segunda-feira, 31 de março de 2008

Brevemente num jornal perto de si...

Entrevista de Manuel Vilar...

Árvores a precisarem de serem podadas!!!

Na rua parque desportivo, está uma árvore a precisar de uma poda radical, bem à moda da nossa autarquia.

É Caso para perguntar, se este tipo de sinalização que tem como função alertar o perigo, não torna duplamente perigosa a estrada!!!

domingo, 30 de março de 2008

Salas de Jogo

Olá meus amigos.
Há quanto tempo…
A pedido de várias famílias, apresento-me novamente e regularmente à Vossa companhia, cá no blogspot.
Hoje, para não pesar muito e vos maçar desmesuradamente, falarei apenas de um pequeno aspecto relacionado com a nossa querida terrinha.

Foi recentemente criada, através de publicação no Diário da Rés-Púdica, uma nova zona de jogo: a zona de jogo de Caldas de S. Jorge.
À semelhança de Espinho e Póvoa de Varzim, a estância de Caldas de S. Jorge possui também, agora, a sua zona de jogo onde os mais e/ou menos abonados podem descarregar o seu vil metal. Todos os dias.
A única diferença entre esta nova zona de jogo e as outras é que, a “nossa”, está distribuída por várias salas e cafés de terra ao invés de se aglomerar num único e grandioso edifício.
Como é normal nestas coisas, escusado será dizer que vai haver muito dinheiro, resultante da jogatina, para ser aplicado em obras sociais da terra. Vamos ficar eternamente gratos aos “violas” que decidiram presentear a freguesia com as últimas modas em termos de máquinas que sacam o graveto aos mais distraídos.

Só lá vai quem quer, é certo, mas…

Impostos?
- Népias.

Escrúpulos? Férias inteirinhas desbaratadas?
-He… olha hoje tá cá um briol…

Autoridades?
- Ná. Dasse. Quem quiser que se faça à estrada.

Para reflectir…

Do Vosso
Guga.Gago

sábado, 29 de março de 2008

TGV: Governo decreta medidas restritivas ao uso do solo

As medidas restritivas ao uso do solo para o traçado preliminar da rede ferroviária de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e Porto entram hoje em vigor e por um período de dois anos, abrangendo 24 concelhos.

O governo considera, segundo o Diário da República publicado quinta- feira, «absolutamente necessário» aplicar as medidas restritivas ao traçado «entre Lisboa e Vila Franca de Xira, Alenquer e Pombal, e Oliveira do Bairro e Porto», justificando o «risco real de ocorrência de alteração do uso do território» e a possibilidade de «torná-la mais difícil e onerosa».

O decreto restringe o uso do solo, no corredor projectado no traçado preliminar para o TGV, em 24 concelhos - Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Santa Maria da Feira, Ovar, Oliveira de Azeméis, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Oliveira do Bairro, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Porto de Mós, Caldas da Rainha, Rio Maior, Azambuja, Cadaval, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa.
Excluído das medidas fica «o traçado compreendido entre Vila Franca de Xira e Alenquer, e Pombal e Oliveira do Bairro, já que o estado dos trabalhos em curso ainda não permite, com o necessário grau de detalhe, proceder à delimitação das áreas a abranger», refere o Diário da República.

De acordo com o decreto, que hoje entra em vigor, a «criação de novos núcleos populacionais, incluindo operações de loteamento», a «construção, reconstrução ou ampliação de edifícios ou outras instalações» e a «instalação de explorações ou ampliação das já existentes» ficam sujeitas a «parecer prévio vinculativo da Rede Ferroviária Nacional» (REFER).

À semelhança de «alterações importantes, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno», ao «derrube de árvores em maciço» e a «destruição do solo vivo e do coberto vegetal».

O REI DO VOLFRÂMIO

Sessões de Lançamento
Abril de 2008

O Rei do Volfrâmio de Miguel Miranda
3 de Abril pelas 21:00 - El Corte Ingles - V.N. de Gaia

O Rei do Volfrâmio de Miguel Miranda
17 de Abril pelas 18:30 - FNAC- Colombo

O REI DO VOLFRÂMIO

Na primeira metade do século XX, o mundo foi flagelado por guerras sucessivas, que causaram milhões de mortos, destruição e sofrimento. Houve também quem prosperasse com o esforço bélico, como os volframistas. Portugal foi um dos principais exportadores de volfrâmio, durante a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial.O enriquecimento súbito dos volframistas e a sua queda na penúria do pós-guerra são motivo para uma tese de doutoramento do investigador João de Deus. Mergulhado numa conturbada vida amorosa, investiga o passado de Petrónio Chibante, o Rei do Volfrâmio, explorador da mina Paraíso, em Vilar das Almas. O passado, convocado de forma estranha pela alma de Serafina Amásio, antes de abandonar o corpo, cruza-se com o presente, revivendo amores e desamores de cada época, no lugar recôndito de Vilar e por esse mundo fora.O Rei do Volfrâmio é a saga de um país e das suas almas, vivendo de um passado faustoso e iluminado, sem canalizar forças para o futuro. É uma reflexão sobre a diáspora e as gerações de novos párias.É também uma ode ao amor, nas suas mais diversas e estranhas formas. É ainda uma elegia aos que das fraquezas fizeram forças, em nome da razão.
sem IVA: 16,50 €
Preço com IVA: 15,71 €

Vamos dormir menos uma hora de sábado para domingo

Ai está a hora de Verão. De sábado para domingo, há que adiantar os ponteiros dos relógios em 60 minutos. Resultado: menos uma hora de sono.

Entre em vigor a hora de Verão. Na madrugada de domingo, quando for uma da manhã, há que colocar os ponteiros dos relógios nas duas da matina. É menos uma hora de sono, mas passamos a viver os dias mais fascinantes, os dias mais longos, com o pôr-do-sol sempre depois das 20h.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Donos de discoteca condenados a prisão

Os proprietários da Discoteca Hollywood, em Lobão, no concelho de Santa Maria da Feira, foram condenados a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa, porque o Tribunal da Feira deu como provado que alguns clientes deste estabelecimento ali procediam ao consumo e tráfico de estupefacientes.

Têm, ainda, que pagar 2500 euros, que serão entregues a uma instituição de recuperação de toxicodependentes.O tráfico e consumo seriam efectuados por frequentadores do espaço, de forma reiterada, entre 2003 e 2006.

Estes crimes não tinham a conivência dos responsáveis pela discoteca, mas estes acabariam por ser responsabilizados pelo que se passou na área das suas instalações.

29 e 30 de Março de 2008 - Santa Maria da Feira - Um Palco de Teatro

Irá decorrer no próximo sábado, no Centro Social e Paroquial de Caldas de S. Jorge, pelas 21.30h. a peça " A Orta", levada a palco pela Associação Juventude Inquieta e Rancho Folclórico As Florinhas de Caldas de S. Jorge.

Entrada gratuita.

Humor Da Terra..."RATATUI"



ASS: RATATUI.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Manuel Vilar confirma abordagem do PSD local

O empresário de S. Jorge integrou lista independente em 2005 e diz que está a ponderar se avança como candidato em 2009, pelos “laranjas”.


Não passaram mais de quatro meses das eleiçes intercalares em Caldas de S. Jorge e as forças políticas locais já vão concebendo estratégias e abordando candidatos para as autárquicas de 2009. No PSD, Manuel Vilar, empresário, é o nome de quem se fala no momento como aposta para recuperar o poder na freguesia, perdido em Novembro último, para a lista independente “Futuro Já”.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

MATANÇA DO PORCO POR JORGE PINTO...

PARA MAIORES DE 18 ANOS

WMC 2008 - Sexy Sound System

quarta-feira, 26 de março de 2008

Empresário esfaqueado por vários homens

A vítima foi esfaqueada 18 vezes, mas mesmo assim conseguiu ir pelo próprio pé até ao hospital.

Um empresário de São João de Ver, em Santa Maria da Feira, foi atacado por vários homens na madrugada de sábado. A vítima foi esfaqueada 18 vezes. Mesmo assim conseguiu ir pelo próprio pé até ao hospital.

A vítima continua sem perceber o que se passou e não encontra uma justificação para o ataque.
Em S. João de Ver ninguém sabe ou pelo menos diz saber do ataque ao empresário. A vítima, que não quis ser identificada, contou ao «Correio da Manhã» que foi atacada na madrugada de sábado, por volta das 03:30. Quando chegou a casa, vários homens estavam escondidos à espera e atacaram o empresário de imediato.

Ao todo levou 18 facadas, duas no pescoço, um golpe mais profundo na cabeça, cinco nas mãos e 10 no tronco. A vítima garante não saber o porquê de tamanha violência nem sequer quantos eram ao certo os atacantes.
InTVI Online.

Há 269 sucatas espalhadas pela região e mais de 80% são ilegais

Sucatas de carros velhos predominam em Gaia, Matosinhos e Trofa. Oxidação dos metais e derrame de óleos contaminam os solos

São um foco de contaminação dos solos e das águas, estão por todo o lado e a maioria em situação ilegal. Na Região Norte há 269 sucatas identificadas, sendo que 81% funcionam sem licença. Só em Gaia existem 53 sucatas, Matosinhos acolhe 26 e a Trofa 21. Erradicar estes depósitos de metais, na maioria constituídos por carros em fim de vida, é uma das prioridades da Agenda Temática do Ambiente 2008-2010, apresentada ontem pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
O relatório preliminar da agenda, desenvolvido por uma equipa da Universidade de Aveiro coordenada por Carlos Borrego, aponta os passivos ambientais (em que se incluem as sucatas, as pedreiras abandonadas, as áreas mineiras degradadas e as zonas com contaminação de origem industrial), a qualidade do ar e os Resíduos Sólidos Urbanos como as três áreas de intervenção prioritárias.
"São escolhas", explicou Paulo Gomes, vice-presidente da CCDRN, prometendo "tolerância zero" às sucatas ilegais. "O objectivo é termos 0% de sucatas ilegais em 2010", afirmou. Em termos práticos, a actuação no terreno, referiu Paulo Gomes, passa por usar os mecanismos previstos na lei para, nos casos em que as sucatas não têm condições, proceder à remoção dos carros velhos para locais apropriados. Tais procedimentos vão ser levados a cabo na sequência de uma acção da Secretaria de Estado do Ambiente - porque o "problema é nacional" - em colaboração com a CCDRN e as autarquias. "São medidas que vão ter expressão já este ano", avisou Paulo Gomes.
Parque para sucatas
O vice-presidente da CCDRN elogiou o exemplo de concelhos como Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, que estão empenhados na resolução do problema, tendo pedido recentemente um estudo de impacte ambiental para um parque de sucata conjunto.
Já as pedreiras desactivadas não têm soluções tão práticas. Na Região Norte há 716 pedreiras - a grande maioria explorações de granito - sendo que 705 estão abandonadas e na maior parte dos casos não se sabe quem eram os operadores. Vila Nova de Gaia (103), Maia (70) Arouca (54), Santa Maria da Feira (38), Penafiel (30) e Marco de Canaveses (30) são os municípios que concentram o maior número de pedreiras em baixa de exploração ou abandonadas.
"Cada caso é um caso. Primeiro é necessário perceber o nível de contaminação, depois tirar de lá a água acumulada, que é o mais crítico", notou Carlos Borrego, adiantando que começam a surgir soluções paisagísticas interessantes para as pedreiras. "Há indústrias que aproveitam os desníveis do terreno para se instalarem nessas zonas", notou.
No que toca à qualidade do ar, nomeadamente às partículas em suspensão e ao ozono, os dois poluentes que têm excedido os limites nos últimos anos, "estão em cima da mesa várias medidas". As autarquias têm até ao final do mês para enviar as últimas sugestões à CCRDN. Regras na lavagem das ruas, contenção de partículas nas obras urbanas com recurso a painéis, lavagem de camiões quando saem dos aterros, comercialização de lareiras menos poluentes (ler ficha) são algumas das normas a introduzir.
Para a CCDRN não chega cumprir as metas europeias em matéria de Ambiente. "A Região Norte quer surpreender a Europa e ser reconhecida como uma área que se preocupa com a melhoria das condições ambientais", defendeu Paulo Gomes.
In JN Online.

A28 cortada devido a choque, dois feridos graves

Um acidente na tarde na A29, no sentido Espinho-Porto, provocou hoje o corte da autoestrada e ferimentos graves em duas mulheres, que foram transportadas num helicóptero do INEM para os hospitais do Porto e de Santa Maria da Feira.

Segundo disse à Lusa fonte da Brigada de Trânsito da GNR, o acidente, que ocorreu por volta das 17:00, resultou de um choque entre uma viatura ligeira e um pesado.
A condutora ferida está internada no Hospital São João, no Porto, enquanto a única passageira foi levada para o Hospital São Sebastião, Santa Maria da Feira.
A fonte da GNR acrescentou que a A29 está cortada ao trânsito em ambos os sentidos, ao quilómetro vinte.
De acordo com a Brigada de Trânsito da GNR, o trânsito, no sentido norte-sul faz-se apenas pela berma e está a ser desviado para a A1 e EN 109.

Diário Digital / Lusa

terça-feira, 25 de março de 2008

Manuel Vilar será o candidato do PSD, em 2009

Pode ler-se no blog da vila termal que o nome de Manuel Vilar foi votado por unanimidade, ele que reside no lugar de Arcozelo.

A revelação está em foco no blog das Caldas de S. Jorge, www.caldas-sao-jorge.blogspot.com. Manuel Vilar será o candidato do PSD, nas Autárquicas de 2009. José Martins, líder da Junta das Caldas de S. Jorge, não fecha as portas a uma candidatura por uma força partidária, mas solta a convicção que será, sempre candidato, no próximo acto eleitoral, na vila termal, seja como independente, ou a liderar uma lista por um partido, em declarações à Rádio Clube da Feira, no programa Factos e Argumentos, apresentado pelo jornalista José Dias.

A candidatura de Manuel Vilar pode mexer na estrutura da Lista de Independentes Futuro Já, é uma outra ideia transmitida no blog. "Segundo o que se sabe, alguns estão de malas aviadas já para o lado da "per-tu-ti", nomeadamente a carismática independentista Sónia Peixoto. Desde o início do processo de escolha do candidato, a figura que mais consenso teve, foi mesmo o homem forte dos "Azulejos". No entanto outros nomes foram falados, nomeadamente o Sr. Carlos Paiva (filho), O Sr. José Carlos e o Sr. Ângelo Cardoso. Mas desde o início estas três pessoas mostraram a sua indisponibilidade, para encabeçar a lista, com a excepção de uma, que disse que só tomaria essa decisão, se houvesse um acordo PSD-PS, para criar uma coligação e lista única. Mas como é sabido, a resposta foi peremptória...", pode ler-se no caldas-sao-jorge.blogspot.com

"Falta saber, é se Emídio Sousa gostou que o PSD local tenha encontrado candidato. Como é sabido por toda a população, desde o início do processo o vereador dava sinais, que o candidato ideal seria o actual Presidente da Junta, visto ser a melhor maneira de o manter calado, e não ter uma associação a criar incómodos", sentencia o blog da vila caldense.
In Correio da Feira Online.

Suma ganha contrato de 1,7 milhões em Santa Maria da Feira


O município de Santa Maria da Feira adjudicou à Suma um contrato, no valor de 1,7 milhões de euros, para a prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos e limpeza urbana do concelho, adiantou a empresa ao AmbienteOnline.

Recolha e transporte a destino final de resíduos sólidos urbanos, varredura manual e mecânica, lavagem de arruamentos, fornecimento, manutenção, substituição, lavagem e desinfecção de contentores, fornecimento de papeleiras, e limpeza de bermas, são alguns dos serviços que estarão a cargo da empresa.

O contrato terá a duração de 5 anos, podendo ser renovável por iguais períodos até ao limite de 20 anos.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Presidente da Junta assume recandidatura em 2009

Como independente ou com sigla partidária

José Martins garante avanço das obras do Calvário e do Ilha até ao Verão.

Empossado em Dezembro último como presidente de Junta, José Martins dá como certa a sua recandidatura nas eleições autárquicas de 2009, mas quando questionado se voltará a encabeçar uma lista independente ou concorrerá sob sigla partidária responde que não quer fechar portas que mais tarde tenha que abrir. Em entrevista à Rádio Clube da Feira, no programa Factos e Argumentos, o autarca eleito nas intercalares de Novembro na freguesia em lista independente, diz que só aceitará vestir uma camisola partidária “se for o melhor para a freguesia”, porque – disse – coloca a “freguesia à frente de tudo”.
Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

1º ANO DE EXISTENCIA DA ASSOCIAÇÃO "RESPIRA"...



Chegou-me às mãos o jornal nº1 da Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas.

Enquanto eu lia, o jornal O2, reparei num artigo, que me chamou à atenção, visto ter sido escrito por uma pessoa da terra, que é o Vice-presidente da Direcção, dessa mesma associação “RESPIRA”. Essa pessoa é o Sr. José Pinto da Silva.
É esse mesmo texto que aqui vou transcrever:


A FORÇA DA DECISÃO


Há semanas, bastantes semanas, uma figura pública, cara frequente nas pantalhas televisivas, em directo num programa de entretenimento e de grande audiência, anunciou urbi et orbi, que, a partir daquele mesmo dia, não voltaria a fumar. Na semana seguinte (ou seria duas semanas depois?) e no decurso do mesmo programa (trata-se de espectáculo televisivo semanal que se prolongado por muitas semanas) voltou a, em directo, ratificar a tomada da decisão e a dizer que até já se sentia melhor (por graça até disse que, olhando-se no espelho, se sentia mais bonita – quiçá favores do espelho, acrescento) e fez o desafio público a um grupo de jovens participantes/concorrentes nesse programa. Que, como ela e publicamente, perante talvez milhões de testemunhas, tomassem a decisão de abandonar o vício de fumar. A habituação tabágica.
Não imagino o que o desafio inesperado e em público provocou naquele grupo de jovens, mas o certo é que seis deles ergueram-se a assumiram que dali por diante não voltariam a pegar no cigarro. Ao acto corajoso correspondeu o envolvimento de dois médicos (ou seria um médico e um psicólogo?) que ficaram disponíveis para, enquanto permanecessem no programa, os acompanhar, os aconselhar e lhes fazerem desvanecer as angústias da perda.
Aos fumadores, aos mais pegados e aos mais moderados na dependência, a sociedade, com legislação restritiva, está confrontá-los com pau ou com a cenoura.
Com pau da dura proibição de fumar em quase todos os locais onde possam estar outras pessoas, num talvez exagero de exigências, esquecendo mesmo a legislação que o viciado no fumo é um dependente e que fica duramente amargurado se o impedem de fumar em certa altura em que sente mais o apelo. E sobretudo se, com fundamentalismos doentios, atacam, malcriadamente, o fumador como se um criminoso fosse. Que, se quer fumar, que saia! O ter de suportar todo o fundamentalismo de muitíssimos militantes anti fumo é levar a agressão do pau.
Com a cenoura que é, primeiro o indizível prazer de, olhar-se no espelho e dizer para o reflexo que fora capaz de, sem ameaças, sem suportar insultos, só por uma decisão interior, deixar um prazer que fazia mal à saúde, à sua saúde. Olhar no espelho e pensar sobretudo na sua imperdível saúde e muito menos na doença que o tabaco lhe traria a curto ou mais longo prazo. E, duas semanas depois, diante do espelho, ao fazer a barba, ele, ou ao fazer o retoque maquilhador, se ela, falarem ao reflexo e dizerem, com voz intensa e feliz, que venceram. E, ao jeito da outra, mirarem melhor e verem que até estão mais bonitos.
Morreu há meses o grande actor Paulo Autran e, pouco antes de morrer fez questão de dizer alto, tendo pedido um último cigarro, que morria por causa do tabaco. De cancro pulmonar.
Este reconhecimento na hora de partir, na boca de um ancião de 85 anos, figura de todos conhecida, pode ser tido como uma mensagem/testamento para todos, fumadores e não fumadores e poderia ser escolhida para epitáfio: Morri com e por causa do cigarro.

José Pinto da Silva

domingo, 23 de março de 2008

RESULTADOS DO C. S. JORGE S. C.

JÚNIORES - Caldas de S. Jorge-2 vs S. Martinho-1.

Os juniores do Caldas de S. Jorge, foram a única equipa que jogou esta semana.
Foi uma vitória merecida, em que o Francisco marcou o primeiro gole, tendo o segundo sido golo marcado pelo João.

Esta partida ficou marcada pelos protestos da equipa visitante, que alegavam a falta de condições dos balneários. O Blog esteve lá e pode confirmar que a determinada altura, já tinha parado de chover cá fora, mas dentro dos balneários ainda continuava a chover. Esta é uma situação insustentável, para um clube em que os directores e treinadores, trabalham por carolice e apoio à juventude.

Segundo o Blog apurou, esta situação inaceitável, está a desmotivar os directores e presidente do clube, que já falam em terminar o futebol, nas caldas de S. Jorge, já para a próxima época.

Feira será a capital do teatro em 10 freguesias! É obra!


Teatro em catorze colectividades locais. Iniciativas em dez freguesias vão assinalar o Dia Mundial, com centenas de actores em trabalho único.

Catorze colectividades!culturais do concelho de Santa Maria da Feira vão promover dezenas de espectáculos e apresentações, nos dias 29 e 30 de Março, em dez freguesias, no âmbito do projecto "Santa Maria da Feira - Um Palco de Teatro". Esta iniciativa está integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional/AGEN, do Ministério da Cultura e da Direcção Geral das Artes, cuja edição deste ano é dedicada ao Teatro. A Câmara Municipal apoia este projecto, que visa comemorar o Dia Mundial do Teatro, valorizar a produção teatral dos grupos concelhios e fomentar a participação do movimento associativo nas dinâmicas culturais do município.


Palco aberto ao teatro
O programa já está definido. No dia 29 de Março, o concelho de Santa Maria da Feira será um palco aberto ao teatro, sendo que todas as colectividades locais que têm grupos de teatro vão desenvolver uma actividade de livre acesso, que poderá passar pela apresentação de uma peça teatral ou de um momento cénico, evocando o teatro.

Assim, à mesma hora, em diversas freguesias do concelho, os diversos públicos, familiarizados ou não com o teatro, vão poder assistir gratuitamente a uma produção teatral. É o que vai acontecer em Argoncilhe, Caldas de S. Jorge, Escapães, Fiães, Lourosa, Milheiros de Poiares, Mozelos, Paços de Brandão, S. João de Ver e S. Paio de Oleiros. A programação estende-se ao dia 30.

Catorze associações envolvidasEste projecto conta com a participação de catorze associações culturais do concelho que dinamizam grupos de teatro ou que promovem a actividade teatral, designadamente: Rancho Regional de Argoncilhe; Associação Juventude Inquieta e Rancho Folclórico "As Florinhas Caldas de S. Jorge"; ACRE - Associação Cultural e Recreativa de Escapães; AMICAF - Associação dos Amigos da Cultura e Ambiente de Fiães; Centro Cultural e Recreativo "Os Malmequeres de Lourosa"; GRIC-L - Grupo Recreativo de Intervenção Cultural da Lourocoope - Lourosa; RITUS - Associação Recreativa e Cultural - Milheirós de Poiares; Fórum Ambiente e Cidadania - Mosteirô; GDC-M - Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos; CIRAC - Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão; Juventude de Sanguedo; ACDL - Associação Cultural e Desportiva da Lavandeira - S. João de Ver; e GRATO - Grupo Recreativo Amigos do Teatro Oleirense.

Promover o TeatroNos espaços onde vão decorrer os espectáculos será exposto material promocional, disponibilizado pela Acção de Grande Envolvimento Nacional /AGEN, que aborda o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, as aspectos sociais e os espaços de representação.

Programação [29 e 30 de Março]
Dia 29 Hora: 21h30
Local: Centro Social e Paroquial das Caldas de S. JorgePrograma: "A Horta", pelos grupos de teatro da Juventude Inquieta e Rancho Folclórico "As Florinhas das Caldas de São JorgeOrganização: Associação Juventude Inquieta e Rancho Folclórico "As Florinhas das Caldas de S. Jorge"
In correio da feira online.

Tradição cumpriu-se…


A tradicional procissão do Domingo de Páscoa, saiu à rua com umas centenas de pessoas, cantando que “Jesus Ressuscitou”.

Parabéns, ao Sr. Abade das Caldas de S. Jorge, pela forma superior que gere esta paróquia.
Parabéns ao grupo coral, que animou, com cânticos de alegria toda a eucaristia.
Parabéns ao Juiz da cruz, e todas aquelas pessoas que o acompanham, neste dia de alegria, levando o compasso a toda a população.

sábado, 22 de março de 2008

As Intrigas do Zouvineiro!!! "CANDIDATO DO PSD"

Ao que os agentes secretos do Zouvineiro descobriram, o PSD já tem candidato para as próximas eleições.

Segundo um agente infiltrado na última reunião, foi votado por unanimidade que o candidato para as próximas eleições do PSD local, seja encabeçado pelo Exmo. Sr. Manuel Vilar, que reside no lugar de Arcozelo.

Os agentes ainda descobriram, que o mau estar, impera lá para os lados do Futuro já. Segundo os independentistas, estão um bocado desagradados pela forma que o actual Presidente da Junta tem conduzido os casos mais delicados, nomeadamente as pedreiras, as podas, bem como o excesso de uso da palavra “EU”, em detrimento da palavra “Nós”. Segundo o que se sabe, alguns estão de malas aviadas já para o lado da “per-tu-ti”, nomeadamente a carismática independentista Sónia Peixoto.

Desde o início do processo de escolha do candidato, a figura que mais consenso teve, foi mesmo o homem forte dos “Azulejos”. No entanto outros nomes foram falados, nomeadamente o Sr. Carlos Paiva (filho), O Sr. José Carlos e o Sr. Ângelo Cardoso. Mas desde o início estas três pessoas mostraram a sua indisponibilidade, para encabeçar a lista, com a excepção de uma, que disse que só tomaria essa decisão, se houvesse um acordo PSD – PS, para criar uma coligação e lista única. Mas como é sabido, a resposta foi peremptória...

Falta saber, é se o Sr. Emídio Sousa gostou que o PSD local tenha encontrado candidato. Como é sabido por toda a população, desde o início do processo o vereador dava sinais, que o candidato ideal seria o actual Presidente da Junta, visto ser a melhor maneira de o manter calado, e não ter uma associação a criar incómodos.

Vamos ver que se seguirá, na lista rosa, para o duelo.....

Quim Roscas & Zeca Estacionâncio




Em Santa Maria da Feira

Na noite de 11 de Abril, a dupla Quim Roscas & Zeca Estacionâncio marcam, pela primeira vez, presença na cidade de Santa Maria da Feira, para um espectáculo que contará também com a participação do Grupo de Animação de Rua Animar-te.
O grupo de Santa Maria da Feira subirá o palco do Cine Teatro António Lamoso para demonstrar o seu mais recente trabalho, enquanto que os comediantes que merecem destaque nas manhãs da RTP1 farão uma antevisão daquilo que será a gravação do segundo DVD da carreira.Os bilhetes de entrada podem ser adquiridos no Cine Teatro António Lamoso, Posto de Turismo de Santa Maria da Feira, Supermercado Petiz (St.ª Maria da Feira), Restaurante O Camponês (Oliveira de Azeméis), ou através do telefone 918034955.É um espectáculo a não perder, que terá início pelas 21h30.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Tradições Populares de Jorge Pinto (O PINHOEIRO)...

Junta de Freguesia não responde ao Blog!!!

O Blog devido à poluição, escreveu e levantou algumas questões, nas quais pedia esclarecimentos à Junta de Freguesia para se prenunciar, sobre a alegada descarga poluente que esta semana foi detectada no Rio Uíma.

Com muita pena nossa, os e-mails que envia-mos quer à junta de freguesia, bem como ao Exmo. Sr. Presidente da Junta, não obtiveram qual quer resposta.

Fica aqui o nosso lamento, pois achamos que quanto mais não seja, devia ter havido uma resposta, nem que fosse “não comentamos”, faz parte da cidadania.

Fica aqui o nosso lamento, e a certeza que continuaremos a enviar as questões...

Torneio de Paintball em Caldas de S. Jorge...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Onda de Assaltos Na Freguesia Continua...

Uma Sra. natural da Vila de Lobão, enquanto festejava o seu aniversário num Bar, no centro das Caldas de S. Jorge, Os larápios aproveitaram para lhe furtarem a sua viatura.

Tendo ela apresentado queixa na GNR de Canedo.

A Viatura furtada trata-se de um Jipe Suzuky Vitara de cor verde.

Este assalto ocorreu na madrugada de Segunda-Feira.

BREVEMENTE AQUI!!!

As intrigas do Zouvineiro…

A equipa do Zouvineiro conseguiu a confirmação “Oficial”, do próximo candidato à junta da freguesia, pela lista do PSD.

Aguarde para ver quem foi a escolha dos militantes.

Já abriram as inscrições para o voluntariado da Viagem Medieval

As fichas de inscrição encontram-se disponíveis na sede Feira Viva, piscinas da Feira, Fiães e Lourosa, pólos da Casa Municipal da Juventude, Posto de Turismo, entre outros locais.

De 20 de Março a 15 de Maio estão abertas as inscrições para o voluntariado da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. A equipa de voluntários a seleccionar pela organização do evento vai dar o seu contributo em áreas diversas, tais como: postos de informação; produção e animação; bilheteiras; montagens/desmontagens; apoio na fiscalização do rigor histórico e higiene e segurança alimentar; trânsito e segurança; áreas temáticas; e câmbio.

As fichas de inscrição encontram-se disponíveis na sede da empresa municipal Feira Viva, piscinas municipais da Feira, Fiães e Lourosa, pólos da Casa Municipal da Juventude, Posto de Turismo, Biblioteca Municipal, Federação das Colectividades e Loja Ponto Já, ou através do site www.viagemmedieval.com. Para qualquer esclarecimento, os interessados poderão contactar a Feira Viva, através do telefone 256 330 900 ou e-mail mailto:voluntariado@viagemmedieval.com

Para além do preenchimento correcto da ficha de inscrição, os candidatos - obrigatoriamente maiores de 16 anos - terão de apresentar o Bilhete de Identidade e uma fotografia. Recorde-se que a edição deste ano da Viagem Medieval realiza-se de 1 a 10 de Agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, e remonta ao século XIV e ao reinado de D. Dinis.
In Correio da Feira Online.

quarta-feira, 19 de março de 2008

DIA DO PAI...

Pode parecer arriscado, subjectivo e pouco correcto, mas digo com a certeza habitual dos filhos também habituais, que o meu pai, é o melhor do Mundo. O Mundo também é arriscado, subjectivo e pouco correcto, daí cada um ter a sua própria e única definição do ser “pai” , das suas qualidades e defeitos.

Não é por acaso, ou por certa ironia que, por imperfeição total humana só nós lembramos com a certa dedicação dos gestos, das pessoas e ou dos momentos, quando há qualquer tipo de data que nos envolve e obrigatoriamente nos faz sentir culpados por em todos os outros dias do ano, não darmos o devido valor a pequenas GRANDES pessoas. Lembramo–nos delas concerteza durante os dias, sentimos a necessidade de estar e viver com elas, de ver os seus sorrisos e de sentir os seus abraços. Mas esquecemo – nos tantas e tantas vezes de lhes dizer o quanto delas gostamos, mesmo lembrando – nos desse sentimento- há palavras que parecem ser raras e daí, especiais.

É dia do pai, e por aí ouvi muita gente a dizer “ não é preciso ser dia 19 de Março para saber que o meu pai é o melhor de todos” . De facto , não é. Mas talvez seja necessário ser dia 19 de Março para o meu pai saber que para mim , é o melhor de todos.

Definir algo ou alguém a quem dedicamos todo o respeito, admiração e carinho, é tarefa difícil, senão mesmo impossível. Normalmente dizemos de perfeição, e eu gosto de acreditar que ela realmente existe. Mas não são definições perfeitas, nem palavras perfeitas, nem frases perfeitas. Não são mesmo sequer, pessoas suficientemente perfeitas que saibam enfrentar a perfeição. Esta existe sim , a meu ver, nos momentos, nos sorrisos e nos silêncios. Onde as palavras não dizem, onde a perfeição não se preocupa em o ser. Onde a simplicidade de um olhar capta toda a perfeição possível e impossível, onde duas pessoas se esquecem do Mundo e se lembram apenas do quão é importante ter um pai, ou um filho.

Daí não querer, forçadamente escrever algo bonito. Eu até gostava de ser suficientemente inocente e dizer que todos os dias, são “Dia do pai”. Até são, porque todos os dias vivemos os dois, conversamos os dois, sorrimos e partilhamos mundos , talvez diferentes. Mas são dias engolidos por uma rotina consumista e igual a tudo, são dias em que nem tempo há para sabermos arranjar palavras que mostrem o quanto fomos, somos e seremos na vida um do outro. E por ser um dia um bocadinho diferente, tentei, por breves minutos de ausência minha neste planeta, mostrar – te a ti a imensidão de que é ser pai, no meu conceito, no meu ponto de vista.

E pai, é o meu pai. Não é perfeito, mas ensinou – me aquilo que hoje, mais faço uso. Entre esse tudo, o de viver cada segundo como se fosse o último, enfrentar os piores momentos com um sorriso nos lábios e nunca, nunca deixar de ter noção da importância que aqueles que são nossos , tiveram , têm , e se lhes soubermos dar o devido valor, terão certamente para o resto das nossas vidas.

Obrigada pai, por simplesmente seres mais do um pai.

- Ana Filipa Cardoso Pinto da Silva

Presidente da Junta, José Martins na RCF...


Hoje, a partir das 20:00h, o Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia das Caldas de S. Jorge, José Martins, vai dar uma entrevista em directo à rádio clube da feira.

A entrevista vai ser conduzida pelo Jornalista José Dias, no programa factos e argumentos.

Quem não poder ouvir, o mesmo programa passará em repetição no próximo sábado a partir do meio dia.

Descargas poluentes No Rio Uíma...

Rio antes de passar "Pela pedreira"

Rio depois de passar "pela Pedreira" "Só está uma a laborar"


O Blog entrou logo após a descarga poluente, em contacto com a administração da pedreira, para tentar obter uma comunicação oficial do que estava a suceder.
Mas após alguma espera, o que nos foi dito, é que a administração não se encontrava no local, e “hoje”, tinha-mos que ir pessoalmente, e podia ser que a administração nos recebesse.

O Blog, também enviou um e-mail, para a Junta de Freguesia, com o objectivo de sabermos a posição da mesma, resta-nos esperar pela posição. Sendo um assunto tão grave, espera-se que a resposta ainda hoje seja enviada para o blog.

Tentámos obter o contacto dos Amigos do Uíma, para saber que posições vão tomar sobre esta “vergonhosa descarga poluente”, mas não nos foi possível aceder a esse contacto. Logo que possível entraremos em contacto.

terça-feira, 18 de março de 2008

Análise de água dos fontanários...

In Site da Junta de freguesia das Caldas de s. jorge.

TORNEIO DE SUECA...

Início do torneio.
mesa.
2º Prémio – Ângelo Almeida – Fernando Alves.
1º Prémio – Manuel Santos – Tono da Marinheira.
Torneio de Sueca

Realizou-se sábado 15/03/08 na sede do Rancho “As Florinhas” um Torneio de sueca com prémios a condizer. Abriram-se as hostilidades pouco depois das 20h30 com 14 fortes equipas entre as quais uma feminina que deu excelente réplica aos do sexo forte. A contenda que se desenrolou pela noite dentro com elevado espírito de desportivismo terminou há 1ª hora de domingo com os seguintes vencedores:

1º Prémio – Manuel Santos – Tono da Marinheira
2º Prémio – Ângelo Almeida – Fernando Alves
3º Prémio – António Gomes – Mário Costa
4º Prémio – Jorge Joaquim – David

Felicitações aos participantes e parabéns aos vencedores.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Casa do Benfica...


DIA 29 DE MARÇO DE 2008
13º Aniversário e Inauguração das novas Instalações





A Festa de Aniversário terá início as 18 horas com a recepção dos convidados, seguindo-se Jantar comemorativo.

.
In Site da Junta de Freguesia.

António Cardoso defende repetição de eleições no PS/Feira

Dirigente socialista reafirma desejo de se candidatar à Distrital, esperando apoios significativos na Feira, Espinho, Ovar, Castelo de Paiva e até da Mealhada.

O socialista António Cardoso defende a repetição das eleições para a Comissão Política Concelhia do PS/Feira se não forem suficientes as explicações que se propõe solicitar na próxima reunião do órgão sobre as alegadas alterações de última hora na lista negociada entre as sensibilidades de Alcides Branco e Sérgio Cirino. Numa entrevista à Rádio Clube da Feira, no programa “Factos e Argumentos”, o dirigente socialista que integrou a candidatura de Alcides Branco considerou que “não foi bonito ter-se feito um acordo, ter-se colocado um conjunto de pessoas [na lista] e à última hora elas serem alteradas, sem, no mínimo, a outra parte ser ouvida”. E foi mais longe: “Se as explicações não forem suficientes, Alcides Branco deverá – e terá o meu apoio – pedir a repetição do acto eleitoral, de uma forma que esclareça tudo e que não suscite quaisquer dúvidas, porque corremos o risco de ter uma comissão política que não reflicta aquela unidade que é desejável”.
In Terras da Feira Online.

domingo, 16 de março de 2008

RESULTADOS DO C.S. JORGE S. C.


RESULTADOS:

ESCOLAS B - ANTA-7 vs CALDAS DE S. JORGE-3.
INICIADOS - ESPINHO-2 vs CALDAS DE S. JORGE-0.
JUVENIS - RELAMPAGO-2 vs CALDAS DE S. JORGE-2.
JÚNIORES - RELAMPAGO-1 vs CALDAS DE S. JORGE-2.

Junta de Freguesia, constrói novas campas…

A Junta de Freguesia das Caldas de S. Jorge, desde o início da semana, está a levar a cabo a construção de mais quatro campas no cemitério novo.

O Blog ainda não dispõe de informações se essas campas são para venda imediata, ou se servirão para as vulgarmente chamadas de “carreira”, campas da Junta, que são cedidas às pessoas mais pobres por alguns anos.

sábado, 15 de março de 2008

“Festival Doce” dias 23, 24 e 25 de Maio...

Exmos Senhores(as),

A Associação Juventude Inquieta irá realizar a iniciativa que terá por título “Festival Doce”, e que será integrada no âmbito da Animação Termal de Caldas de S. Jorge, (Santa Maria da Feira).O evento será realizado nos dias 23, 24 e 25 de Maio, na zona envolvente às Termas.

A concepção do evento passa por termos expositores (comerciantes) de Doçaria tradicional e conventual, de produtos licorosos, de artesanato, e outros produtos afins.

O nosso objectivo seria o de criar uma montra das nossas raízes e tradições, sobretudo a nível dos gostos e sabores das nossas terras de modo particular, e do que de melhor tem o nosso país em geral para oferecer.

Queremos, em simultâneo, criar espaços de diversão e entretenimento com jogos tradicionais e animação musical diária, de forma a tornar o evento um atractivo para a população da região.

Para o efeito, temos o apoio da Junta de Freguesia local e da Camara Municipal de Santa Maria da Feira.

Vimos assim, por este meio, dar a conhecer e lançar-lhes o convite para este evento.

Junto remetemos ficha de inscrição e contactos. Caso necessitem de algum esclarecimento adicional, estamos ao dispor.

Ficando na expectativa de vossas noticias, nos subscrevemos com os melhores cumprimentos,


Paulo Valinho
(Presidente Associação Juventude Inquieta)


As inscrições poderão ser feitas das seguintes formas:
- Através do sitio de internet http://festivaldoce.pt.vu;
- Entrega desta ficha pessoalmente à organização;
- Envio desta ficha via C.T.T. para :
Associação Juventude Inquieta
Rua do Monte, 50
4505-684 Caldas S.Jorge.

sexta-feira, 14 de março de 2008

TORNEIO DE SUECA...

O Rancho Folclórico "As Florinhas" das Caldas de S. Jorge integra no seu plano de actividades uma rubrica de Jogos Tradicionais, assim, vai realizar um Torneio de Sueca que terá lugar na sua Sede este Sábado dia 15 de Março pelas 20:00h.

TERMAS S.JORGE CRIAM VOUCHER "DIA DO PAI"

Oferta Especial, Dia do Pai
A pensar na data comemorativa do dia do Pai (19 Março), as Termas de S. Jorge criaram um voucher especial, que inclui uma sessão do programa Termalbreak, que integra tratamentos termais como ginásio, piscina termal e um duche massagem vichy.

Este voucher, no valor de 75€, inclui também consulta médica (inicial e acompanhamento), bem como, inscrição termal com validade até ao final da época. Oferece, ainda, alguns benefícios especiais tais como um desconto de 25%, na aquisição de uma nova sessão de "termalbreak".
A utilização deste voucher é prolongada até ao dia 30 de Abril, podendo o seu valor ser utilizado como desconto, em outros programas termais."Mime o seu pai, neste dia! Ofereça saúde e bem-estar!". É o mote desta campanha das Termas de S. Jorge, dedicado ao dia do Pai.
Para mais informações os interessados poderão ligar para a infoline 808 201 783.

MAU e Bunnyranch fecham Rocktaract em clima de euforia

Está à porta a terceira eliminatória e grande final do Rocktaract. Esta sexta-feira, actuam as quatro últimas bandas a concurso: Morg, Marabunta &, The Profilers e The Fury.
A noite fechará com a banda MAU ManAndUnable. No sábado, realiza-se a grande final, de onde sairá a banda vencedora do concurso. A noite encerra com um espectáculo dos Bunnyranch. Os concertos começam às 22h00 e têm entrada livre.

Paperlost e Bettershell foram as duas primeiras bandas apuradas para grande final do Rocktaract 2008, no sábado, às quais de juntarão a vencedora da terceira eliminatória e a banda repescada. Quer o vencedor do concurso, quer a banda vencedora do prémio concelhio terão direito a sessões de gravação e de mistura num estúdio profissional.

Oriundos de S. João da Madeira, os Paperlost têm quatro anos de existência. Fazem parte desta banda João Tavares na voz, João Guilherme na guitarra, Simão Alves no baixo, Ivo Martins na bateria e Ricardo Silva no teclado. "Um projecto essencialmente rock sem simetria, que abrange fusão a outros géneros musicais, nomeadamente funk ou jazz".

Da cidade vizinha de S. João da Madeira é também a banda Bettershell, que nasceu em finais de 2006. Em palco, quatro elementos: Pedro Cardoso na bateria; Isaías Pereira na voz e guitarra; Nuno Fernandes no baixo; e Licínio Oliveira na guitarra. Com influências Pop/Rock norte americanas, os Bettershell têm vários temas originais, que tocam ao vivo.

MAU e Bunnyranch
Na sexta-feira, dia 14, a noite da terceira eliminatória fecha com a actuação dos MAU Man And Unable, banda portuguesa que se preparara para lançar o segundo álbum de originais - "Tales of Wonder, Fur and Deception" - que segue a linha electro-pop, hip hop e indie rock que caracteriza a variedade musical da banda e mantém a abordagem irónica e sarcástica aos temas do quotidiano, sempre com o bom humor de quem não se leva demasiado a sério. Formada em 2004, na Dinamarca, a banda de Luis F. De Sousa, Pablo Camp, Nuno Lamy, António Soares e César lançou o primeiro álbum, homónimo, em 2006, com distribuição em Portugal pela Universal Music. Entre as diversas actuações e participações dos MAU, destacam-se alguns concertos com bandas internacionais, em Portugal, como os Vive la Féte, Iggy Pop, Tricky, Eagle Eye Cherry, Jay Jay Johansen, Schneider TM, Rinôcérôse.

No sábado, dia 15, o festival o Rocktaract 2008 despede-se do público com o concerto dos Bunnyranch, quarteto de Coimbra liderado pelo carismático Kaló, baterista e vocalista, que também pertenceu aos saudosos Tédio Boys. Esta será uma excelente oportunidade para ver aquela que é uma das mais destacadas bandas de rock'n'roll português, também nascida, a exemplo de outras, das cinzas dos Tédio Boys. Kaló comanda na bateria e voz um quarteto que tem uma energia inesgotável e uma atitude selvagem, pontuada por nítidas influências da música negra e garage. É em palco que Bunnyranch melhor se sentem, demonstrando a força das suas músicas e a energia que os caracteriza.

Organizado pelo Rotaract Clube da Feira e Câmara Municipal, o Rocktaract é um concurso de música moderna que pretende dar voz a bandas de todo o país, sem registo discográfico editado.
In Correio da Feira Online.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Rancho As Florinhas “apregoa” as almas

Grupo prepara outra recriação: a “festa velha”
Cantar o terço e apregoar as almas é uma tradição que teve grande expressão por ocasião da guerra colonial e que o Rancho Folclórico As Florinhas de Caldas de S. Jorge recuperou há três anos e faz questão de preservar, enquanto se mantiver a “carolice dos membros do grupo”. Era um ritual – em algumas zonas também conhecido como encomendar as almas – que se repetia a cada um dos dias da Quaresma para “pagar” promessas feitas. “Muitas pessoas não tinham coragem e pagavam para outros fazerem por si” – conta Jorge Pinto, um dos protagonistas da encenação, que este ano trouxe mais público até à zona envolvente à igreja de Caldas de S. Jorge, ainda assim uma adesão não muito significativa.

A encenação começa à porta da igreja. O pagador da promessa bate à porta faz três rezas e depois cumpre um itinerário que deve incluir três montes, sem dialogar e sem poder olhar para trás. O regresso ao ponto de partida para entregar as almas faz-se por trajecto diferente, mas na recriação o percurso foi reduzido à zona envolvente à igreja.

O Rancho As Florinhas prepara outra recriação. Desta feita, da chamada “festa velha”, tradição de outros tempos, em que um grupo de pessoas brindava os viúvos que se preparavam para voltar a casar com um “concerto” de tachos, panelas e tudo o que pudesse servir para causar ruído. O barulho só acalmava quando os visados abriam a porta e davam o lanche ao grupo.
In Terras da Feira Online.

A verdadeira anarquia de estacionamento...

Desde a abertura das termas, o trânsito caótico voltou novamente ao centro das Caldas de S. Jorge.

Esta semana por várias vezes, camiões ficaram retidos muito tempo, principalmente em frente aos correios.

A foto que se vê, tratou-se de um desses casos, em que o camião ficou retido mais de uma hora em frente aos correios, devido a aquistas não respeitarem minimamente o estacionamento.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Assaltos frequentes no lugar de Arcozelo..


O lugar de Arcozelo, tem sido alvo de vários assaltos.

Esta noite não sendo excepção os larápios furtaram, rádios e outros objectos, de viaturas no lugar de Arcozelo.

Solicita-se à autarquia que faça uma exposição do caso, e solicite mais vigilância por parte das entidades policiais.

Palestra sobre Nutrição e Actividade física e Alimentação Saudável

A secção de atletismo do Caldas de S. Jorge Sport Clube vai organizar no dia 28 de Março uma palestra sobre Nutrição e Actividade física e Alimentação Saudável que será dada pela Nutricionista Joana Pinheiro.

O principal objectivo da palestra será esclarecer a importância de se praticar um alimentação saudável e terá como destinatários toda a população de Caldas de S.Jorge e atletas.

Os temas a abordar serão:

-A importância da alimentação correcta

-Necessidades energéticas

-Peso Saudável

-Actividade física

-Roda dos alimentos

-Má alimentação

-Alternativas a escolher

-Nutrição e actividade física

-Plano alimentar, durante e após o evento desportivo

-A importância da hidratação e rehidratação

A palestra terá lugar na Junta de freguesia de Caldas de S.Jorge e inicio previsto para as 21:00hPedimos que divulguem esta nossa actividade
Aproveitamos também para o convidar a estar presente na palestra

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinho

Secção de atletismo de Caldas de S.Jorge Sport Clube

terça-feira, 11 de março de 2008

Ângelo Pedrosa...

A ténue diferença entre a vida e o apagar de tudo

Os passos de uma recuperação, com grandes profissionais de Saúde

Nunca desistir e procurar chegar onde só chega, quem não tem medo de naufragar...como canta, deliciosamente, Mafalda Veiga..

Fecho os olhos, sem receio...sei que a vida é um privilégio que, nunca, devemos deitar fora...Confio em Deus, confio nos profissionais de saúde, brilhantes, no S. Sebastião, na cidade da Feira, primeiro, depois no Pedro Hispano, hospital que tem nome de Papa, em Matosinhos...Grande campeão da enfermagem, José Deolindo, nunca esquecerei o teu gesto grande...

Hoje, posso exclamar, que saudades de vós, que saudades do sol, que saudades do trabalho que amo, da vida que abraço, aceitando o bom e o mau.Tenho defeitos, mas, em cada dia, procurarei ser um melhor ser humano. Fintar os tubos da escuridão, lutar pela vida é o mínimo que se pode fazer...Ficou o susto, sobram as forças para a recuperação em pleno...Uma bactéria deixou-me os pulmões brancos, mas não era o fim, apenas o desafio de continuar...

Mas que redacção eu partilho, no centenário Correio da Feira. Fantásticos Manuel Rodrigues, Vera Campos "Sargento", Marisa, Albino Santos "Bina Lagarto", Domingos Moreira, departamento comercial liderado por José Alberto Nogueira, e uma administração com uma dimensão humana que, nunca, tinha encontrado...até hoje. Preocupação, proximidade e sentido de responsabilidade. A todos os colaboradores e amigos do Correio, o muito obrigado.

A todos o meu obrigado,a todos mesmo. Ao pessoal do Terras da Feira, Joaquim Mota não esqueço o teu gesto, das Rádios Clube da Feira e Águia Azul, às centenas de associações do concelho, principal riqueza de uma zona única, o meu obrigado...
Ao Shrek ainda mais avesso ao azul, ao blog das Caldas de S. Jorge, terra que adoro, às centenas de pessoas que falaram com a Celi, a minha irmã, o meu obrigado...Somos tão pequenos e perdemos, tanto tempo, no acessório e não no mais importante. Criar inimizades, para quê? Dividir para reinar, porquê? Vamos todos fazer do concelho da Feira algo de assombroso!

Ides ter que me aturar, não sei até quando, mas com a energia de sempre. Amo a vida, cada vez mais.

Ass. Ângelo Pedrosa. O mais difícil ficou para trás e foi, mesmo, o mais difícil da minha vida...Não te esqueço LT. O teu sorriso e os meus anjos, as minhas sobrinhas, deram-me uma força que nada derrotou. Mãe, tudo o que sou, devo-o a ti.Obrigado por me ensinares a não desistir...

O que vai ser do buraco?


Acordei, um destes dias, a pensar no que iria ser do buraco?

Não. Não é o buraco na camada de ozono. Esse aí, mesmo sem a comunidade científica o conhecer lá muito bem, pelo menos, não nos fará mal nestas duas próximas gerações.

Não. Também não vos falo do buraco nas calças de ganga que comprei no último dia de saldos.

Falo-vos sim do buraco (buracão) escondido atrás do muro das lamentações de Arre-cozelo.
Então não é que se diz para aí que aquilo vai ser tapado?

Tchi. Já estou a ver as cancelas do lugar a deixar passar dezenas de galeras a transbordar resíduos de uma qualquer obra de construção em curso no arredores da nossa pequena aldeia.

Eu até que nem sou muito fundamentalista. E é certo que se tem de encontrar uma solução para repor o terreno na sua forma inicial (não é isso que está na lei?).

Mas, c’um raio, não haverá que programar as coisas e definir bem as regras, antes que alguém se lembre de comprar aqueles hectares de terra e se torne demasiado tarde?

È que, com o andar da carruagem, os senhores que mandam ainda se lembram de nos brindar com mais um aterro sei lá do que. Sem contra. Contra-partidas...

Esperemos que a AMA e a nossa querida Junta estejam em alerta (laranja?).

Um aviso à navegação: sabiam que o aterro sanitário de Canedo esteve vai e não vai para ficar bem ao ladinho do famoso PERM, na Quinta da Lage?

Por isso meus senhores, pensem no que vai ser do buraco. Para... Parecer-mos muitos...


do Vosso
Guga.Gago

segunda-feira, 10 de março de 2008

RESULTADOS DO C. S. JORGE S. C.

ESCOLAS B - Caldas de S. Jorge-2 vs Canedo-1.

INICIADOS - Folga (mantêm o 1º lugar).

JUVENIS - Caldas de S. Jorge-2 vs Guisande-0.

JÚNIORES - Caldas de S. Jorge-2 vs Canedo-1.

Os nossos jovens atletas estiveram em grande este fim-de-semana.

domingo, 9 de março de 2008

Lavam. Lavam tudo...

Lavam. Lavam tudo.
Lavam. As “lavadeiras” da minha terra lavam tudo. Lavam as roupas, as suas mágoas, as suas frustrações.

As “lavadeiras” da minha terra lavam a roupa suja, impregnada de secreções da sua pele, lançadas por rios de suor, causado por dias e dias sem descanso. Trabalho por vezes duro, por vezes sujo, outras vezes limpo. Debaixo do sol, por vezes, impiedoso do Verão, do vento agreste que todos os Invernos varre as ruas e recantos da nossa aldeia.

As “lavadeiras” da minha terra lavam as suas mágoas, oriundas das dificuldades e carências desta sociedade, cada vez mais sedenta de vil metal, cujos meses longos são repletos de indesejáveis surpresas, e qui ça de enormes carências para colmatar. As doenças batem à porta, sem apelo.

A noite cai. Escura, sem lume. Triste.

As “lavadeiras” da minha terra lavam as suas frustrações. Cumprindo o velho ritual, carregam grandes “bacias” de frustrações que depositam sobre as pedras gastas de tanto esfregar.

E lavam. Lavam tudo.
Lavam a roupa, as suas mágoas e as suas frustrações...


Atento73

Nota: Qualquer semelhança com a ficção é pura realidade...

sábado, 8 de março de 2008

Vitória esmagadora de Alcides Branco, com mais de 85 por cento dos votos!

Entre 473 votantes, a Lista A teve 420 votos, contra 46 da Lista B. Houve 2 nulos e 5 votos em branco, no PS-Feira. Alcides Branco sai como vencedor categórico.

A Margarida Gariso sucede Alcides Branco,
como presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Santa Maria da Feira. Duas listas disputaram a liderança. A Lista A recolheu mais de 80 por cento dos votos, liderada por Alcides Branco. A Lista B foi encabeçada por Telmo Gomes, também candidato à secção PS de Caldas de S. Jorge.

As urnas já encerraram. Entre 473 votantes,
a Lista A teve 420 votos, contra 46 da Lista B. Houve 2 nulos e 5 votos em branco, no PS-Feira. Alcides Branco sai como vencedor arrasador, sendo que, por exemplo em Canedo, a Lista A teve 13 votos, contra 0 da Lista de Telmo Gomes, tendência que várias secções também evidenciaram, com preferência dos militantes do PS pela Lista A.
In Correio Da Feira.

TEATRO - Comemorações dos 25 Anos do Grupo Coral da Escola de Música


Nascido em 1983, três anos após a fundação da Escola de Música de Caldas de S. Jorge, o Grupo Coral da Escola de Música de Caldas de S. Jorge comemora, este ano, as suas “bodas de prata”.

Por tal facto, durante este ano de 2008, serão realizadas diversas iniciativas inseridas no âmbito dessas comemorações.


Assim, a Escola de Música de Caldas de S. Jorge está a organizar uma noite de teatro, com a apresentação da peça “FREI LUÍS DE SOUSA”, de Almeida Garrett, pelo Grupo Cénico de Lourosa, a realizar no Salão Paroquial de Caldas de S. Jorge, no próximo dia 15 de Março, pelas 21h00.


sexta-feira, 7 de março de 2008

Centenas de actores e figurantes nas encenações da Semana Santa da Feira

De 14 a 24 de Março, Santa Maria da Feira assinala a celebração da Semana Santa com a realização de diversas encenações que recriam os últimos dias da vida de Jesus, envolvendo a participação de dezenas de actores do grupo Gólgota e centenas de figurantes.
A edição deste ano será enriquecida com a Procissão dos Lírios ou do Encontro, a realizar no dia 14 de Março, pelas 21h00, que pretende “preparar os espíritos para os grandes acontecimentos da Semana Santa”.
Com a participação de cerca de 70 elementos do grupo Gólgota, a Procissão dos Lírios ou do Encontro sai da Capela de Campos rumo à Igreja Matriz e recria o momento em que Jesus cruzou o olhar com a sua mãe quando carregava a cruz a caminho do Calvário.
“Devemos, pois, contemplar o que então aconteceu e que agora acontece com tanta gente que sofre, como pessoas com coração, que sintonizam com os sentimentos de quem leva uma pesada cruz, fruto de uma vida dura, disponibilizando-nos a apresentar corajosamente soluções para as injustiças, subornos, prepotências, arrogâncias e indiferença perante quem sofre”, adverte o missionário passionista padre João Bezerra, autor dos textos das encenações. Esta procissão é única, porque original em toda a sua estrutura, textos e organização
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo município local, o padre João Bezerra salienta que é importante “sentir e viver os acontecimentos importantíssimos da vida de Jesus, relacionados com a sua condenação injusta, com a sua morte dolorosíssima na cruz e com a sua ressurreição”.
Sentir na pele o que está a acontecer, apesar de já ter acontecido é o grande objectivo.
O missionário passionista sublinha que Jesus Cristo continua a ser condenado, maltratado e a morrer crucificado injustamente. “Ao fazermos memória dos factos históricos queremos recuperar energias para lutar contra toda a injustiça bem visível na nossa sociedade”, refere.
A Semana Santa de Santa Maria da Feira é organizada e produzida pelo Grupo Gólgota, juntamente com a Câmara Municipal, a empresa municipal Feira Viva e Santa Casa da Misericórdia.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Junta de Freguesia constrói novo lavadouro...

A Junta de Freguesia, de acordo com o programa eleitoral, tinha prometido efectuar obras neste espaço. Pelo que o Blog viu, está quase concluído o novo lavadouro, para posterior construir uma zona de lazer no actua lavadouro.


SEGUIR O BLOG POR E-MAIL