sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Marketing Termal

A mensagem que aparece no site http://www.termasdeportugal.pt/, transcrita em baixo, parece-me interessante.
No entanto, chamo atenção para a questão referente aos eventos: porque não aparece o maior evento da freguesia, que por acaso, também se denomina Carnaval das Termas?
...
Saiu Quinta-Feira, um suplemento na revista “Sábado” referente às Termas de Portugal. Trata-se do n.º 0 da publicação bimestral “Termas – saúde e bem estar”.
Há um pequeníssimo rodapé publicitário acerca das Termas de S. Jorge.
Vamos fazer figas para que, numa das próximas edições, este balneário seja mais bem tratado... Publicitariamente falando...

Fica a mensagem:
Deixe para trás o ambiente poluído e esgotante das grandes cidades sem ter para isso que percorrer largas distâncias...implantadas num vale banhado pelo rio Uíma, afluente do Douro, rodeadas de montes repletos de vegetação frondosa e luxuriante, com um clima ameno, temperatura e humidade equilibrada, as Termas de São Jorge são o refúgio ideal para regenerar o corpo e a alma, não só pelas características terapêuticas da sua água mineral natural, mas pelo contacto que elas nos permitem com a natureza.

Estrutura Turística: Castelo de Santa Maria da Feira, Zoo de Lourosa, Museu do Papel, Europarque - centro de congressos, Visionarium - centro de ciências, Museu da cortiça, Museu Municipal, Castro de Romariz, Porto Carvoeiro, Jardins Municipais...

Eventos: Festa das Fogaceiras (20 Janeiro), Semana Santa (2 a 12 Abril), Imaginarius- Festival Internacional de Teatro de Rua (junho), Festa Europeia da Música (19 a 21 Junho), Festival de Folclore (26 Junho), Viagem Medieval (30 Julho a 8 Agosto).

Indicações Terapêuticas: Afecções das vias respiratórias, Afecções reumáticas e músculo esqueléticas, Doenças de pele e patologias dermatológicas.

Época Termal: 16 de Fevereiro a 15 de Novembro

Acessos: A 3 Km da EN 1; a 6 Km da A1 Porto/Lisboa (Nó da Feira); a 26 Km da Cidade do Porto.

Contactos:
Sociedade de Turismo de Stª Mª da Feira
Tel: 256 910 360; 256 375 460
Fax: 256 910 369; 256 375 461
http://www.termas-sjorge.com/
info@termas-sjorge.com

Guga. Gago

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem senhor guga gago.
É sempre a mesma coisa: publicidade só para as coisas da cova.
Vamos lá ter mais atenção senhorsinhos e senhorsinhas da firma ou da agremiação de turismo de santa mariua da feira (digo sociedade de turismo.
Disse agremiação porque aquilo parece mais uma associação que organiza umas ranchadas e uma febradas à sexta-feira à noite.
Não sai da sepa torta...

Anónimo disse...

Já houve alguma evolução positiva, pois no início deste ano, num suplemento de um grande informativo as termas eram situadas na "Encosta do Castelo da Feira". Também a "frondosa e luxuriante vegetação" foi há 40 anos. Agora, infelizmente, nem é frondosa e muito menos luxuriante.
Já agora não me parece que o "Carnaval das Termas" e, pelo menos nos últimos anos, tenha qualidade para merecer entrar num roteiro concelhio. Só pelo nome? O que acho e deveria ser reivindicado, é que a Soc. Turismo devria patrocinar melhor o evento e mesmo apresentar um carro alegórico e uma "troupe".

José Pinto da Silva

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

enquanto não houver uma posição dura por parte da autarquia, no que respeita ao nome "caldas s. jorge", talvez nunca seja possivel vermos as termas a publicitar a freguesia em vez de santa maria da feira "cidade".
já era altura de termos um presidente da junta que use a "faca e o queijo" que tem em relação às termas.
devo dizer que nada tenho contra o Sr. Herminio Mota, muito pelo contrário, mas esperava uma posição mais dura e mais frontal para com a câmara municipal e a sociadade de turismo.
para terminar, nunca entendi porque razão todas as pessoas antes de entrarem para a junta de freguesia, falam que tudo vão fazer para trazer a escola de hotelaria para Caldas de S. Jorge, mas quando se reunem com os representantes da Câmara, nunca mais falam do tema!!!porque será???

talvez seja um tema para desenvolver mais tarde.

Anónimo disse...

Infelizmente este Presidente da Junta (ou qualquer outro que fosse) dispõe de qualquer faca e muito menos de queijo em relação às Termas. São uma concessão da Câmara cedida por contrato a uma empresa mista com administração privada (é uma SA), pelo que só se pode fazer barulho. Do meu ponto de vista (do meu e de mais alguns) deveria a Junta bater o pé até conseguir entrar para o corpo accionista para, ao menos, ter assento nas reuniões da Assembleia Geral, para, pelo menos, emitir opiniões. Quanto à Escola de Hotelaria, é sabido que a Câmara tem lá em baixo um terreno destinado a esse equipamento. Só aguarda o financiamento do EStado. Claro que se houvesse CÁ entidades influentes e argumentando-se com a existência das Termas, poder-se-ia levar a que a Câmara utilizasse o terreno de lá noutro fim qualquer e fizesse instalar CÁ a Escola de Hotelaria e Termalismo. Podemos não ter autarcas muito insistentes, mas o mais relevante é não termos 6 ou 7 mil votos para garantir a eleição da Câmara e da Assembleia Municipal.
Apesar de tudo entendo que falo aqui em DUAS BANDEIRAS (participação na Soc. Turismo e Escola Hotelaria) que, se eu fosse autarca NUNCA arriaria e haveria de "moer o juizo" a quem manda e denunciaria em todos os areópagos possíveis.
Já agora não deixaria NUNCA de desfraldar também a bandeira do CENTRO ESCOLAR, este o mais fácil de resolver.
Jósé Pinto da Silva

Anónimo disse...

Se esta junta ou outra qualquer não pode fazer nada... então que se lixe a taça.
Eles (camara e sociedade de turismo) que fiquem com a bicicleta, com a taça, com o ciclista... eles que fiquem com tudo.
E a nós, resta-nos ficar resignados à nossa própria insignificancia.
Nem valerá sequer o esforço de nos deslocar-mos uma vez de quatro em quatro anos à escola velha para fazer uma cruzinha na chaminé, na mão fechada, na foice, na estrela ou nas setinhas direccionadas para a bola...
Vá lá... Não se acanhem.
Nem que seja por breves impulsos, TODOS temos o dever de RECLAMAR o que a nós (deve) diz(er) respeito.

Senão, um dia destes, ainda vamos ter não uma seara mas umas termas "transgénicas"

atento73

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

Sr. José Pinto, quando o Sr. diz que esta ou qualquer junta não dispõe de qualquer faca e queijo, dixe-me que lhe diga, em apenas meia duzia de palabras, pois onde estou não tenho tempo, nem condições para dizer mais no local onde estou...
No que diz respeito à sociedade de turismo, a minha opinião já é do conhecimento geral... Logo não acho que me vou alongar muito nesta explicação,
1-Acho que a junta não deve fazer parte da mesma, no entanto nunca disse que não devia retirar dividendos...
2- No meu entender a junta tem algo que a sociedade de turismo não manda, e que pode causar algum embaraço quer à câmara municipal, quer à sociedade de turismo, que são a manutenção de estradas e parqueamentos!!?? mas perguntam-me o que é que tem isso a ver com a sociedade e câmara. é que de acordo com a lei os parqueamentos e vias podem ser condicionadas para manutenção por parte da junta de freguesia por tempo indeterminado...
é caso para dizer haja um politico que não tenha medo de dizer que Caldas de S. Jorge, está para a "guerra", pois acho que muito pouco tinha-mos a perder...pois nunca ganhamos nada em baixar as calças ao poder regional.
3- Quanto à escola de h. e turismo, e centro escolar eu sempre fui da opinião de levar até às ultimas essa luta, mas não é baixando a cabeça no dia a seguir à entrada na junta de freguesia.
pois acho que quem não resolve um problema como a "casa da Pines", pouco ou nada estão a fazer na junta, pois é a vergonha desta freguesia. Venham as máquinas que eu pago para demolir a casa...Haja coragem para dizer que ainda existe junta de freguesia nas Caldas de S. Jorge.
Para terminar, acho que o meu texto já vai longo demais, nada tenho contra os três elementos da junta, pois tenho um bom relacionamento com os mesmos, e acho que apesar das suas diferenças politicas e humanas, são pessoas capazes para fazer o que de direito, basta para isso que não estejam a pensar nas proximas eleições mas sim em resolver defacto os problemas da nossa terra.

Anónimo disse...

Pinto da Silva:
Ao Sr. Atento 73 direi tão só que a legislação autárquica está disponível e nela estão bem explícitas as competências das autarquias locais. POsso recordar que para se colocar um sinal de trânsito numa qualquer rua, por mais esconsa, carece da aprovação da Câmara e da Assembleia Municipal. Podemos não concordar com a lei e verberá-la, mas é a que temos. Por enquanto.

Anónimo disse...

Pinto da Silva refuta:
Como é possivel saber algo do Plano de Actividades e de Investimentos da Soc. se não puder assistir às reuniões onde tal se decide? Como pode sugerir algo que pareça melhor, se não tiver assento no local da decisão?
Será que a Junta tem alguma soberania sobre estradas e aparcamentos? CLARO que não! Para fazer manutenção nos fontenários e jardins a Junta teve que assinar um PROTOCOLO com a Câmara, porque quem tem domínio sobre as ruas é a Câmara.Convirá ler a legislação e um documento sobre transferência de competências do município para as Juntas. Está tudo disponível e acessível.
No concernente à "guerra" será preciso lembrar que o tempo do PREC foi há 33 anos. Estou à vontade sobre isso, pois, eu e outra pessoa de S. Jorge (só os dois) - não digo o nome da outra pessoa porque lhe não pedi autorização - impedimos, por ex. o então Director Clinico das Termas de entrar. Claro que agora não o faria nem apoiaria quem o fizesse. A casa da Pines é propriedade da Câmara. O que é que a Junta poderá fazer em relação àquilo para além do protestar, reclamar, etc? Tomar a iniciativa de demolir? E com que consequências? O problema não estaria, por certo nos custos.
Já anotei noutro comentário e reitero. Em 2009 não faltarão candidatos disponíveis para "armar" guerra com a Câmara. Com frutos? Depois se verá.
Quanto à Escola Hotelaria, eu também acho que se deveria insistir, mas tentando persuadir das vantagens para o Concelho da instalação cá da Escola. E nada mais do que isso. Temos vindo a falar da requalificação da zona do Rio UIma, pelo menos cá mais próximo das Termas. Claro que não se sabe nem saberá breve o que farão nem, quando farão. Mas a requalificação da zona do Rossio da Feira foi rapidamente decidido e quanto custará? Logo se verá, mas vai ser muito. O que quer dizer que é muito mais fácil ser Junta de Freguesia na Sede do Concelho. E mais se dirá quando se falar no que é gasto em Viagens Medievais, Imaginarius e Fogaceiras.Quem poderá lutar contra isso?

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

Como é sabido, o Presidente da Junta de Santa Maria da Feira e de Fiães, foram os dois únicos presidentes a criticarem a Câmara municipal... CONSEQUENCIAS??? Aumento dos investimentos na freguesia. Posso dizer que estou um tanto à vontade para falar sobre isso, pois bem antes de ser aprovado as obras do rossio, eu estive reunido com o Sr. Presidente da Junta de Santa Maria da feira, em que me foi explicado todos os investimentos que vão ser realizados ainda este ano, e alguns para um futuro bem próximo. E como é sabido, se existe alguém que critica a Câmara é o Sr. Leão.

Quanto ao repto indirecto que me faz sobre para as candidaturas de 2009. Tenho-lhe a dizer o seguinte, não faz parte dos meus planos ascender a qualquer cargo político, fico no entanto feliz pelo reconhecimento da minha capacidade de liderança, que aliás é reconhecida nas associações nas quais eu faço parte. Devo informar que como dirigente da associação dos produtores artesanais de fogaça da feira dedico-me, a todas as causas que estou envolvido, com todo o meu empenho.

Quanto à freguesia tenho o prazer de usar o meu direito de CIDADANIA e LIBERDADE de opinião e expressão. Por muito que me queiram limitar, é quase impossível, pois alem de estar consagrada na constituição da Republica Portuguesa, está principalmente interiorizada dentro de mim.

Para terminar não vejo o porquê de me eleger a tão importante cargo, visto ser um cidadão que nunca fui filiado em partido algum, nunca estive ligado a nenhuma direcção de associações da terra, simplesmente sou uma pessoa que nasci, e trabalho na freguesia, apesar nas duas ultimas eleições ter sido apoiante de uma pessoa que infelizmente já faleceu, na qual tinha uma relação de amizade e de consideração muito grande. O usar a opinião, não impõe em nada a tentativa de “assalto” ao poder, que no meu entender até seria um retrocesso na minha vida, devo-lhe dizer que só mesmo a minha grande paixão e amor que tenho por esta terra me poderia mover a tal acto.

Anónimo disse...

Será que os investimentos de algum vulto na freguesia da Feira tem algo a ver, em termos de decisão, com a Junta de Freguesia? Ser-lhe-á dado conhecimento antes de chegar ao domínio público. No máximo.
O comentário sobre possíveis candidatos para 2009 tinha sido feito noutro local e foi só reiterado, mas eu nunca personalizo, de resto respondi a um anónimo. Nem sequer faço juizos de valor sobre cada qual.
José Pinto da Silva