terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Saudações Natalícias ,

... As múltiplas acções de intervenção social que se fazem sentir em uníssono um pouco por todo o país, fazem desta quadra, um período particularmente fértil na consolidação de valores tão básicos como os da solidariedade social e da família. Por essa razão, e não pretendendo destoar muito, deste espírito, aproveito para endereçar votos de um Bom Natal e um Feliz Ano Novo a todos os Caldenses que de uma forma abnegada e altruísta, lá vão ajudando conforme sabem e podem, a proteger e a manter este vasto património cultural que compõe e integra a nossa selectiva “memória colectiva”.Para todos eles, o desejo sincero de um Santo Natal e um excelente 2009.
FOTO : …. “ zeladora ” do Lavadouro da Sé.


... È minha convicção sincera de que a grande maioria das famílias que residem no “Bairro Social” são pessoas de bem, e não ajuda nada à sua plena integração no tecido social da freguesia o estigmatizar sistemático a que tem estado sujeitos, sobretudo nestes últimos tempos.
Compete à autarquia promover mecanismos de regulação e de regulamentação por forma a que seja possível a todo o momento poder separar o “trigo do joio” com as naturais consequências que daí possam advir quer para o trigo, quer para o joio. Assim, faz sentido patrocina, entre outras iniciativas, a criação de uma associação de moradores com responsabilidades acrescidas e contextualizadas,que funcione em articulação directa com a autarquia e as/os assistentes sociais. Mas isto claro está, sou eu a dizer. Para eles, sem excepção, os meus votos de um bom e santo natal.
FOTO: … Inquérito aos moradores sobre as condições de higiene e salubridade do Bairro


…A reestruturação levada a cabo pelo governo no sector da saúde segue uma lógica economicista que visa em ultima análise a maximização dos meios e a minimização dos custos. Parece-me ser uma medida de gestão correcta, no entanto esta política origina obrigatoriamente uma perda da qualidade de vida das populações sendo por isso “Vox populi” que mais cedo ou mais tarde o posto de Saúde das Caldas vai acabar por fechar. Talvez faça algum sentido criar as condições para, por antecipação, ser elaborado um documento de compromisso entre a autarquia e a Direcção Regional de Saúde (depois de auscultadas todas as partes envolvidas) onde constem quais os critérios necessários à manutenção/reestruturação do actual posto.
Até lá, desejo a todos os profissionais de Saúde que diariamente nos servem, um bom Natal e um bom ano novo.
FOTO : ….Accção de rastreio com tecnologia de ponta.


Todas as associações da freguesia independentemente do objectivo que perseguem congregam um elevado número de elementos, e onde a disponibilidade e a carolice dos seus dirigentes devem ser devidamente enaltecidos. As recentes polémicas a que temos assistido espelham acima de tudo a maior ou menor capacidade de liderança dos dirigentes sempre que estas ocorrem no seu seio. Quando essas polémicas extravasam o restrito âmbito da colectividade e entram em rota de colisão com outras colectividades, continua a ser um problema de liderança. Sobretudo de quem tem o poder e a capacidade de apaziguar ânimos e gerar consensos. Que o próximo ano possa ser fértil em acontecimentos que dignifiquem e promovam Caldas de S. Jorge. Para todas as associações, endereço os meus votos de um bom natal e um próspero ano novo.
FOTO : concorrentes a descansar após um exaustivo torneio de sueca

…Para os meus amigos bloguistas desejo que o Pai Natal vos presenteie com gigas e gigas de moderação e sensatez, e muitos chip’s de clarividência no intuito de que os vossos comentários futuros possam constituir um factor de ponderação na forma como os nossos governantes conduzem os destinos da terra.
Tal como eu, já devem ter experimentado aquela sensação esquisita de que o mundo está possuído por uma espécie de dislexia intelectual. Amiudadas vezes encontramos manifestações dessa dislexia nos conteúdos de alguns comentários anónimos que por aqui vão surgindo. Seja como for, iremos sempre tropeçar em alguém predisposto a justificar o que é notoriamente injustificável.
FOTO : …. Congresso da Juventude Ariana e sessão de autógrafos do livro “Mein kampf”


... Estive presente na última Assembleia de Freguesia. Posso agora dizer do alto da minha honestidade intelectual que políticos invisíveis com programas transparentes fazem coisas nunca vistas. Erradique-se pois, como foi anteriormente sugerido, o Iluminismo bacoco.
É sabido, meus caros, que a política é a segunda profissão mais antiga do mundo, não divergindo muito, dos fundamentos da primeira. No entanto, e quem por lá anda, deverá ter sempre presente que muitas vezes o que é verdadeiramente triste, não é o ter que mudar de ideias. Triste, é não ter ideias para poder mudar.
À classe política desejo um óptimo Natal, e um ano Novo não muito próspero para que não caiam na tentação de poder vir a exibir sinais exteriores de riqueza.

FOTO : …Capa do Livro “ Fàbulas políticas das Caldas ”


Nem sempre compreendida nas suas motivações, a Igreja tem vindo a assumir um papel de importância vital, no actual contexto sócio – económico que o país atravessa.
A paróquia de Caldas de S. Jorge, é um exemplo claro da capacidade interventiva da Igreja nestes domínios.
Liderada pelo nosso amigo e polémico Padre Machado, intervém em assuntos tão díspares, que passam, não só pelo apoio espiritual ao rebanho que apascenta, como também pela forma como interpreta as reais necessidades da nossa terra, veja-se a título de exemplo o episódio “ Brisa “.
Os meus votos são de que no próximo ano possamos assistir ao início das obras de construção do Centro de Dia com o apoio de toda a freguesia.
FOTO : Missionário afastando o “Belzebu” do seu rebanho


São muitos os indicadores da crise que grassa por este país fora. A chamada, pobreza encoberta, atinge níveis cada vez mais preocupantes.
Aproveitemos pois este período para reflectir no rumo que tem vindo a ser seguido, È que, meus caros, alguns políticos são como fraldas. Tem que ser mudados constantemente e quase sempre pelos mesmos motivos.

Em meu nome e em nome da Marlene, desejo a todos vós um Bom Natal e um Ano de 2009 repleto de sucessos.

FOTO : ….BELZEBU


Marlenefpaiva
Bettencourt

Sem comentários: