segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CORREIO DE LEITORES…

Asfixia Democratica!

É com alguma pena que vejo chegar ao blog das Caldas de S. Jorge a asfixia democrática, era um espaço que gostava de visitar, de ouvir as vozes populares, as brejeiras e as mais serias.

Agora só ouço as vozes do senhores administradores. Se era o que pretendiam de inicio, não publicavam o blog como o jornal da terra e independente.

Da terra sim, jornal não. Num jornal ouvem-se todas as partes e muitas vezes anónimas.

Estamos em período de eleições, era lindo agora irmos votar e assinar o boletim de voto, só para não ser anónimo. O povo é quem mais ordena, e não se devem calar as vozes do povo, sejam elas boas ou não.

Brenda Martinez

******************************************************************************************************

Nota de Ângelo Cardoso

O Que É a Democracia?

Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.

Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.

• Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, directamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

• Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

• A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

• As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.

• As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a protecção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, económica e cultural da sociedade.

• As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.

• A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma protecção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.

• As democracias são diversificadas, reflectindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.

• Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

• As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Chamar de “Asfixia Democrática” a uma atitude que tem como objectivo salvaguardar os direitos de quem é várias vezes lesado com calunias e ofensas pessoais e profissionais, escondendo-se através da hipocrisia e do anonimato, alegando que é o multiculturalismo crítico, não deixa de ser utópico. Seguindo o pensamento de A. Heller, isto quer dizer que as formas alternativas de vida do Outro, são de nosso interesse, ainda que não vivamos essas formas. O respeito pelo Outro, não admite força, violência ou dominação; admite sim o diálogo, o reconhecimento e a negociação das diferenças. Estou também me referindo aqui, a democracia dialógica (Giddens), a qual significa o "reconhecimento da autenticidade do Outro, cujas opiniões e ideias estamos preparados para ouvir e debater, como um processo mútuo" mas principalmente com a cara de quem escreve, assumindo assim toda a responsabilidade das atitudes, actos e possíveis ofensas. Existe uma frase que resume o que ultimamente se estava a passar no Blog das caldas de S. Jorge de A. Giddens, que diz o seguinte "Onde a conversa deixa de existir, a violência tende a se iniciar". O que se via nos últimos tempos não era conversa, não era discussão, era sim uma violência verbal sem precedentes, e acima de tudo sem rosto. Para terminar gostava de saber qual é o Jornal que publica opiniões anónimas! Não conheço nenhum…

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso

3 comentários:

ATM disse...

ATM diz:
ATM louva, engrandece e dá os parabéns
todos os candidatos (a) à Presidência da Junta
e Assembleia de Freguesia desta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
Nunca ATM constatou tanta generosidade,
espírito de serviço
e vontade de engrandecer esta
TERRA QUE HÁ-DE SER GRANDE!
Da sua parte dá toda a colaboração que tem sido
visível a todas as forças partidárias
em apoio áudio e vídeo que tem sido requisitado
ou pedido até onde chegar os seus meios…
sem recursos aos meios da Comunidade…
Aceita sem condições,
diplomaticamente
e com todos os créditos
e credenciais protocolares do Direito
e da Concordata a força política ganhadora.
Aliás como foi e é uso seu aceitar, credenciar e apoiar.
Pois dos 25 anos de presença nesta Vila Termal
ATM aceitou e colaborou
com Juntas PS, CDS-PP, PSD, INDEPENDENTES
e com nenhuma houve qualquer problema
nem haverá da sua parte!

Todavia discorda de colaboradores infiltras no BLOG
Penso que os Administradores são suficientes
e capazes de conduzir o Blog sem recursos externos
e estranhos!
Fizeram-no no passado e continuarão a fazê-lo!
E para controlar os comentários bastaria a moderação
ou até a eliminação do que é ofensivo,
maledicente
e malcriado.
Feito isto acha que ninguém leva a mal…
E quem quiser blogar de outro modo … ninguém está proibido de fazer o seu Blog
E por ele se responsabilizar.
Ir à boleia do blog de grande audiência
e consulta como o
caldas-sao-jorge. blogspot.com
DISCORDO

José Pinto da Silva disse...

De facto parece ficar provado que o blogue ficou menos interessante, por menos participação. Eu disse na altura que poderia melhorar em qualidade, perdendo na quantidade de interventores. Não me chocaria que se voltasse à forma anterior, deixando a Administração claro que
exerceria controlo apertado dos comentários e impediria o aparecimento desde que inoportunos, a falar de temos alheios a cada "post" e convidando os comentadores a que se identificassem. Assim se colheria, talvez, um número de interessados nas coisas da terra.
Não estou a sair muito do que alvitra o Sr. ATM.
José Pinto da Silva

ADMINISTRADOR DO C.S.J. disse...

De Neuchätel !
A nossa Vila Termal !

Um bom dia !

No nosso jornal das Caldas !
E correio dos leitöres !

E um jornal na minha openiäo aberto , com acesso a todos , äo diàlogo e criticas .
Onde todos podem concorrer livremente em todos aspectos , claro com respeito e honestidade .
No que respeita , politica ! relegiäo ! ensino ! etc .
Simplismente as pessöas teem que se identificarem , assinando o seu nöme .
So quem tem alguma coisa a esconder , näo sendo honesto , näo dando a cara , escondendo-se atràs do écram do ordinatör , è que näo està contente .
Porque näo pode soltar a lingua como até aqui , mas daqui para frente com respeito .
Nos estamos numa democracia !
Onde temos acesso livremente a tudo , que seja construtivo com moderaçäo , no diàlogo e respeito !
Mas até um certo ponto .
Näo é ter direito de dizer tudo , insultar , esfular , matar , etc !
Aqui na Suiça !
Se quiser publicar um comentàrio num jornal , vai ser analisado pelo directör , sendo a minha assinatura obrigatoria , pela minha publicaçäo , sendo eu o responsàvel .
Julgo que em Portugal é a mesma coisa !
Häjo isso naturalmente normal .
Para mim näo foi nenhuma asfixia !
Foi uma limpesa obrigatöria e nesseçäria !
Para limpar o nosso bom nöme !
Que é Caldas de S. Jorge .
E näo nos iludirmos com criticas desneceçärias .
Sendo um jornal democràtico !
As pessöas teem o direito de manifestarem-se , por uma razäo ou outra , dando as suas openiöes !
E isso a democracia !
Nos temos de seguir em frente !
Näo parar no tempo e voltar atràs !
Uma ditadura para mim é uma asfixia !
Porque näo à liberdade de expressäo , etc !
Comprimentos .
Gomes do Pinheiro .