sábado, 6 de março de 2010

Comunicado Membros PS

Os membros do Partido Socialista eleitos na Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge manifestam a sua total indignação perante a possibilidade de instalação do aterro sanitário em Caldas de S. Jorge/Pigeiros.

Em primeiro lugar, o facto de Caldas de S. Jorge ter a princesa das Termas em Portugal deveria ser só por si uma razão mais do que plausível para deixar cair por terra qualquer estudo que aponte a hipótese de instalação deste tipo de infra-estruturas.
Não é de todo compreensível ou tolerável que seja instalada um aterro sanitário, que albergará resíduos de dois dos concelhos mais populosos do país, numa freguesia até onde muitos se deslocam para realizar tratamentos termais a fim de cuidar da sua saúde e bem-estar. Seria caso para questionar a Vereadora Dr. Teresa Vieira sobre o impacto que esta questão trará para a imagem das Termas que é um ex-líbris deste concelho e desta freguesia. Obviamente, não será uma resposta difícil.

Em segundo lugar, todos os estudos e argumentos que possam surgir não justificam a destruição de uma zona que prima pela sua beleza natural. Porque não aproveitar estes espaços para a construção de projectos turísticos que promovam e potenciem os recursos naturais que possuímos e que cada vez são mais escassos?

Foi entregue ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia um requerimento assinado pelos eleitos do PS e CDS para a realização de uma assembleia extraordinária para discussão deste assunto. Paralelamente, o Sr. Presidente da Junta dignou-se a realizar a mesma solicitação de modo a informar a freguesia sobre esta questão. Certo será que irá explicar a razão pela qual não compareceu ao Workshop realizado pela IDAD para consulta pública onde teria oportunidade de dar o seu contributo a este estudo e defender a freguesia de tamanha afronta e porque faltou à apresentação pública do relatório preliminar no Seminário dos Carvalhos para, no mínimo, recolher informações. Andará o Presidente desta Junta distraído ou será por não usufruir do pretendido “Meio Tempo”?

O PS estará atento a esta situação e usará de todos os meios disponíveis para que este escândalo sem qualificação não seja concretizado até porque esta é também uma questão de justiça social. Ninguém se lembrou de Caldas de S. Jorge para, por exemplo, implementar a escola de hotelaria, porque será que Caldas de S. Jorge haverá se ser lembrada apenas para instalação de "parques de sucatas" e "lixeiras"?

Os membros do partido socialista da Assembleia de Freguesia
Fátima Oliveira, Vítor Almeida e Manuel Costa

8 comentários:

Anónimo disse...

Já alguem ouviu falar em "sobreda" canedo, é lá que vai ficar a lixeira, estão a desviar as atenções das pessoas deste local mas será neste local que ficará instalada a lixeira, em troca de uma piscina para canedo, já lá está o terreno e tudo preparado, o municipio de gaia, coloca ao dispor de canedo este complexo em troca do terreno para está lixeira, o mais engraçado é que à pessoas receptivas a isto em canedo.
Quanto à zona de pigeiros caldas de são jorge, para quem se importa com este local, pode sempre passar por lá e ver a porcaria que lá despejam, também podem aproveitar para limpar se é que se importam tanto com este local, já à bastantes anos que despejam neste local restos de peças de automoveis, lixo de fabricas de calçado, pneus e outros tipos de lixos nogentos e nunca ninguém se importou, agora é que estão todos aflitos com esta zona, nunca ninguém fez barulho quando cancelaram o projecto MARVA, os projectistas iluminados nunca fizeram nada ou deram ideias para a construção e aproveitamento deste espaço para lazer e para uso das populações, se à alguém que tira partido do local são as prostitutas.
Dar um passeio na nossa zona florestal pode ser um bom passeio mas preparem-se para ver montes de lixo espalhado por esses matos fora.
abracos a todos

Anónimo disse...

Senhor anónimo tem alguma razão. Mas não a tem toda. Se o MARVA grelou não tivemos culpa! Se o PERME não se fez tivemos culpa e ainda bem!
Se lixeira não se tb não ainda bem!Lá pode-se fazer muita coisa: zona de grandes armazéns, parque industrial de indústrias limpas, creativas e inovadoras!
Quanto às prostitas
pode ficar com elas!

Anónimo disse...

Estudem o melhor local para a "lixeira", mas antes de falarem numa escola hoteleira para as Caldas de S.jorge , pensem e digam-nos porque numa zona termal não há uma " pequena " uinidade hoteleira ? - vamor formar , para quê ?

Anónimo disse...

É o que faz ter uma assembleia "mesa" e uma junta mediucre, ainda não tiveram perspicacia para saber que os terrenos estão todos ou quase todos reservados para o parque das sucatas, lixeira perto das caldas sim mas a 8 km, lá para canedo já estão a contar com uma piscina, é pena é que os liricos que começaram logo a ecrever coisas, e até tinham obrigação para saber de algumas coisas, não fizeram primeiro uma investigação de fundo.
O coutinho tem muito gosto em receber o lixo e a população em ter uma piscina, assim não precisam de ir para fiães ou para feira.
Quanto a alguns iluminados das caldas já era tempo de apresentarem um projectos a serio, porque parece que andam é a fazer experiencias.

cpmts

Anónimo disse...

Não percebo o porquê de tanta indignação mas a razão talvez seja que a maior parte das pessoas nao sabem qual a diferença entre a uma lixeira e um aterro sanitário. Lembrem que após este estudo um aterro tem que ser sujeito a um Estudo de Impacte Ambiental mas se nao sabem o que é um aterro dificilmente saberão o que é um EIA. Preocupam-se tanto com a contaminação das aguas termais quando as fabricas em volta das termas poluem muito mais que um possivel aterro. Antes de se manifestarem procurem saber o que é um aterro sanitário e como funciona e nao façam manisfestaçoes so porque os outros também vão. Ah e se nao querem as ditas 'lixeiras' como dizem preocupem-se numa gestão mais eficiente dos residuos que começa na reudçao passa pela reutilizaçao e termina na reciclagem. Gostava de saber se em vez de recolherem os residuos obrigassem as pessoas a ficar com eles em casa se calhar aí iriam as pessoas fazer as lixeiras e ninguem se manifestava.

PXVO

Anónimo disse...

os dois ultimos comentarios e do martins e seus pares ou de alguem muito burro .o povo das caldas nao aceita piscinas em troca receber lixeiras.e casa persistam na ideia de a fazerem o povo das caldas sai a rua mas caso queiram mesmo fazer que facam em arcozelo .

Anónimo disse...

Mas na verdade alguém disse que o povo das caldas queria alguma piscina, aprenda mas é a ler...

Anónimo disse...

já temos uma
mesmo à beirinha

em Fiães
também não fica muito longe...

nas Termas tembém deve ter alguma...