o PS caldas encontrar o lider para as proximas eleições.

- Será o Sr. Telmo.

- Será o Sr. Alcino.

- Será o Sr. Pinto da Silva.

- Será o Sr. Herminio Mota.

- Será o Sr. jorge.

- Será a Sra. Fátima.

A verdade é que parece que o psd já está avançado na escolha, e o PS será que vai ter candidato!!!

será que vai ser o martins.

Não está facil encontrar candidacto.

Anónimo disse...

Então não sabem...o candidato do psd é o Sr. confrade da fogaça.

Anónimo disse...

O confrade tem mais que fazer. Quanto mais aturar politiquices.

deixem-no sossegado no seu cantinho que ele quer é paz e sossego.

Anónimo disse...

Todas as pessoas já sabem quem é o candidato do PSD. e éra da lista do martins.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo anterior, olhe que não, ele pertenceu a lista anterior não a esta... nesta o Sr. Martins fez favor de o pôr de fora

Anónimo disse...

pARECE QUE VAI SER O QUE VAI ACONTECER AO MARTINS.

MAS PELO QUE SEI NEM VAI SER A POPULAÇÃO, VAI SER MAIS O IGAT E O MINISTÉRIO PUBLICO. DEPOIS DESTAS ACTIVIDADES MENOS CLARAS ENTRE O PRESIDENTE DA AMA O PRESIDENTE DA JUNTA E OS IRMÃOS CAVACO.

VAMOS A VER O QUE VAI ACONTECER.

ESPERO BEM QUE A OPOSIÇÃO NÃO ADORMEÇA E PONHA CLARO ESTA SITUAÇÃO QUE ENVERGONHA O LUGAR DE ARCOZELO E AS CALDAS DE S. JORGE.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A candidata do PSD é de Casaldoído.

Anónimo disse...

Entretenham-se a saber quem são os candidatos e o Martins fica a rir-se quando forem as eleições ele vai dar uma abada.

Anónimo disse...

com um bocado de sorte nem vai poder candidatar-se, logo após o relatório do IGAT

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

o ip é mais virado para aveiro, ou suiça