sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Escritor autóctone das Caldas escreve para revista da TAP...

Chegou-me estes dias a revista da companhia de aviação TAP, que acompanha todos os aviões da mesma, em que vinha mais uma reportagem do jornalista autóctone das Caldas de S. Jorge, mais conhecido internacionalmente.

Não coloquei o nome da pessoa que me fez chegar esta revista, por não o ter solicitado.
Mesmo assim fica aqui o agradecimento pelo acto.

O blog convidou recentemente o jornalista Quim Quim, para visitar e passar uns dias pela terra que o viu nascer.

11 comentários:

Anónimo disse...

O Quim Quim é sem duvida, a pessoa da freguesia que mais livros tem escrito, e que é mais conhecido internacionalmente.

fez-se homenagens ao dr. eugénio, que nunca fizeram nada pela freguesia, nem se quer gosta da freguesia, e quem verdadeiramente tem valor, não se dá.

Anónimo disse...

Quim Quim, para quando uma história da freguesia.

Acho que era importante fazer, com o passado e suas recordações e passado alguns anos a diferença.

Anónimo disse...

De certo que seria bastante interessante que o escritor pode-se vir á terra que o viu nascer para dar uma palestra e até mesmo poder inteirar-se dos progressos que tem vindo a ser desenvolvidos por cá, e talvez buscar á mesma terra que o viu nascer a inspiração para um novo livro.
É interessante saber-mos que temos pessoas da terra inseridos na cultura e outras áreas por este Pais fora, e até mesmo no campo internacional. Mas queria lembrar que o mesmo escritor em nada tem contribuído para a divulgação da terra. Não me recordo de ter colocado em livro ou em fotografia esta terra nos escaparates nacionais, muito menos internacionais.
Como dizia o primeiro comentador deste “post”, e eu não vou sequer comentar a homenagem feita ao Dr. Eugénio que estará por ventura muito bem atribuída, se calhar vão ficando para traz muitas pessoas cá da terra, e esses sim que escrevem muito a seu respeito e ninguém se lembra de homenagear.

Elisio

Anónimo disse...

Pelo que sei nunca negou as suas origens, muito menos abdicou delas.

Quanto a escrever um libro sobre as Caldas de S. jorge, eu gostava de perguntar, quem é que o fez até ao momento?

Anónimo disse...

A TERRA E AS PESSOAS NÃO MERECEM MAIS.
QUEM É QUE SE VAI DAR AO TRABALHO DE ESCREVER ALGO SOBRE AS CALDAS, PARA SER LOGO CRITICADO, COM OS CUSCOS, E ALCOVITEIROS, QUE SÓ SABEM DIZER MAL.

Anónimo disse...

O qim quim escrever um livro sobre a nossa vila? Quem o conheceu um pouco a serio tem que ser realista! Para isso era preciso ter muitas saudades o que nao deve ser o caso. Os anos que passou na freguesia pratiquamente ninguem ou poucos lhe deram ouvidos.Era um super rapaz e super inteligente mas a maior parte das pessoas nao o reconheciam dessa forma e triste e de lamentar! Mas tudo e possivel. Pro Qim Quim um grande abraco. LUIS.F

Anónimo disse...

Ao primeiro comentador direi, sem deixar de expressar a admiração e simpatia que tenho pelo Quim-Quim, que deverá pesquisar a obra produzida pelo Prof. Doutor Eugénio Santos nos mais diversos suportes: Livros, Revistas Técnico/científicas. Evidentemente que quase sempre obras voltadas para a História, em que ele é especialista. Dou só uma dica: Biografia do Rei de Portugal D. Pedro IV, I do Brasil, editado pelo Círculo de Leitores. Cito esta por ser das mais recentes.
Que não gosta da sua terra? Bolas, que é um insulto que ele nã merece. Residiu sempre no Porto depois que se formou e casou, mas, ao que sei, não passava uma semana que cá não viesse, como vem ainda.
Já agpra, acerca de eventual "História da Freguesia" como insinuou um comentário, é um trabalho para que poucos estão vocacionados. Quem escreveu o que escreveu, talvez tenha influência junto do Sr. Padre Domingos Azevedo (pároco de Pigeiros)talvez a única pessoa com conhecimentos para pesquisar TUDO sobre as terras para produzir uma monografia. Eu próprio já abordei o Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva que é originário de Argoncilhe e, curiosamente sempre tem morado no Porto, onde se formou e onde ensinou (tendo mesmo assim sido homenageado na sua terra e no concelho)no sentido de ver até que ponto ele poderia fazer um trabalho do gênero. Disse-me muito cara a cara que não era a ârea dele, mau grado tenha recolhido alguns dados sobre uma ou outra freguesia do concelho. Adiantarei que falei com o Prof. Xico (é assim que o trato) por ele ter sido meu condiscípulo nos idoas tempos de cinquenta e tal do século XX.
Oxalá que consigam trazer cá o Quim-Quim para uma palestra sobre as suas vivências.
Já agora, por certo conhecerão os escritos (muitos) de outro natural de S. Jorge, por sinal tio do Quim-Quim.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Esta malta é de ondas, lembram-se do quim quim e pumba é um heroi, daqui a pouco, lembram-se de outra personagem qualquer e também e o maior, tudo só na cabeça deles e tentam impingir isto ao povo.

tenham paciência..

Anónimo disse...

acho que temos muitas pessoas na freguesia que merecem uma homenagem,ex:fundadores da bebecar, empresa que emprega centenas de trabalhadores, ou mesmo o sr. josé pinto da silva, que a sua maneira, sempre lutou pelos interesses na nossa vila.entre outros.

Anónimo disse...

Relativamente ao comentario anterior, nao havia necessidade de lamber as botas publicamente aos da bebecar ate porque tirando o que representam na economia da freguesia, que se saiba, nem sequer participam economicamente na mais simples iniciativa que se possa fazer nesta vila.

Horácio Pinto disse...

Boa noite a todos, até porque é a primeira vez que escrevo para este Blog.
Escrevo por se tratar do Quim Quim, meu colega de escola e que á muitos anos não lhe ponho os olhos em cima.
Já agora e porque o meu Pai não referiu quem lhe entregou a dita revista, embora não tivesse pedido que o divulga-se, também não pedi sigilo.
Seguia eu numa das diversas viagens que já efectuei este ano a Angola, por razões de trabalho, e no passar do tempo lia uma das revistas do avião e qual não é o meu espanto e SATISFAÇÃO de ver ali mesmo, esperava tudo menos isso, de ler um artigo do Quim Quim.
Guardei de imediato umas três ou quatro revistas, o máximo possivel da minha bagagem, e ofereci então uma delas ao meu Pai, que muito bem, decidiu divulgar neste Blog a sua edição.
Seria interessante os as pessoas de S.jorge que por ventura tenham uma forma de contacto com ele ou familiares directos, tentem que venha a sua terra natal fazer uma visita. Os amigos, colegas, como eu, gostariam imenso de ter uma conversa com ele. Terá certamente muitas coisas para contar. O ideal seria até promover um Jantar do tipo daqueles que a organização, "vá lá Vá lá, poderia ser Pior", por vezes organiza, tendo o Quim Quim como cabeça de cartaz. Penso que seria um êxito. Pensem nisso.
Já agora os meus Parabéns a este Blog, não sendo eu um residente em S.Jorge, sou natural dessa freguesia e continuo sempre atento e interessado no seu desenvolvimento.
Bem Hajam.
Horácio Pinto.