sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Uma ideia pouco luminosa - Um ano depois...

No dia 8 de Setembro de 2007, o meu amigo Guga Gago, teve a magnifica ideia luminosa de contar as lâmpadas fundidas em Caldas de S. Jorge, o que deu para ele escrever este texto que vos vou agora transcrever.

"Estão a acabar as minhas férias. Vai daí, como estava sem nada de muito importante para fazer, resolvi dar um passeio no meu coche pelas ruas e ruelas da vila.
Nada disto teria qualquer significado especial caso este vosso amigo não tivesse efectuado esse “passeio” em plena noite.
Como o meu coche possui um rádio daqueles fraquitos e de trazer por casa (só sintoniza AM) e eu não estava interessado em escutar, na única emissora que conseguia apanhar, um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, decidi exercitar a minha memória e a minha matemática.
Comecei a observar os postes de iluminação pública e a contar as lâmpadas fundidas.Um, dois, três,... nove... bem, percebi logo que tinha de me munir com uma folha de papel quadriculado e de um lápis de papel bem afiado.Recomecei tudo de novo.
Devo dizer-vos que não aconselho o meu maior inimigo a fazer este trabalho depois de um jantar bem regado com uma qualquer famosa casta do Douro. Fiquei zonzo logo ao sexto quilómetro de estrada. E ainda faltava tanto...Monte Grande, Arcozelo, Caldelas, Casaldoído, Sé, Azevedo, Lago, enfim, percorri todos, mas mesmo todos, os lugares e recantos da freguesia.
SESSENTA E SETE LÂMPADAS FUNDIDAS.
É. Leram bem: 67.
Sem contar com os postes existentes onde já deveriam ter colocado uma lâmpada.E assim vai este nosso reino da fantasia em que se está a tornar Caldas de S. Jorge.
Meus amigos,
Eu sei que esta é uma matéria que diz respeito à EDP.
Mas, c’um raio (de luz), a Junta não diz nada? Não reclama? Não Avisa?Francamente. Não sei o que os nossos amigos autarcas andam por lá a fazer.
Não limpam as ervas, não tratam das casas que estão a cair, não apresentam projectos ou obras, não se pronunciam em relação ao PERM.Ninguém os vê por aí.
Depois, não venham dizer que o café tem formigas...
Nota final: já sei que vão dizer para eu aparecer aos treinos nas próximas eleições autárquicas.
Mas aviso desde já que, podem estar descansados: não tenho jeito para o lugar, não quero, vocês não ficariam bem servidos comigo.
Agora, ninguém me pode retirar o direito à opinião.
Ponto Final.
Guga.Gago "

Passado um ano e pouco, a situação não se pode dizer que está igual, tem-se que dizer que está pior, é que alem das ervas nos passeios estarem-se a transformar em autênticos jardins selvagens, alem de não se ver obras, alem de não se ver os cantoneiros em lado nenhum, alem de não se ver agora os elementos da junta (talvez por falta de festas, em época de chuvas), não é que o raio do centro de Caldas de S. Jorge está completamente às escuras há várias semanas.

Mas afinal de contas o que é que se passa agora com a junta!?

Será que está em balanço!?

Será que o dinamismo e a energia inicial esmoreceram!?

Ou será que como em Agosto os autarcas passaram o mês completo a colocar fitinhas nos ranchos, e a apresentar festas, tiraram férias em Setembro!?

A realidade é esta, o Presidente disse que ia ser activo, a realidade agora está a ser o oposto, desde que entrou para presidente, ainda não usou da palavra nenhuma vez na Assembleia Municipal, local próprio para falar, e a inércia nestas situações está a ser por demais.

Por isso Sr. Presidente dê uma volta à freguesia de noite, e verifique que as lâmpadas da maior parte do centro da freguesia estão apagadas. E se for possível faça uma força para que a freguesia “dê de novo à Luz”....

15 comentários:

Anónimo disse...

Ele fala muito é nas rádios e nos jornais mas,aonde estiverem os Grandes ele é um Zé apagado.Vamos ver se ele vai responder na próxima quinta feira na Assembleia de Freguesia.

Anónimo disse...

NA PROXIMA QUINTA FEIRA VAI TER QUE JUSTIFICAR O PORQUÊ DA NÃO ENTREGA DOS PAPEIS REQUERIDOS, QUE SEGUNDO A LEI TEM OITO DIAS PARA APRESENTAR.

Anónimo disse...

ISTO É UMA VERGONHA!
QUANDO FOR CAMINHAR A NOITE VOU DE LANTERNA, JA PARA NAO FALAR NOS PARALELOS UNS A CIMA OUTROS A BAIXO.

Anónimo disse...

O proximo projecto, é a compra de 3500 capacetes de mineiros, para a população de Caldas de S. Jorge.
Vai parecer o imaginários.
LOL

Anónimo disse...

CHEGOU AGORA A INFORMAÇÃO QUE A JUNTA COMPROU TRÊS COMPUTADORES "MAGALHÃES" PARA APRENDEREM A FAZER OS ORÇAMENTOS, É QUE ESSES COMPUTADORES SÃO APROPRIADOS PARA QUEM ANDA A APRENDER.
É O CHAMADO CHOQUE TECNOLÓGICO, ESSE CHOQUE FUNDIU AS LAMPADAS TODAS.

Anónimo disse...

A freguesia está no topo da energia alternativa. pois apagou os candieiros, para poupar gastos, e agora tem o luar, que é um tipo de luz muito económico.

os funcionários é mais de dia que passam pelo centro, ali pelos tascos, a essa hora nõe é preciso luz.

Anónimo disse...

Excelente post. Mostra de facto um pouco da realidade que é a nossa terra.
infelizmente temos os dirigentes que temos, mas será só culpa deles. não será de cada um de nós.
fala-se em lampadas fundidas, tudo bem isso pode acontecer e devia ser resolvido, e o resto da " paisagem que vemos, de quem é a autoria ?
veja-se o caso da publicidade em tudo quanto é muros e paragens de autocarros, as mesmas constantemente vandalizadas, candeiros partidos, caixotes do lixo igualmente em mau estado, etc, etc,.
no que se refere às valetas, concordo plenamente que deveriam ser limpas quer sejam pela SUMA, ou pelos cantoneiros da freguesia ( onde estão eles ? ), mas se tal não acontece, poderiamos cada um de nós contribuir para uma melhor limpeza, se cada um limpasse o que é seu ( que não custa assim tanto ), não teriamos o cenário que temos.
temos uma freguesia que chega além fronteiras, mais não seja pelo facto das Termas " a princesa ... " ser por demais recomendada, mas quando aqui se chega, fica muito a desejar, não só pelas Termas em si, mas como por toda a envolvência e toda a freguesia.
Era de aproveitar o facto de termos este equipamento que deviamos ter mais brio na nossa freguesia, como acontece em muitos locais onde existem Termas pelo país, mas infelizmente estamos " mortos " a freguesia à muito que parou e agora faltam " oficinas para arranjar e combustivel para pôr a andar "
é o sentimento de um caldense.

Anónimo disse...

SE ME PAGAREM O ORDENADO DE CANTONEIRO EU LIMPO.
AFINAL OS CANTONEIROS SAO PARA LIMPAR E ZELAR A FREGUESIA

Anónimo disse...

eu sempre limpei à minha porta, por lá nunca passou cantoneiro, e como eu todos os meus vizinhos, não se pode estar sempre à espera que os outros façam...

Anónimo disse...

Realmente, quem lê alguns destes comentários, ficará a pensar que a nossa terra está uma badalhoquice!
Está tudo mal, tudo a cair, o cheiro é terrivel, as ruas estão em completos buracos,temos que vir à rua de gambiarra....
isto está demais.. é terrivel...
quem nos acode???!!!!!
Hã... estava a sonhor..

Anónimo disse...

Ou se quizerem sonhar..

Anónimo disse...

isto não está terrivel, isto está a saque.
esta terra cada vez mais está andar para trás.
diz-me que estou a sonhar e que quando acordar tenho um presidente novo.

ora fogo acordei e tinha o karate à frente da freguesia.

está tudo perdido.

Anónimo disse...

e o pior é que o povo vai votar vovamente nele!

ass. Elísio

Anónimo disse...

A terra está má mas não é só dos políticos são em muito por culpa da população ora vejamos:
-Em tempos uma das nossas pastelarias era considerada as melhores pelo pão e broa que fazia, hoje deixa muito a desejar, o pão sem sal uns dias, outros mal cozido já para não falar do atendimento que se tornou numa lástima...
-Vamos ás compras... só temos legumes e fruta em condições à sexta feira, os outros dias parece que as pessoas têm que se limitar aos restos...
-Vamos ao cabeleireiro e levamos horas e horas lá sentados porque em vez de se atender os clientes anda-se na galhofa e falar da vida deste e daquele...
-Vamos ao único Banco que aqui temos e somos mal atendidos, os de fora valem mais que nós
-Vamos ao médico... Qual médico... uma parte da população das caldas ficou sem médico de família e agora tem que se limitar aos médicos de recurso...
Claro que as pessoas fogem , tem que fugir, pois os de cá também não ajudam a que a população por cá fique

Anónimo disse...

Na U.S.F. de Fiães estão a aceitar inscrições duma determinada zona da Freguesia e as pessoas que foram para lá dizem que o atendimento é de 5 estrelas.É pena mas é uma realidade e o povo tem de olhar pela sua saúde.