sábado, 28 de fevereiro de 2009

... INTEMPORAL ...

(imagem "casa de chà - Ilha", Caldas de S. Jorge)

E se a Arquitectura nÃo fosse uma Arte INTEMPORAL???

O BLOG APOIA A CULTURA...

TITA "ZÉ CARLOS"

MINHA MÃE DO CEU

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval das Caldas 2009....

Programa Movimento e Bem-estar...

No âmbito do “Programa Movimento e Bem-estar”, vimos por este meio informarque no próximo dia 3 de Março (Terça-feira), pelas 14h, irá realizar-se aactividade desportiva “CAMINHADA + TAI-CHI CHUAN”, actividade promovida pelaCâmara Municipal de Santa Maria da Feira e organizada em parceria com aUnidade de Saúde de Caldas de S. Jorge, Junta de Freguesia e Centro Social e Paroquial de S.Jorge.

Neste sentido, vimos pela presente convidar os seniores da Freguesia a participarem
nesta actividade.
Ponto de Encontro: Centro de Saúde de Caldas de S. Jorge / Junta deFreguesia

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Descubra as diferenças entre as duas imagens!!! Parecem iguais, mas no fundo tem várias diferenças...

Imagem-1
Imagem-2

Descobriu!!!

Folia em Paços de Brandão para elevar a fasquia nas próximas edições – Competição sadia com vitória de Mosteirô nas Caldas de S. Jorge

Em Paços de Brandão, seguindo o trajecto habitual, reinaram “Dom Vinho” e “Dona Rolha”, num Carnaval tipicamente saloio e com uma animação que contou com cerca de 15 mil participantes. A organização do Carnaval de Paços de Brandão diz-se satisfeita pela ajuda de S. Pedro, que trouxe bom tempo, juntando-se à folia dos 12 carros alegóricos. Eduardo Rocha, representante da organização, considera mesmo que, depois da adesão verificada na passada terça-feira, é tempo de repensar o evento e projectá-lo ainda mais.
“Mais uma vez o Carnaval de Paços de Brandão teve uma adesão maciça e por isso queremos elevar a fasquia, dado que, sendo saloio, o Carnaval também se vai tornando mais exigente, porque as pessoas querem ver cada vez mais coisas diferentes. Para além disso, são muitos os forasteiros que não abdicam do Carnaval de Paços de Brandão” – refere Eduardo Rocha.
Tal como em Paços de Brandão, S. Pedro foi também amigo do Carnaval de Caldas de S. Jorge, onde desfilaram cinco grupos que se submetaram à apreciação de um júri, registando-se a participação de um grupo que desfilou este domingo em Mosteirô. Aliás, os forasteiros, denominados por “Cowboys”, acabaram por ser os grandes vencedores do Carnaval de Caldas de S. Jorge, com troféus em três categorias.
A assistir ao corso esteve um convidado especial, o presidente da Câmara Municipal Alfredo Henriques. Foram muitos os foliões que coloriram as ruas da freguesia de Cladas de S. Jorge, num dia de muito sol, música e dança.
In Terras da Feira Online.

O (real) carnaval das Caldas!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Carnaval recolheu ao domicílio, a penates!

Terminado está o tríduo do Carnaval com as suas folias e “desfolias”.
Os foliões, mascarados, teatro de rua, canções de críticas e maldizer, poemas e sátiras “ad hoc” e “desdhocadas” recolheram ao domicílio para penates!
Domingo Gordo,
Segunda-feira Gorda
e Terça - Feira Gorda já foram e eram já eram !
O Carnaval pode significar adeus, ó carne!
Ou viva a carne!
Tem origem nos festejos pagãos greco-romanos ,
as festas bacanais ou festas dionisíacas.
Onde não faltavam os desmandos de toda a espécie,
o consumo do vinho,
os exageros gastronómicos,
orgias, teatros de rua mascarados, crítica, chalaças,
cantigas e versos de maldizer, etc.
O Cristianismo assumiu este tempo como tempo de uma certa descontracção
e descompressão para iniciar um tempo forte do Ano Litúrgico: A Quaresma!
Que se inicia com a Quarta-Feira de Cinzas!
Daí que nos países cristãos o Carnaval é festejado: Veneza, Roma, Brasil, Madeira e outras localidades!
Hoje Quarta-feira de Cinzas!
Dia de Jejum e abstinência obrigatória!
Jejum significa não comer nada: pão e água ou
o estritamente necessário para viver e sobreviver o dia.
Abstinência significa abster de carne não de peixe!
Há só dois dias de jejum e abstinência obrigatória:
Quarta-Feira de Cinzas
E Sexta - Feira Santa!
Todas as sextas feiras do ano são de abstinência.
As da Quaresma e Advento obrigatórias
e outras podem ser substituídas pela ajuda, oração, leitura sagrada e esmola!


Páscoa a 12 de Abril
Semana Santa: 5 a 11 de Abril!
Tríduo Pascal: 9, 10, 11 de Abril!
Excelente vivência da Quaresma com São Paulo
E já Preparação Física para a Páscoa e Primavera!
E já agora São Jorge está à espreita após a Páscoa:
23 de Abril – Quinta-Feira !

ATM

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tantas Máscaras andam por aí...

Foto cedida pelo Fabruima blogspot…


É carnaval!

É carnaval... mas mesmo assim devemos levar a mal.
Sem reservas!

Pois é... Os políticos da nossa praça resolveram, nesta Terça-Feira de carnaval, deliciar-nos com mais uma das suas fantásticas acções de propaganda desavergonhada.

Ao pavonearem-se pelas ruas centrais de Caldas de S. Jorge enquanto algumas centenas de pessoas desfilavam na maior festa da freguesia, os pequenos políticos (em estatura e noutras características) provaram do que são feitos: poucos gramas de sentido de justiça, facilmente escondidos por entre os quilogramas de base que os mascaram para a abordagem aos populares menos atentos.

Toda a gente sabe que os apoios da Junta e principalmente da Câmara são ridículos. E os incentivos financeiros que prometem chegam sempre tarde e a más horas. Toda a gente sabe que a Sociedade de Turismo só emprestou durante vários anos o nome das termas a este evento. Toda a gente sabe que só com a carolice dos foliões é possível levar a caba a maior festa da freguesia.

E hoje, toda a gente ficou a saber que os políticos, esses pequenos diplomatas da falta de vergonha, vieram tirar os dividendos propagandisticos da grande festa. O microfone não saiu das mãos dos festeiros de serviço. Nem os trofeus...

Tentaram induzir que a festa descomprometida dos foliões e dos grupos de amigos afinal de contas era toda organizada pela junta e pela camara. Foi essa a imagem que tentaram transmitir.

É incrível. É incrivel...

Deixo-vos apenas com um apelo:
- Haja decência, meus amigos!!! Haja decência...

Guga.Gago

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Tiago Santos de Ovar ... Jovem Violinista

Jovem Violinista
Tiago Santos de Ovar das Terras de Santa Maria Feira está eminência de entrar na Orquestra Internacional do youtube em Londres no Carnegie Hall concert

Posta um comentário teu no youtube

Santa Maria da Feira: Sexagenária morre carbonizada

A vítima estava acamada e não pôde fugir às chamas. O pai, quando se apercebeu, já nada conseguiu fazer para a salvar porque o fogo não o permitiu

Uma mulher, inválida, morreu na sequência de um incêndio que deflagrou na cozinha de uma casa no Lugar de Mosteirô, na Freguesia de Canedo, Santa Maria da Feira. O pai, de 88 anos, assistiu sem poder intervir ao fogo fatal para Emília Pereira do Santos, de 60 anos, que estava acamada por causa da doença de Alzheimer. “Foi tudo muito rápido. Quando nos apercebemos já nada havia a fazer. O meu marido ainda conseguiu abrir a porta, tentou puxar a cama para fora, mas não conseguiu”, explicou ao Diário de Aveiro Maria Joaquina, cunhada da vítima. As chamas terão deflagrado cerca das 23 horas de sexta-feira, mas só meia hora mais tarde é que António Pereira, pai de Emília, veio cá fora e viu a cozinha a arder. “Ele começou a ouvir estouros e os cães a latir, mas teve medo de sair porque pensava que eram ladrões”, conta o filho e irmão da vítima, Joaquim Pereira. Emília Pereira sempre viveu com o pai, e quando a doença a atirou para a cama passou a ser ele a cuidar dela. Para não ficar isolada num quarto e poder conviver com os familiares, a cama em ferro foi colocada na cozinha da casa, uma moradia antiga de lavrador. António Pereira foi-se deitar cerca das 21 horas e deixou a lareira acesa por causa do frio. No entanto, poderá não ter sido esta a fonte de “ignição” do incêndio, uma vez que a lenha que estava na lareira e a botija de gás ao lado não foram consumidas pelas chamas. “A Polícia Judiciária esteve aqui e não excluiu a hipótese de curto-circuito”, afirmam os familiares. O comandante dos Bombeiros de Lourosa, José Oliveira, diz que o alerta foi recebido às 23.45 horas, e que “ainda faltavam uns minutos para a meia-noite” quando os vinte bombeiros apoiados por seis viaturas chegaram ao local. “Já não havia nada a fazer”, lamenta o comandante. Francisco Manuel IN D.A.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Deputada interpela Governo por atraso nas obras da A1


A intervenção no troço Santa Maria da Feira-Estarreja continua por retomar. Heloísa Apolónia queixa-se dos transtornos para os comerciantes e condutores

A deputada Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista “Os Verdes”, interpelou o Ministério das Obras Públicas, liderado por Mário Lino, acerca do atraso nas obras de alargamento da auto-estrada do norte (A1), no troço Santa Maria da Feira-Estarreja. O “grande transtorno” provocado aos condutores por terem de circular em vias secundárias que “não estavam preparadas” para receber o tráfego desviado da A1 e o “prejuízo muito significativo” causado a comerciantes locais são duas das principais preocupações da parlamentar. Heloísa Apolónia lembra que as obras de alargamento da A1 se iniciaram em Outubro de 2008, tendo a população sido informada que decorreriam em três meses. Pouco mais de um mês após o arranque da empreitada, a intervenção foi porém suspensa por incapacidade financeira da empresa subcontratada. No início dos trabalhos foram destruídas três pontes, obrigando ao desvio do trânsito para vias alternativas, incapazes de receber “tamanho fluxo de tráfego” e que “imediatamente” ficaram degradadas, com constrangimento para os condutores. Por outro lado, não foram implementadas “medidas de segurança” para evitar que os anteparos provisórios colocados nas pontes cortadas sejam projectados para a A1, no caso de um pesado as abalroar. A representante d’“Os Verdes” realça ainda que o desvio do trânsito levou a que comerciantes sofressem prejuízos avultados, uma vez que a clientela habitual “já não passa junto aos seus estabelecimentos comerciais mas sim a dois quilómetros de distância”. Heloísa Apolónia quer saber junto do Ministério de Mário Lino quem vai financiar a requalificação das estradas secundárias. “É que”, denuncia, “ao que tudo indica, são as juntas de freguesia que estão a custear esses arranjos”. A parlamentar defende ainda que os comerciantes sejam ressarcidos pelas perdas decorrentes da demora das obras.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Será Assim???

Termas estão de parabéns...


Apesar da comissão de Carnaval ter retirado o nome das termas do Carnaval, a direcção mesmo assim colocou em grande destaque este grande evento, na sua página da net.
Mas a grande chapada de “luva branca” é dada na aceitação do novo nome” Carnaval das Caldas”...

"A Comissão de Carnaval leva a cabo, mais uma edição, do "Carnaval das Caldas".
O Carnaval das Caldas é uma mostra do envolvimento da comunidade da Vila das Caldas de S. Jorge e freguesias vizinhas, que atrai milhares de visitantes ao local, pelo seu carácter tradicional e criatividade cénica.

O desfile carnavalesco está marcado para o próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 15h00, culminando no Parque das Termas, com toda a alegria própria do espírito carnavalesco.
Este ano, o desfile contará com quatro grupos carnavalescos, entre os quais: os "Foliões de Azevedo", "Como da Água para o Vinho", os "Associados" e os "Entrudos"."

O segundo louvor, vai pela correcção da imagem da freguesia, e das Termas em relação ao ano transacto. Como devem se lembrar o Blog criticou as Termas no ano passado, por não ter tratado dos Jardins na festa que mais gente trás à freguesia. Este ano as Termas tiveram o cuidado de mandar apara a relva, dando uma imagem mais zelada da nossa princesa....

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Detidos suspeitos de furto...

Dois homens com 28 e 47 anos foram detidos pela GNR de Santa Maria da Feira ao início da manhã desta quarta-feira em Arrifana, por suspeita de furto.

A GNR interceptou os suspeitos quando seguiam numa viatura ligeira de mercadorias e após uma fiscalização ao veiculo foi encontrado no seu interior diversas máquinas e ferramentas utilizadas normalmente em serviços de canalização e que terão sido furtadas.

Foram presentes a tribunal.
In ONL-Aveiro

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Junta investe novamente no “Campo relvado”...

O blog sabe que a autarquia local, vai investir mais umas centenas de euros, para revitalizar novamente o “campo relvado”.

Ao que o blog descobriu o investimento neste campo, será uma das prioridades para este verão. Sabe-se que já foi pedido novos orçamentos às empresas de jardinagem para relvarem novamente o espaço.
Espera-se que este ano, depois destes investimentos a autarquia local, dê mais dinâmica a esse espaço, que tantas vezes enalteceu na comunicação social local.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

RECORDAÇÕES DA TERRA...FABRUIMA.

IN http://rodasdeviriato.blogspot.com/

RECORDAÇÕES DA TERRA...BÉBÉCAR.


IN http://rodasdeviriato.blogspot.com/

Aveiro: "Mais de 33% da população activa do distrito está desempregada ou em precariedade" - Sindicatos

Santa Maria da Feira, 14 Fev (LUSA) - "Mais de 33 por cento da população activa do distrito está desempregada ou em precariedade", alertou hoje Joaquim Almeida, coordenador da União de Sindicatos de Aveiro, durante uma vigília dm Santa Maria da Feira contra os despedimentos e os salários em atraso.
Santa Maria da Feira, 14 Fev (LUSA) - "Mais de 33 por cento da população activa do distrito está desempregada ou em precariedade", alertou hoje Joaquim Almeida, coordenador da União de Sindicatos de Aveiro, durante uma vigília dm Santa Maria da Feira contra os despedimentos e os salários em atraso.
O distrito de Aveiro tinha, em Dezembro do ano passado, mais de 40 mil desempregados e cerca de 92 mil pessoas em situação de trabalho precário, seguundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), realçados hoje sindicalista durante a vigília junto à câmara municipal.
O sindicalista ainda vincou que, desde o início do ano, as 17 empresas do distrito de Aveiro anunciaram e concretizaram - ou estão em vias disso - o despedimento de mais 1.200 trabalhadores.
"E dos 40 mil desempregados no distrito apenas cerca de 16 mil tinham, em Dezembro, subsídio de desemprego ou outro subsídio social", afirmou Joaquim Almeida.
A vigília foi convocada e participada por vários sindicatos da CGTP-Intersindical, entre outros o dos corticeiros, o do calçado e o dos metalúrgicos.
Os apelos à continuação da luta contra os despedimentos, a precariedade e os salários em atraso foram uma constante.
Os representantes do Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte (SOCN), Germano Gonçalves e Alírio Martins, criticaram a recente decisão do Grupo Amorim de despedir quase 200 trabalhadores.
Germano Gonçalves falou em "acção psicológica" sobre os trabalhadores que não foram despedidos.
"Também começaram a contactar outros trabalhadores para lhes dizer vejam lá como se portam", realçou o sindicalista.
A acção contou com as presenças dos deputados Agostinho Lopes, do PCP, e de João Semedo, do Bloco de Esquerda, que deixaram palavras de apoio à luta dos trabalhadores e críticas às grandes empresas e ao Governo.
EYD
Fim

sábado, 14 de fevereiro de 2009

População indignada com atitude da GNR…


Os pais das crianças da rua da igreja, estão indignados com a atitude tomada pela GNR esta semana. Ao que o Blog apurou agentes da GNR, estacionaram a viatura em frente às escolas, na hora de saírem as crianças, proibindo todos os pais de estacionarem para recolherem os filhos. O mais grave é que nem se deram ao trabalho de se dirigirem às pessoas limitaram-se a falar ao megafone da viatura. Esta atitude reprovável da GNR, está a causar mau estar entre os agentes da autoridade e população.

O blog das Caldas sabe que os pais estão ainda mais indignados, porque em Santa Maria da Feira, a PSP, na hora de saírem os alunos na escola ao lado do cinema António Lamoso, coloca sempre dois agentes para os pais estacionarem, a fim de recolherem os seus filhos.

Espera-se que o bom senso reine nas forças da GNR, que devem selar pela segurança das crianças em primeiro lugar, principalmente em dias de chuva, como foi no dia do incidente…

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Teatro: La Fura Dels Baus em Maio no Imaginarius, Santa Maria da Feira

Porto, 12 Fev (Lusa) - O grupo catalão La Fura Dels Baus vai actuar no Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, marcado para 28 a 31 de Maio, disse à agência Lusa fonte da organização.
"É um espectáculo que acontecerá em três dos quatro dias do Imaginarius", disse à Lusa Paulo Sérgio Pais, administrador da empresa municipal Feira Viva, referindo que ainda está a ser definido o tipo de espectáculo que o grupo vai apresentar.

Paulo Sérgio Pais adiantou que La Fura Dels Baus vai explorar "mais a parte cénica" do que a musical, ainda que a música também vá estar presente nas actuações do grupo.

"O conceito do Imaginarius é que em cada canto da cidade deparemos com algo que nos surpreende, que não imaginávamos", explicou o administrador, salientando que, além do teatro de rua, há dança, circo, música, performances e instalações de artes gráficas.

O Imaginarius atrai todos os anos a Santa Maria da Feira cerca de "80 mil pessoas", sendo o segundo evento do concelho em número de visitantes, depois da Viagem Medieval (500 mil visitantes por ano).

A organização está a receber até 28 de Fevereiro propostas de artistas interessados em apresentar espectáculos na edição deste ano.
FZ.
Lusa/Fim

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

COMENTÁRIO...

Bom dia,
.
A propósito da visita às instalações da Brisa e da não comparência dos membros do PS gostaria de esclarecer algumas questões:
.
1. Eu, pessoalmente, soube da visita em primeiro lugar pela comunicação social que informava dos convidados antes mesmo dos ditos convidados saberem que estavam convidados;
.
2. Não se percebe a que propósito este convite é feito pela Junta de Freguesia uma vez que nada tem a ver com a instalação destes escritórios na freguesia. Compreender-se-ia se o convite adviesse da própria BRISA, ou mesmo da Comissão Fabriqueira, mas da Junta de Freguesia...
.
3. O partido Socialista nunca se opôs à instalação dos escritórios da Brisa. Muito pelo contrário. Não sei a que propósito vem o Sr. Presidente da Junta de Freguesia dizer na comunicação social que com esta visita pretende mostrar à oposição não se percebe muito bem o quê. Gostaria de saber o que é que há para mostrar da parte da Junta de Freguesia se nada teve a ver com a questão da instalação dos ditos escritórios.
.
4. Parece-me que há aqui uma tentativa de caça aos "louros" alheios e um aproveitamento (ao qual o Sr. Presidente já nos habitou) de presentear o seu povo com mais uma fotogénica fotografia na comunicação social.
.
Assim sendo, os membros do Partido Socialista não encontraram razões e fundamento neste convite.
.
Cumprimentos,
Fátima Oliveira

Carnaval das Caldas 2009 : Grupos e Temas...


Carnaval das Caldas 2009

Grupos Participantes e Respectivos Temas

Os Foliões de Azevedo com o tema : "Os Foliões Esvoaçantes"

Como da Água para o Vinho com o tema : "Antes o Inferno que a Crise"

Os Associados com o tema : "Princesas"
Os Entrudos com o tema : "O Enterro da Crise"

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Notícias de ultima hora...

Onda de assaltos teima em não terminar…

A onda de assaltos que te assolado a freguesia, parece não ter fim à vista. Hoje mais uma habitação pelo menos, no lugar de Arcozelo foi assaltada. Esta tarde foi visível vários elementos da GNR, bem como a equipa de recolha de provas. O assalto decorreu hoje da parte da tarde, com os proprietários no interior da habitação, tendo a proprietária identificado a viatura usada para o furto.

Feira inaugura mercado na Guiné...

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira inaugura esta terça-feira, o «Mercado de Santa Maria da Feira», em Catió, na Guiné-Bissau, por Amadeu Albergaria, vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, e Celestino Portela, que responsável pela pasta de Administração e Finanças da autarquia, que estão na capital da província de Tombali até dia 13.
.
Estes dias são aproveitados para estabelecer contactos institucionais com membros do governo e da embaixada de Portugal na Guiné-Bissau e averiguar possíveis formas de cooperação na área da Educação.
.
O “Mercado de Santa Maria da Feira” foi baptizado pela comunidade local e «reconstruído com o apoio financeiro do município feirense, utilizando recursos humanos e materiais locais, sempre em sintonia com a identidade cultural da comunidade».
.
A reconstrução do mercado começou em 2005 e terminou em 2008. A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) foi a entidade responsável pelas transferências financeiras e orientação de todo o processo de reconstrução. A Estrutura de Apoio à Produção Popular (EAPP) foi a organização local que, em parceria com a sociedade civil, executou a reconstrução do equipamento, com o apoio do Comité de Estado de Catió.
.
A reconstrução do mercado de Catió é uma das acções de cooperação realizadas entre o município de Santa Maria da Feira e a capital da província de Tombali, no âmbito das relações de geminação.
.
Da cooperação destacam-se o apoio à reconstrução do mercado e a cedência de equipamentos e material escolar.
.
Catió é a capital da província de Tombali, localizada a sul da Guiné-Bissau, numa região pobre e isolada do resto do país, sobretudo na época das chuvas. A maioria dos seus habitantes pertence à etnia Nalu, cuja principal actividade económica é o cultivo do arroz.
.
Para além de Catió, o Município de Santa Maria da Feira encontra-se geminado com as cidades Joué-Lès-Tours (França) e Targovishte (Bulgária).
In OLN-Aveiro.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

E os brinquedos!

E os brinquedos!?
Senhores da Puericultura e do Brinquedo! Coragem!
Mãos à obra não desanimem!
Receber, facturar produzir!
Eis o slogan do Sucesso!
Se o artigo não sai é porque não há clientes!
Arranjem-se clientes
Consumidores,
Produtos atraentes,
criativos
inovadores,
coloridos,
propaganda
e vai tudo!

Lembram-se daquela senhora que comprou
No hipermercado comida para gatos
porque gostava de gatos
E não tinha gatos!