quinta-feira, 30 de julho de 2009

O BE está solidário com todos os trabalhadores do sector corticeiro que vivem momentos difíceis.


Sector da Cortiça vive momentos difíceis, os pedidos de insolvência e salários em atraso sucederam-se nos últimos meses.

Para o Bloco de Esquerda, esta situação de quase calamidade no sector acontece por inoperância dos sucessivos governos.

O famoso plano de salvação do sector corticeiro, foi como afirmou na altura o BE, apenas e só, uma operação de Marketing com o objectivo único de esconder a realidade do sector.

Encerrar hoje uma empresa é muito fácil, não havendo praticamente qualquer penalização para os proprietários que enriqueceram à custa dos trabalhadores.

Enquanto encerram muitas empresas, as frotas automóveis e os bens patrimoniais dos donos dessas empresas não são minimamente beliscados.

Para o BE este governo com a legislação que criou e aprovou, facilitou a vida de quem quer despedir. O despedimento na “hora” esta praticamente vulgarizado pelo governo Sócrates PS, que ainda se diz de esquerda.

Quem trabalha sabe muito bem qual é a matriz ideológica deste governo, destes governantes e dos ex governantes, que são homenageados em grandiosas jantaradas com patronato corticeiro, enquanto cá fora os trabalhadores nem dinheiro têm para comer, devido aos salários em atraso.

O BE relembra, que o maior grupo do sector, há 3 meses despedia alegando que não tinha encomendas, agora pedem aos trabalhadores para não irem de férias em Agosto. Chegando a ter horários diário de 12 horas consecutivas.

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

6 comentários:

Anónimo disse...

Os trabalhadores da cortiça sabem é mais que os da NASA e mais não digo...(Doi ver quem cresce nao doi? Alguns deles agora chamam nomes a quem anda de grandes carros e tem grandes vidas, mas à 20 anos atras, quando eram empresarios iniciados, e trabalhavam noite e dia, enquanto os actuais desempregados saiam às 17h00 e iam para o café continuavam a chamar-les nomes...
Portanto, quem semeia ventos colhe tempestades...
Continuem no desemprego, a beber cerveja e jogar cartas nos cafés depois das 17h00, ou até mesmo todo o dia, enquanto eu trabalho as 17h00 por dia tal como à vinte anos atras e ando de Mercedes S 400 CDI de 2008,entre outros "brinquedos" e vou mandando alguns trabalhadores embora, porque a realidade, é que não há trabalho.
Nunca é tarde para mudar...
(Espero que o administrador não exite em publicar o comentário, apesar de duras são tudo verdades)

Anónimo disse...

Doi ver quem cresce à custa de salários em atraso isso doi, e ver esses ladroes andar de mercedes enquanto familias nao tem dinheiro a cair em casa isso tambem doi. Deixem de ser cobardes e abdiquem das vossas luxurias para pagarem o que devem.

Anónimo disse...

podes ter a certeza q se fosses meu patrao ias arder dentro do mercedes s 400 cdi de 2008

Anónimo disse...

Estes palhaços dos donos de empresas cada vez tem menos vergonha na cara e com estas atitudes apenas demonstram que não são dignos de terem o que tem, e se o tem devem-no muito aos trabalhadores que recebem salários baixíssimos enquanto os patrões muitas das vezes lucram milhares e na hora da verdade em vez de abdicarem humildemente de alguns desses milhares para fecharem e mandarem os trabalhadores embora dignamente, cagam-se para eles nem satisfações dão esses cobardes. Até ao dia em que o povo abrir os olhos...

Anónimo disse...

O primeiro comentário é forte... Com algum exagero mas é legitimo.
Se têm salárioS em atraso, é porque continuaram a trabalhar após a primeira falta de pagamento (a necessidade obriga a muito, eu bem sei disso). Ser a classe mais baixa neste país é muito mau.mesmo muito.
Por um lado temos os imponestes capitalistas, que ou fazem "tudo o que querem", e conseguem manter a empresa minimamente rentável, ou então acaba por falir.
Por outro, temos os trabalhadores que trabalham todo o mês e recebem (quando recebem), um mísero salário...
Mas: os trabalhadores de estão descontentes, desempregam-se (ou são desempregados) e emigram para o estrangeiro. Os Empresários se estão descontentes, despedem os empregados e empregam imigrantes...
Toda a gente fica contente....

Anónimo disse...

As empresas quando querem abrir falência é muito simples: avisam com antecedência para os trabalhadores estarem preparados, pagam o que devem e o que trabalhadores tem direito, dão-lhes o fundo de desemprego e ai sim, acabam de uma maneira mais ou menos exemplar dependendo dos casos